14 franquias que aceleraram a expansão usando SEO

0
1193
cases seo
cases seo

Na hora de criar estratégias para a expansão, muitas redes do franchising apostam em anúncios nas redes sociais, campanhas de marketing com influenciadores, presença em feiras de franquias, entre outras ações de divulgação. Todas elas são muito importantes para o crescimento das redes, mas existe uma tática que também não pode ser deixada de lado: o SEO.

Com conteúdo de qualidade e um bom conhecimento nos mecanismos de busca, o SEO ajuda as franquias a captar a atenção dos investidores no momento em que eles estão pesquisando na internet por oportunidades na área ou valor de interesse.

Para estimular você, franqueador, a dar um chance para o SEO, separamos alguns cases de marcas que estão obtendo bons resultados ao investir no conteúdo.

Ice Creamy

A Ice Creamy começou a usar SEO em 2019, quando criou um site com foco em produção de conteúdo. A tática era simples: produzir matérias no blog corporativo que ajudassem a posicionar a marca no mercado e atrair novos franqueados.

“Atualmente 15% dos leads são de conteúdo orgânico. Eles chegam no nosso material pelo conteúdo do blog, assim começam a criar identificação com a marca. O mais interessantes é que é um cliente que tem uma tomada de decisão mais assertiva porque não foi induzido por nenhuma propaganda”, explica Erik Almeida, coordenador de marketing da franqueadora.

Yes! Cosmetics

Cândido Espinheira CEO Yes Cosmetics
Cândido Espinheira, CEO Yes! Cosmetics

“O SEO é usado na captação de leads e foi intensificado durante a pandemia. Percebemos um aumento expressivo de leads, através de um trabalho mais direcionado de SEO, além de uma melhora na qualidade deles”. Quem explica é Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede de perfumaria e cosméticos.

Na companhia, o investimento em SEO tem permito que a Yes! Cosmetics apareça nas primeiras posições Google para temas como “franquias de quiosques”.

“SEO tem um ótimo custo-benefício para a captação de leads. Mas, para que seja plenamente desenvolvido e traga resultados concretos, precisa ser executado por quem entende todas as regras da ferramenta”, indica a executiva.

Gazin Semijoias

Tatiane Medeiros diretora de marketing da Gazin Semijoias
Tatiane Medeiros, diretora de marketing da Gazin Semijoias

Foi em março de 2021 que a Gazin Semijoias começou a usar o SEO. Com apoio de um empresa especialista na área, a Gazin já vem experimentando melhora significativa nos resultados de buscas orgânicas.

Tatiane Medeiros, diretora de marketing da Gazin Semijoias, revela que a franqueadora está começando a se posicionar na primeira página de keywords estratégicas e que as visitas diárias do site passaram de 100 a 1 mil para 3 mil a quase 5 mil por dia.

Caio Gazin, CEO da marca, também comentou os resultados de SEO: “Nesse ano de 2021, quadriplicamos o investimento em marketing digital e, mesmo assim, ainda temos resultados muito importantes do orgânico. Com base nesses números, decidimos investir no SEO para crescer, ainda mais, no posicionamento da marca, que é o grande objetivo da Gazin para os próximos 4 anos: ser a empresa de semijoias mais reconhecida e conhecida pelas mulheres do Brasil”.

Prudential do Brasil

A rede de franquias de seguros Prudential do Brasil também iniciou o trabalho de SEO em 2019.

Rodrigo Pedrotti, coordenador de soluções digitais da marca, explica que o objetivo era fortalecer a Prudential como referência em seguro de vida nos buscadores e, consequentemente, melhorar a posição no  ranking para as principais palavras buscadas no Google. Até o momento, tem dado certo.

“Em agosto de 2019, ao buscar por ‘seguro de vida’ no Google, a Prudential aparecia entre a terceira e quarta páginas de busca (27ª posição). Atualmente, já é possível encontrar a Prudential na primeira página de buscas”, comemora Pedrotti.

Inter Academy Brazil

Marcelo Bernardo CEO da Inter Academy Brazil
Marcelo Bernardo, CEO da Inter Academy Brazil

Também foi no início do ano que a Inter Academy Brazil adotou o SEO. Marcelo Bernardo, CEO da companhia, explica que a companhia conta com um especialista em SEO e gestão de tráfego que detecta as palavras-chaves mais buscadas em área de atuação da empresa.

“A Internet é o maior canal de procura pelos interessados em ter uma Inter Academy. Nesse sentido, é fundamental utilizar o SEO para aumentar a exposição da nossa marca na busca do Google”, explica o executivo.

De acordo com Marcelo, o SEO, somado a outras táticas de mídia paga, fez a Inter Academy saltar de 15 para 70 unidades em um ano e meio.

Splash Bebidas Urbanas

Brunna Farizel sócia fundadora e diretora de marketing e comunicação da Splash
Brunna Farizel, sócia-fundadora e diretora de marketing e comunicação da Splash

O SEO faz parte das estratégias da Splash Bebidas Urbanas desde que começou sua expansão oficialmente, em 2019.

“Graças ao SEO, conseguimos divulgar a marca e captar leads que são, em sua maioria, convertidos em novas unidades ou parceiros para futuras conexões”, explica Brunna Farizel, sócia-fundadora e diretora de marketing e comunicação da Splash.

Para redes que também querem obter os mesmos resultados, Brunna dá a dica: “desenhe claramente seus objetivos e, junto com sua equipe, defina seu público-alvo, encontre as palavras-chaves relacionadas à sua marca e gere conteúdos bem estruturados. O resultado só pode ser sucesso!”.

Pello Menos

A Pello Menos usa o SEO há cerca de 3 anos e conta com um analista de SEO responsável pela pesquisa dos temas e das palavras-chave e de um analista de conteúdo que faz uma otimização mensal nos materiais do blog.

Com resultado, a Pello Menos vem conseguindo maior visibilidade em palavras-chave importantes para o negócio.

Deise Luci, responsável pelo departamento de expansão, conta que, no mesmo ano em que o SEO foi iniciado, a franqueadora conquistou o primeiro lugar para o termo “depilação à cerca”. Além disso, teve um aumento 140% o tráfego nos últimos dois anos e de 80% nas conversões dentro dele.

Frango no Pote

Carlos Jr CEO da Frango no Pote
Carlos Jr, CEO da Frango no Pote

Foi a própria equipe de marketing da Frango no Pote que encabeçou o trabalho de SEO na rede de franquias de frango frito.

Atualmente, a rede conta com um landing page que foi desenhada para proporcionar uma ótima experiência para os clientes: possui botões de direcionamento e foi desenvolvida para ser o mais leve e rápida possível.

Carlos Jr., CEO da Frango no Pote, só vê vantagens: “o SEO tem sido uma ferramenta vital para captação de dados, aumento de performance dos canais digitais da rede e rastreamento da jornada do cliente. O que se converte em informações importantíssimas para gerar ações cada vez mais adaptadas para cada região, seja para gerar promoções ou para consolidação da marca entre o público-alvo”.

Buddha Spa

Gustavo Albanesi 2020
Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa

No Buddha Spa a história com o SEO é antiga: desde o lançamento do site da marca, em 2008, a rede de spas urbanos está de olho nos mecanismos de busca.

A equipe interna atua em conjunto com uma agência para criar ações, implantações, análises e otimizações para SEO. O retorno impressiona: de acordo com Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa, 43% das vendas do site são geradas através do SEO.

“As buscas orgânicas são de grande importância para nossas operações, tanto no que se refere a direcionamento para conteúdos quanto para conversão em vendas online. Dentro do nosso mix de marketing é uma das estratégias que mais gera faturamento para o e-commerce. Destacando que, atualmente, a expansão das vendas online é superior em relação às vendas diretas nas unidades”, revela Albanesi.

Fábrica de Bolo Vó Alzira

Em plena pandemia, a Fábrica de Bolo Vó Alzira aumentou em 353% o número de conversões e vendeu mais de 50 franquias no primeiro semestre de 2021. Uma das ações que proporcionou esse resultado impressionante foi o SEO!

Camila Reis, gerente de marketing da Fábrica de Bolo Vó Alzira, explica: “a equipe da Fábrica de Bolo Vó Alzira colocou no ar um novo site responsivo, com foco na experiência do usuário e entregando conteúdo relevante para quem quer comprar uma franquia de sucesso. Essa melhoria estrutural do site, junto ao link building, impactou diretamente na captação de leads orgânicos”.

Água Doce Sabores do Brasil

Edinei Lopes de Souza gerente de marketing da Água Doce
Edinei Lopes de Souza, gerente de marketing da Água Doce

Com um trabalho interno, a rede de restaurantes Água Doce usa o SEO para ganhar visibilidade e completar outras ações de divulgação.

Edinei Lopes de Souza, gerente de marketing da Água Doce Sabores do Brasil explica: “o SEO permite que a nossa marca seja ‘sugerida’ ao usuário quando ele está procurando um negócio para investir”.

Somente na semana da entrevista, a Água Doce obteve 4 novos cadastros orgânicos que chegaram até o site da franqueadora através de buscas na internet.

5àsec

Lilian Forlani head de marketing da 5àsec
Lilian Forlani head de marketing da 5àsec

Em 2018, a 5àsec iniciou um plano de transformação digital que envolvia, entre outras ações, dar maior protagonismo ao SEO.

Lilian Forlani, head de marketing da 5àsec, conta que uma das evoluções foi a criação de times de conteúdo e inbound marketing que geram materiais relevantes para os consumidores, além de uma equipe técnica que acompanha as atualizações dos algoritmos do Google.

“Após o desenvolvimento de SEO, nosso ranqueamento orgânico nas buscas de termos como ‘lavanderia’ ou ‘lavanderia perto de mim’ cresceu 20% no primeiro semestre”, comemora Lilian.

Limpeza com Zelo 

Há seis meses, a Limpeza com Zelo colocou em prática um plano de SEO arrojado: levantou 10 mil palavras-chave que poderiam ajudar na divulgação e criou 100 landing pages distribuídas em 200 regiões diferentes como forma de otimizar os negócios nessas praças.

Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, comenta os resultados: “durante 5 anos, a média de visitação era mais ou menos a mesma. Com o SEO, em seis meses, aumentou em 10 vezes a visitação. Agora, nossa meta é conseguir um aumento 3 vezes maior do que temos”.

Help!

A Help! começou a investir efetivamente em SEO em novembro de 2019. E uma das principais ações foi desenvolver o  link building.

Mariana Wichinevsky, gerente de marketing da Help!, conta que, através das táticas de linkagem interna, a rede obteve um crescimento de 24% na autoridade de domínio no site da help!, entre janeiro e dezembro de 2020.

Para quem também deseja alavancar a reputação de sua marca, a gerente indica um trabalho que priorize as boas práticas do Google, conte com profissionais especializados e que seja contínuo, para não perder o posicionamento conquistado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui