É hora de empreender: como entender quando abrir uma franquia?

0
1280
quando abrir uma franquia
quando abrir uma franquia

O mercado de franquias no Brasil se recuperou em 2021, superou os prejuízos registrados em  2020 e se aproxima do patamar pré-pandemia, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Para esse ano, a entidade acredita em um crescimento de 9% no faturamento, com uma movimentação superior a R$ 201,7 bilhões, conforme divulgado recentemente. Esses dados reforçam como o franchising vem impactando positivamente a economia. 

Mesmo assim, você sabe qual a hora certa para abrir uma franquia? Antes de tomar qualquer decisão, é necessário entender o cenário econômico o qual estamos vivendo. É perceptível que o setor está em crescimento e se consolidando cada vez mais.

Porém, um bom exemplo de um dos maiores desafios enfrentados recentemente foi a pandemia. Devido a crise econômica que se instalou no Brasil muitas áreas conseguiram se desenvolver e alcançar resultados bacanas, enquanto muitas outras sofreram impactos negativos. Por isso, é importante pesquisar e avaliar muito antes de entrar no nicho de interesse.

O segundo passo é organizar muito bem as finanças e certificar-se que você possui todo o capital necessário para o investimento. É importante ter em mente também qual será o prazo de retorno e se ele faz sentido com o que você está buscando. Não se arrisque e nem coloque suas necessidades básicas em risco, o dinheiro investido deve ser aquele que não será utilizado em curto prazo, então aposte em sua renda extra.

Por fim, fazer uma autoanálise para descobrir se você tem as características de um empreendedor é essencial. É preciso avaliar seu perfil como líder e principalmente se você tem a responsabilidade de ser seu próprio chefe. Não se esqueçam, as vantagens são inúmeras, mas existem diversas obrigações e desafios.

Tenho certeza que ao seguir todas essas dicas, o sucesso e seu plano de expansão será garantido. Conte comigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui