Trabalho híbrido: o que é e como saber se pode ser implantado na sua rede

0
678
trabalho hibrido o que e como saber se pode ser implantado na sua rede
trabalho hibrido o que e como saber se pode ser implantado na sua rede

selopubliCom as mudanças de rotina por conta da pandemia, um formato de atuação que tem se destacado no franchising é o trabalho híbrido, que permite que o profissional trabalhe alguns dias em home office e outros no escritório.

Esse é um modelo mais flexível e que busca aproveitar o melhor das duas rotinas, trazendo bons resultados para o colaboradores – que ganham mais qualidade de vida e economia de tempo e dinheiro – quanto para as empresas – que poupam recursos e têm funcionários mais satisfeitos.

Entretanto, apesar desses aspectos positivos, introduzir o trabalho híbrido em determinadas empresas/departamentos pode não ser a melhor escolha. Antes de acompanhar a tendência, é fundamental que os gestores analisem se a dinâmica funciona.

Como saber se o trabalho híbrido pode ser implantado na minha franquia? 

É necessário um diagnóstico profundo para entender se o trabalho híbrido vai colaborar ou prejudicar o dia a dia dos profissionais que trabalham em uma franqueadora. Alguns pontos que devem ser considerados, neste sentido, são:

Atividades desempenhadas

Uma boa forma de começar a entender se o trabalho híbrido é ou não é para a sua empresa é fazer um mapeamento das atividades e rotinas de cada departamento.

Dessa forma, é possível entender quais tarefas poderiam ser desempenhadas em home office e quais precisam ou deveriam acontecer no escritório. Pode ser que alguns profissionais tenham mais dias presenciais do que outros, dependendo do tipo de trabalho que realizam.

Caso o volume de ações in loco seja muito superior ao que poderiam ser executadas na casa do colaborador, é possível que o trabalho híbrido não senha um caminho viável.

Tecnologia disponível ou a ser implantada

Para trabalhar em casa, o funcionário precisa de ferramentas, softwares, plataformas e outros instrumentos tecnológicos. E a franqueadora que quiser manter ou implementar este modelo precisa estar preparada para isso.

O Solutto por exemplo, utiliza a plataforma Mokaly, uma ferramenta que possibilita uma comunicação mais próxima e espontânea através de videoconferências, chats e uma exclusiva visão da equipe toda em um mapa digital do escritório. A plataforma torna o “bate papo” entre os funcionários muito mais dinâmico e simples. A maioria dos usuários afirma que o Mokaly aumentou muito a colaboração, produtividade e qualidade de vida.

Cálculo de gastos e economias

Os dias em home office podem ajudar as franqueadoras a economizarem recursos como vale-transporte, estacionamento, depreciação de equipamentos e até no cafézinho. Por outro lado, pode ser necessário investir em outras ferramentas e auxiliar o funcionários com os custos que ele terá trabalhando em casa.

É importante equacionar esses números para calcular se haverá mais economia ou mais gastos.

Opinião dos colaboradores

Por fim, também é crucial ouvir as pessoas e saber o que elas acham do trabalho híbrido. O feedback de quem vai viver nesta nova realidade diariamente será essencial para dar os próximos passos.

Sobre o Solutto 

O Solutto é um ERP para redes de franquias que já nasceu com a inovação em seu DNA. Com mais de 20 anos de atuação, oferece o que há de mais avançado em tecnologia voltada para a gestão de franquias, incluindo ferramentas dedicadas à expansão, financeiro, treinamento, extranet e muito mais.

A marca conta com aplicação modular e oferece soluções completas e integradas que atendem às necessidades de franqueadores e franqueados com estratégias eficientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui