Prospecta Obras cresce rede de franquias em 90% durante a crise

0
995
franquia prospecta obras e1611255421905
franquia prospecta obras e1611255421905

Enquanto muito setores tiveram problemas em lidar com a crise do coronavírus, a construção civil não só cresceu no ano passado, como tem ótimas perspectivas para 2021.

Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) divulgados pela Agência Brasil, o PIB do segmento deve registrar o maior crescimento nos últimos anos: um incremento de 4%. Caso a estimativa se concretize, a construção civil deve ter um desempenho melhor do que o restante da economia em 2021.

Acompanhando a evolução do mercado, está a Prospecta Obras, uma rede de franquias que mapeia obras em todo o Brasil e gera dados privilegiados para as empresas que atuam no setor.

Ao longo de 2020, a Prospecta Obras cresceu 90% sua rede de franquias, passando de 48 para 73 unidades, e chegou à locais onde ainda não estava – como a região Nordeste.

De acordo com Wanderson Leite, CEO da rede, desde que o negócio foi formatado para o franchising, a companhia já registrava um crescimento progressivo. A principal causa dessa curva ascendente é o modelo de negócio.

As franquias da Prospecta Obras são operadas em home office, sem necessidade de o franqueado contratar funcionários em regime CLT, os royalties são calculados apenas se houver faturamento e o imposto é de apenas 6% sobre a receita.

“No nosso formato de franquia, se o franqueado enfrenta uma crise e não fatura, os custos dele são mínimos. Isso já era interessante antes da pandemia, mas a crise tornou esse tipo de negócio ainda mais atrativo”, explica Wanderson.

Segundo o executivo, já ter um modelo de franquia barata e de alta lucratividade bem estruturando, enquanto outras redes ainda estavam tentando reduzir seus custos e simplificar os negócios, foi um trunfo importante para ganhar a atenção dos investidores.

A proposta atrativa e condizente com as necessidades do momento, aliada a uma estratégia de divulgação que tem no Guia Franquias de Sucesso seu principal parceiro, permitiu o fechamento de 25 novas unidades.

Apesar disso, Wanderson garante que o foco da expansão está na qualidade e não apenas no número de unidades. Ele explica: “Não temos pressa em franquear. Temos um número máximo de negócios por ano para que seja possível acompanhar e ajudar as franquias a ter resultados”.

Investimento em tecnologia impulsionou novos negócios

A Prospecta foi pioneira no uso de tecnologias como Big Data em seu nicho. A rede tem um setor de TI próprio que é responsável por gerar otimizações para a plataforma de mapeamento, além de analisar como obter, tratar e usar dados coletados de forma estratégica.

Por isso, quando a pandemia forçou as empresas a investirem em recursos digitais, a Prospecta já estava muito bem preparada para acompanhar o desenvolvimento de mais de 700 mil obras remotamente.

“Já estávamos tentando mostrar para companhias do setor que elas deveriam digitalizar a prospecção de clientes e o mapeamento de obras. Quando a pandemia chegou, perceberam que realmente precisavam de outra forma para encontrar os clientes, já que eles pararam de visitar as lojas. E essa forma era através da nossa plataforma”, diz Wanderson.

Ser referência no segmento de tecnologia aplicada à construção civil, gerou um aumento de 230% na procura pela plataforma da Prospecta Obras e um incremento de 120% no número de clientes da companhia.

E na gestão interna não foi diferente.

A companhia já tinha uma operação digitalizada e que permitia que 80% da equipe trabalhasse em home office há cinco anos.

Isso porque Wanderson sempre acreditou que a tecnologia e uma gestão humanizada criam uma cultura única para seus funcionários e franqueados.

“A gente já tinha entendido que a qualidade de vida do nosso funcionário é muito importante. Por mais que esteja dentro do escritório, um profissional cansado do transporte público ou que não tem tempo com a família não rende. Por isso, o home office e o trabalho remoto sempre fizeram sentido para nós”, afirma. E finaliza: “Gerar qualidade de vida, bons ganhos e contribuir com a sociedade é a essência do nosso negócio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui