A Splash Bebidas Urbanas, rede de cafeterias, iniciou recentemente seu processo de internacionalização com uma unidade na cidade do Porto, em Portugal. A escolha da praça se deu pelo fit cultural próximo ao do Brasil e pela alta presença da comunidade brasileira.
A primeira unidade da Splash fora do Brasil será inaugurada ainda em 2024 e, além dos clássicos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, deve incorporar produtos portugueses ao menu.
“Estamos ajustando nossa logística para atender aos consumidores portugueses mantendo a identidade brasileira da Splash. Alguns fornecedores já atendem Portugal, e outros produtos são universais, o que facilita a venda local”, explica o CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para essa primeira parceria, a rede buscou um franqueado brasileiro que residisse em Portugal. Apesar do menu diferenciado, a estrutura e o modelo de cafeteria serão os mesmos praticados no Brasil.
E a franqueadora não pretende parar na primeira operação. “Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação. Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas ao longo do período, em Portugal”, afirma Lucas.
Além de levar à marca a outros públicos, a expansão internacional também pode ajudar a Splash a atrair outros potenciais investidores. A marca, que já conta com o empresário Rogério Salume, fundador da Wine, e da apresentadora Sabrina Sato em seu quadro societário, e recebeu um investimento recente da Oriz Partners e estima dar continuidade à captação.