5 qualidades de um empreendedor de sucesso

0
155
qualidades empreendedor de sucesso

Um empreendedor sabe inovar, aproveitar oportunidades e avaliar riscos. Ele sabe aonde quer chegar e o que terá que fazer para alcançar seu objetivo. Por isso, o empreendedorismo é essencial para o crescimento econômico de um país — e no Brasil não é diferente.

Conforme mostra o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, publicado em março deste ano, o Brasil tem 43 milhões de empreendedores: volume que compreende os indivíduos que já têm um negócio formalizado ou, no último ano, realizaram alguma ação com intenção de ter um empreendimento no futuro.

Ainda de acordo com a pesquisa, empreender é o terceiro maior sonho dos brasileiros atualmente. A vontade de ser dono do próprio negócio perde apenas para o desejo de viajar pelo país e ter uma casa própria.

Mesmo sendo um caminho trabalhoso e, com frequência, atribulado, o mercado de empreendedorismo tende a tornar-se cada vez mais relevante e ao mesmo tempo desafiador. Contudo, para empreender não é apenas necessário ter a ambição e o capital para iniciar seu negócio. Para obter sucesso no empreendimento, algumas características pessoais são indispensáveis.

Quer saber qual o perfil de um empreendedor de sucesso? Confira 5 qualidades essenciais que destaco a seguir:

1. Ter iniciativa

Um empreendedor sabe que de nada vale uma ótima ideia se ela não se transforma em uma ação. É preciso conhecer muito bem o mercado e saber quando dar o primeiro passo. Afinal, algumas oportunidades não se apresentam mais de uma vez — e um bom empreendedor sabe quando agarrá-las. Ademais, ele conhece os problemas e as dores do público que busca atingir e entende que poderá lucrar com a apresentação de uma resolução eficiente.

2. Ser persistente

Às vezes, uma empreitada não obtém sucesso da primeira vez — essa é a realidade do empreendedorismo. Por isso, o empreendedor deve ser capaz de superar obstáculos e seguir em frente, sempre aprendendo com as experiências prévias. A capacidade de recalcular riscos, replanejar e tentar novamente é, portanto, crucial para quem deseja ser dono de seu próprio negócio.

3. Ser bom em planejar

O êxito de uma empresa depende, em grande parte, do planejamento de metas e estabelecimento de um plano de negócios eficiente. A falta de programação pode fazer com que o empreendedor, cercado por demandas constantes e inesperadas, foque em tarefas pequenas e irrelevantes. Assim, é necessário que o dono de um negócio tenha a capacidade de priorizar suas obrigações e adequar seus planos à mudanças externas.

4. Ser um bom líder e especialista em pessoas

Uma pesquisa realizada pela consultoria BambooHR confirmou que 44% dos empregados pedem demissão por conta de seus chefes. Saber liderar pessoas é um diferencial que muitas vezes não recebe a devida atenção, mas ainda que o empreendedor seja o patrão e o idealizador de seu negócio, é impossível fazer tudo sozinho.

Por isso, é preciso que o empreendedor entenda a importância de valorizar quem trabalha para ele. Assim, ao empreender, é preciso ter a habilidade de inspirar seus funcionários e influenciá-los de maneira positiva. Além disso, um líder também deve ser capaz de dividir responsabilidades e gerenciar os processos de sua empresa.

5. Ter autoconfiança

Apesar de ser a última característica, não significa que seja menos importante — muito pelo contrário! Nenhuma das habilidades citadas terá muita importância se você não acreditar em si mesmo. Ainda que possa parecer um clichê, é necessário ter coragem e confiar em você para concretizar o sonho de empreender.

Esses atributos são essenciais para o sucesso de um empreendimento, mas se você sente que ainda não os possui, não entre em pânico! Ainda que a vontade de empreender não possa ser aprendida, as competências que mostram qual o perfil de um empreendedor podem, sim, ser desenvolvidas.

Esses e outros ensinamentos eu compartilho em meu livro “Quando o sucesso é a única opção”. Na obra, conto sobre minha história de vida e jornada no mundo dos negócios, ao mesmo tempo que dou dicas valiosas sobre empreendedorismo, liderança e motivação. Seja para quem deseja investir no setor de franquias ou em uma empresa própria, o livro é capaz de transformar o seu jeito de pensar e agir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui