Formatação de franquias: como tornar seu negócio em uma rede sólida?

0
886
transformar negocio em franquias
transformar negocio em franquias

De acordo com estudo recente, feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias mantém o seu crescimento e a procura de jovens que desejam empreender nesse modelo de negócio é maior do que nos últimos anos, mesmo com a pandemia. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões.

Esses dados reforçam como o franchising vem impactando positivamente a economia. Mas para que elas tenham sucesso e sobrevivam com lucros, é importante que seja elaborado um plano de formatação robusto pelos empreendedores.

Ao optar por franquear um negócio, o gestor deve estar ciente de que toda a lógica da empresa será alterada, começando por um processo que envolve etapas e criação de novos processos padronizados. Assim, antes de partir para a prática, é fundamental que o dono entenda bem toda a metodologia.

Sendo assim, existem alguns aspectos que ajudam o empreendedor a se tornar um franqueador de sucesso. O primeiro deles diz respeito ao conhecimento profundo e completo do negócio e do mercado que está atuando, seus pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades. Também é fundamental realizar todas as etapas do planejamento que envolve a formatação de franquias, para que sejam identificados e corrigidos os impedimentos que afetem o andamento do projeto.

Após colocada em prática e iniciada a operação, realizar um acompanhamento contínuo e próximo, oferecendo todo o suporte necessário aos franqueados, de modo que eles se sintam amparados e contribuam para  o crescimento do negócio é essencial. Uma dica importante para isso é contar com uma consultoria especializada, que conduzirá as etapas de forma profissional, garantindo toda a segurança jurídica no decorrer do processo de franchising.

Mais do que tratar desses passos citados, documentação e procedimentos legais, uma assessoria terá condições de orientar o cliente com foco no mercado e no aproveitamento de oportunidades. Para escolher, veja o tempo de mercado da empresa, o que mostra sua experiência e conhecimento do mercado; avalie se ela tem se adaptado ao longo dos anos, por exemplo, em termos de uso de tecnologia e transformação digital e principalmente, conheça sua cartela de clientes. Tenho certeza que ao seguir todas essas dicas, o sucesso e seu plano de expansão será garantido. Conte comigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui