O que está incluso na compra de uma franquia?

0
332
Student is bored making up ideas what to do. Portrait of carefree dreamy caucasian girl looking up with puckered lips, thinking how to entertain herself, wanting to call friend over gray background
Student is bored making up ideas what to do. Portrait of carefree dreamy caucasian girl looking up with puckered lips, thinking how to entertain herself, wanting to call friend over gray background

O caminho do franchising é, sem dúvidas, um dos mais escolhidos por quem sonha em ter um negócio, mas deseja contar com segurança no seu investimento. Afinal, os franqueados representam marcas consolidadas e recebem todo o apoio do franqueador para alcançar o sucesso.

Entretanto, mesmo o modelo de negócio replicável sendo muito bem sucedido no Brasil, é comum que os empreendedores tenham dúvidas em relação ao que está incluso na aquisição de uma franquia.

Quando buscam por oportunidades no franchising, eles encontram os valores de investimento mínimo. Mas, afinal, o que faz parte deste valor? Será que existem custos além deste para abrir uma franquia?

É importante dizer que ser um franqueado envolve custos, direitos e deveres, sendo que todos eles devem estar listados de forma detalhada na Circular de Oferta de Franquia (COF) enviada pela franqueadora para os candidatos.

A COF deve ser lida com muita atenção para que não haja dúvidas sobre o seu papel como franqueado, os valores que deverão ser pagos ao franqueador e o que a marca tem obrigação de te oferecer.

E embora essas particularidades possam mudar de acordo com cada empresa, existem alguns itens inclusos na compra de uma franquia que fazem parte da maioria das negociações.

Pensando nisso, elaboramos uma matéria que explica o que, normalmente, faz parte do investimento inicial de uma franquia. Continue a leitura e confira!

O que está incluso no valor da franquia?

Confira abaixo alguns dos itens que, geralmente, estão inclusos nos valores que as franqueadoras cobram de seus investidores.

Direito de uso da marca 

Ao assinar contrato com a franqueadora, o empreendedor passa a representar a rede. Com isso, sua unidade pode utilizar nome, logo e outros elementos que compõe a marca, desde que siga seus padrões.

“Na entrada no Sistema de Franquia Empresarial YES!, os franqueados pode fazer o uso das marcas, todo o know-how da marca que possui mais de 50 anos de operação e aprovação das instalações operacionais”, explica Clodoaldo Nascimento, executivo que está a frente do Grupo BDC, holding detentora da YES! Idiomas, FOLLOW ME Idiomas, Cor & Unha e Ilha Garden

Treinamento e suporte

A aquisição de uma franquia também prevê que o franqueador ofereça treinamento e suporte para que o empreendedor esteja apto a administrar o novo negócio.

Geralmente, os custos básicos deste treinamento inicial estão inclusos na compra da franquia. De acordo com Clodoaldo Nascimento esse é um dos fatores nas marcas que o Grupo BDC é detentor. “A compra inclui treinamento inicial do franqueado e da equipe inicial de funcionários e acesso aos manuais internos, assim como uso do sistema de gestão e enxoval de inauguração”, explica Nascimento.

Entretanto, caso a capacitação seja presencial e aconteça em uma cidade diferente da que o franqueado está, ele pode ter que arcar com despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem. É importante conversar com a franqueadora antes de fechar negócio para não ser surpreendido.

Publicidade inicial 

Normalmente, o plano de divulgação inicial da franquia também faz parte da compra da unidade. É comum que as redes ofereçam desenvolvimento de sites, panfletos e outras ferramentas de publicidade para que a unidade comece a atrair clientes.

Já os materiais de divulgação e estratégias futuras podem ser cobrados mensalmente, dependendo do que o contrato prevê em relação à taxa de publicidade.

De modo geral, essa cobrança costuma corresponder a um percentual do faturamento mensal obtido pela unidade. O franqueado deve pagar esta taxa para que a franqueadora possa continuar desenvolvendo estratégias de marketing para sua franquia e para toda a marca.

Instalação da unidade e custos com insumos 

Outros itens que fazem parte da compra da maioria das franquia são os necessários para que unidade abra as portas. Entram aqui os custos com obras e reformas, estoque inicial, insumos, maquinários e materiais para começar as atividades da nova unidade.

Por outro lado, os valores relacionados à manutenção da unidade, como aluguel do ponto comercial, despesas para abertura da empresa e recolhimento de taxas de alvarás normalmente não são inclusos.

Por conta disso, é importante que esteja muito claro o que já faz parte do valor investido e o que você, franqueado, precisará tirar do bolso.

Capital de giro 

O capital de giro corresponde ao valor médio que os empreendedores devem ter para manter a franquia funcionando nos primeiros meses de operação.

É comum que o franqueador já inclua no investimento inicial um capital de giro mínimo para custear a operação, financiar a rotina da unidade e renovar o estoque enquanto o negócio não atinge o ponto de equilíbrio.

Mas, assim como os demais itens, essa informação deve ser confirmada diretamente com a franqueadora. Se possível, é recomendável ter em caixa um valor superior ao capital de giro estimado pela companhia, além de uma reserva financeira para cobrir seus gastos pessoais durante, pelo menos, seis meses após o início das atividades do novo negócio.

Fique atento aos demais custos! 

Agora que você já conhece alguns dos valores e direitos que o franqueado tem ao comprar uma franquia porque estão incluídos no investimento inicial, precisamos lembrar que existem outras despesas que não fazem parte deste montante.

As mais famosas são os royalties e a taxa de publicidade mensal, mas podem haver outras taxas recorrentes que devem ser pagas para a franqueadora. Obrigatoriamente, elas devem estar mencionados na COF.

Além disso, não se esqueça que contas de energia elétrica, luz, condomínio (em caso de franquias de shopping), salário de funcionários, estoque, limpeza, entre outros não estão previstos no investimento inicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui