Franquias de tecnologia: oportunidade de negócio e mais proximidade com o cliente

0
1597
franquias de tecnologia
franquias de tecnologia

O mercado de franquias, no Brasil, é uma grande oportunidade para quem deseja iniciar um novo negócio ou até mesmo ampliar sua oferta.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu em 2018, fechando o ano com alta nominal de 7,1% em relação ao período anterior. Esse movimento também aparece no setor de tecnologia – que enxerga nesse modelo uma oportunidade para se aproximar ainda mais de seu cliente.

Se fizermos um recorte do mercado de franquias e analisarmos especificamente o setor de tecnologia, as empresas e franquias de hardware, software e serviços em TI faturaram cerca de R$ 146 bilhões no país, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da consultoria IDC, de 2018. O valor é 4,1% superior ao registrado em 2017, e a previsão é que esse número continue positivo nos próximos anos.

Diante desse cenário, empresas de tecnologia já consolidadas no mercado, como a Linx, encontraram no franchising uma oportunidade bastante promissora para expandir os seus negócios e, consequentemente, resultados.

Ao investir em franquias, elas compartilham seu modelo com outros empreendedores e, assim, aumentam a capilaridade, tornando-se presentes em todas as regiões do país, com mais proximidade e oferecendo um atendimento diferenciado ao cliente.

E qual é a vantagem para o empreendedor? O franqueado de uma grande empresa de tecnologia passa a contar com um portfólio robusto, que permite que ele atenda com excelência as demandas do seu cliente – seja ele de qual segmento for, com soluções de ponta, desenvolvidas por líderes do mercado. Outra oportunidade é desenvolver negócios locais, gerando emprego e renda de forma regional.

Para o sucesso desse modelo, é importante que a franqueadora invista na qualificação dos seus franqueados, oferecendo bonificações e diferenciais para empreendedores com certificação em seus produtos.

A proximidade com o franqueado torna-se prioridade. Em muitas empresas, a aposta é no treinamento para não só facilitar a sua inserção no contexto competitivo, mas também para que o fraqueado de tecnologia consiga apoiar seus clientes na conquista de melhores resultados.

Dessa forma, os franqueados passam a ter todo o apoio de uma grande empresa e podem garantir tranquilidade e satisfação de cada um dos seus parceiros.

O cliente também ganha no modelo de franquias, já que é oferecido a ele um serviço de excelência, independentemente de sua localização, contando com o apoio de um braço oficial da empresa sempre próximo a ele.

Este artigo foi criado por Cristiano Gregorius, diretor de canais da Linxpara uso exclusivo do portal Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui