5 tendências para a gestão de franquias em 2023

0
477
5 tendencias para a gestao de franquias em 2023
5 tendencias para a gestao de franquias em 2023

selopubliO começo do ano é um momento que merece bastante dedicação, afinal, dependendo do planejamento estratégico para os próximos doze meses, a expansão pode prosperar ou minguar.

Pensando nisso, elencamos 5 principais tendências de gestão de franquias para 2023, para que você veja se vale a pena implementá-las na sua rede; todas elas são baseadas nas novidades na gestão de negócios que surgiram nesse ano e no que deve se popularizar no próximo ano.

1. Uma gestão híbrida

Em 2022 o trabalho remoto se tornou ainda mais frequente no Brasil, e ele serve não só para funcionários de empresas tradicionais, como também para aqueles colaboradores que estão à frente da gestão de uma rede.

Nesse sentido, para 2023, é esperado que diversas franquias adotem o formato híbrido como forma aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores e ainda reduzir despesas.

Que tal aproveitar essa possibilidade e começar 2023 com uma nova dinâmica de atuação na sua rede?

2. Adotar práticas de sustentabilidade 

Cada dia mais, o termo ESG tem se popularizado entre as empresas do Brasil, e essa é uma das tendências que 2023 deve trazer com mais intensidade. Isso acontecerá não só porque há uma necessidade de repensar as estratégias de sustentabilidade, mas também por ser algo que os consumidores estão atentos.

A sigla ESG significa em inglês “environmental, social and governance”, sendo traduzida como “governança ambiental, social e corporativa”, em português. Na prática, ela representa um conjunto de ações que a empresa possui em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente.

Em outras palavras, debater esse tipo de questões ambientais e colocá-las em prática pode contribuir muito com a gestão da sua rede em 2023!

3. Adotar o Metaverso e impulsionar a sua utilização 

Por mais que o Metaverso ainda possa parecer estranho para algumas pessoas, ele deve se popularizar muito em 2023 e, inclusive, ser um aliado da gestão e expansão de franquias.

Como essa é uma revolução capaz de modificar como nos comunicamos e como fazemos negócios no ambiente online, é comum que as redes foquem nas vantagens dessa novidade e insiram ela no seu dia a dia de gestão. 

As redes podem usar esse espaço virtual para realizar jogos, conduzir experiências compartilhadas, fazer treinamentos, realizar reuniões em salas mais humanizadas e que comportem muitos colaboradores, entre muitas outras possibilidades.

4. Um olhar mais atento para a experiência e satisfação dos colaboradores

Um dos temas mais falados no mundo corporativo neste ano foi a relação entre as dinâmicas de trabalho e a saúde mental dos trabalhadores.

Uma pesquisa realizada pela representante brasileira da International Stress Management Association (ISMA), mostrou que, em 2022, 72% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem com alguma sequela de estresse e 32% delas têm sintomas de burnout (síndrome de exaustão extrema causada por situações de trabalho desgastantes).

Visto esse cenário, a tendência é que as empresas foquem mais na experiência dos colaboradores dentro das franquias e que isso também se reflita para priorizar ainda mais o bem-estar, a satisfação e o diálogo com os franqueados.

5. Contar com um ERP eficiente e com soluções que atendam a sua rede 

Certamente, contar com um ERP para a gestão da sua rede de franquias é algo que pode ajudar muito nas chances dela obter bons resultados em 2023.

Nesse sentido, um dos sistemas mais indicados no franchising é o Solutto. Além de ter mais de 18 anos de expertise no setor e ter atendido cerca de 500 franquias, o Solutto oferece módulos personalizáveis para apoiar franqueadores e franqueados em todos os aspectos.

Além disso, o Solutto atende também franquias disruptivas, que estão inseridas em mercados inovadores e não se encaixam nos segmentos tradicionais. Nesse caso, elas pode optar por um sistema de gestão totalmente customizado, que tenha ferramentas adaptadas para as suas necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui