Quais serão as tendências em franquias para 2022?

0
2082
tendencias franquias 2022
tendencias franquias 2022

Ao mesmo tempo que esse ano foi desafiador, principalmente pelas incertezas que a pandemia ainda deixa no meio do caminho, nunca tivemos tantas opções de negócios no franchising como nos dias de hoje. O segmento vem passando por transformações e se adaptando às demandas de um mercado completamente novo.

Apostar nessas redes tem sido uma oportunidade para quem pretende começar um negócio com segurança e aqueles que estavam  desempregados e foram obrigados a procurar uma nova forma de ter renda.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou recentemente que o setor de franquias teve crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021, atingindo faturamento de R$ 41,1 bilhões.

Se analisarmos ainda o acumulado dos últimos 12 meses, do terceiro trimestre de 2020 ao segundo deste ano, o setor teve aumento de  4,4%, alcançando ao todo R$ 178,9 bilhões. Dessa forma, acredito que ele continuará em forte crescente, principalmente nos setores como alimentação, casa e construção e saúde e bem-estar, que ganharam força na pandemia.

O ano de 2022 promete ser um momento de retomada, mas a economia fragilizada preocupa a todos. Afinal, analistas de mercado projetam crescimento de 0,9% para o PIB em 2022 e inflação oficial pelo IPCA de 4,8%.

Sendo assim, será necessário reservar  o primeiro trimestre para analisar as suas reservas financeiras e pesquisar as marcas que mais combinam com o seu perfil e que podem ser uma boa opção para o seu bolso – bem como estudar o público-alvo, as atividades desenvolvidas, a concorrência e agendar calls para solucionar possíveis dúvidas com franqueadores – esse é um passo importante para que ninguém tenha prejuízo logo nos primeiros meses.

Além disso, acredito que o sistema híbrido ganhe ainda mais força, visto que já não temos mais tantas restrições. Mas com certeza o físico se mantém, funcionando principalmente como ponto de retirada e exposição das marcas.

A Associação de Shoppings prevê sete novos centros no país até dezembro de 2021, o que comprova que a jornada de compra dos consumidores ainda precisa passar por um local de vendas e não apenas pelo e-commerce. Já segundo o Guia de Tendências 2022/2023 do SEBRAE os negócios que estarão em alta serão os de infoprodutos, setor alimentício, artesanato e estética.

Por fim, acredito que esse setor ainda é uma ótima opção para quem quer empreender. Ele é um ótimo caminho para impulsionar quem deseja se especializar e aprender cada dia mais. O passo agora é não desistir e continuar buscando por segmentos que estejam em alta. Precisamos fazer com que ano que vem seja de retomada e não mais de retrocessos. Existem muitas dificuldades no caminho, mas persistir é a única solução para a mudança.

Me coloco à disposição para te ajudar a ter cuidado e desenvolver sua franquia com tranquilidade. Vamos juntos nessa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui