Ao adquirir uma franquia, o investidor tem acesso aos segredos da marca, seu know-how e credibilidade. Entretanto, também existem algumas obrigações do franqueado que precisam ser observadas.
Elas existem para que a franquia funcione nos padrões estabelecidos pela franqueadora, para haver uma garantia da segurança da empresa e também para que o empreendedor consiga atingir os resultados que almeja.
Veja a seguir quais são os principais deveres de um franqueado, assim como a importância deles para o sucesso da unidade.
Se dedicar ao treinamento da franquia
Uma das primeiras obrigações que o franqueado deve cumprir é se dedicar ao treinamento da franquia.
Essa é uma etapa muito importante para o empreendedor que está ingressando no franchising, pois, através dela, ele pode entender quais serão suas funções e como cumpri-las com excelência.
Porém, para que seja capaz de absorver o know-how do franqueador e aprender, de fato, como gerenciar o negócio, é fundamental que se dedique nesta etapa.
Atingir as metas
Outro dever do franqueado é atingir as metas traçadas pelo franqueador, principalmente no que diz respeito ao volume de vendas e padrões de qualidade.
As franqueadoras costumam acompanhar a performance das unidades para garantir que tudo está indo conforme o esperado. Se o desempenho não estiver sendo satisfatório, ela poderá apoiar o investidor e ajudá-lo a reverter a situação.
Administrar a unidade
Também é dever do franqueado seguir os métodos e protocolos informados pela marca para administrar a sua unidade. Com isso, embora a franqueadora ofereça suporte em diferentes momentos, cabe a ele gerenciar funcionários, delegar tarefas e supervisionar o dia a dia da empresa.
Também vale dizer que todo empreendedor que escolhe o franchising se compromete a cuidar de sua unidade com zelo, responsabilidade e dedicação necessárias para que a franquia tenha chances de prosperar.
Seguir o padrão da franqueadora
Uma das obrigações mais importantes do franqueado é manter o padrão da franqueadora na sua unidade, nos serviços e produtos que oferece aos clientes.
É preciso manter o modelo de sucesso já estabelecido, de acordo com as outras unidades que pertencem à rede. Isso inclui o padrão de atendimento aos clientes, infraestrutura, serviços oferecidos, segurança e demais características da marca.
Estar em contato com a franqueadora
Por fim, é válido destacar que o franqueado tem a obrigação de estar em contato com a franqueadora para prestar informações.
É fundamental que faça o envio de relatórios contendo os dados sobre as vendas realizadas, custos e despesas e faturamento da franquia. Esses e outros elementos são fundamentais para fornecer ao franqueador um panorama sobre como está o desempenho daquela operação.
No caso da Odontoclinic, rede de odontologia que já está no mercado há mais de duas décadas, os franqueados possuem diversos caminhos para estar em contato com a rede.
Por meio do suporte da Odontoclinic, por exemplo, podem tirar suas dúvidas, participar de palestras e muito mais! Também oferece um portal online, com aulas ao vivo, tutoriais, materiais didáticos e etc, que facilitam ainda mais esse contato entre franqueado e franqueadora.
Clicando no botão abaixo, você confere mais vantagens que a Odontoclinic oferece para seus franqueados: