As franquias de construção e imóveis operam em um universo de sonhos. A conquista da casa própria ou a reforma de um imóvel é objetivo para muitos brasileiros, o que faz com que esse mercado seja uma boa aposta para quem busca por franquias rentáveis.

Quem busca opções de franquias para investir nessa área encontra um bom leque de possibilidades.

É possível apostar tanto em franquias de serviços, que atuam em construção, reformas, manutenções, compra e venda de imóveis quanto em redes especializadas em produtos, como lojas de materiais de construção, locação de equipamentos e de piscinas.

Os valores de investimento também são diversos e podem ir desde franquias baratas e franquias home based, até capitais mais elevados, para aqueles modelos que pedem estruturas maiores e grandes estoques de produtos.

Mercado de franquias de construção e imóveis

O setor de construção civil sofreu com a crise, mas voltou a apresentar bons resultados. De acordo com o IBGE, o setor teve no terceiro trimestre de 2019 seu melhor desempenho desde o início de 2014. A alta foi de 4,4% em comparação com o mesmo período em 2018.

A previsão é de que o PIB da construção feche 2019 com alta de 2%, segundo o Sinduscon-SP e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No franchising, as franquias de construção e imóveis já dão sinal de bons ventos. Em 2018, o segmento de casa e construção faturou mais de R$ 10 bilhões.

O dado, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revela que o segmento teve uma das maiores altas no mercado de franquias naquele ano: 8,6%.

Tendências em franquias de construção e imóveis para 2020

O setor de construção e imóveis tem modelos de franquias bastante tradicionais e consolidados. As franquias de material de construção e as franquias de imobiliárias são bons exemplos disso.

Para quem quer apostar em tendências para investir no mercado de franquias 2020, vale prestar atenção principalmente ao modelo de negócio. Microfranquias baratas e franquias home based devem continuar se destacando.

Nesse sentido, as franquias de reformas e reparos são ótimas opções. Entre as franquias de construção civil mais baratas estão as redes que prestam serviços de pedreiro, pintor, eletricista e reformas em geral.

Outra tendência é fazer uso de tecnologia. Redes de franquias de imobiliárias que apostam em plataformas virtuais para centralizar o portfólio, por exemplo, oferecem um diferencial interessante ao franqueado. Franquias de construção que apostam em aplicativos também surfam nessa onda.

Vantagens

As franquias de construção e imóveis conseguem se destacar no mercado, apesar da alta concorrência. As redes conseguem oferecer um serviço mais qualificado (por conta da padronização de processos) e confiável do que a mão de obra autônoma.

Manuais operacionais e treinamentos da franqueadora ajudam a estruturar um negócio que passa mais segurança e entrega qualidade em serviços e produtos, pontos essenciais nesse setor.

Desafios

Habilidades com vendas e perfil comercial são requisitos indispensáveis nesse tipo de negócio. Isso vale tanto para franqueados que vão trabalhar sozinhos, como prestadores de serviços, quanto para aqueles que vão gerenciar uma equipe de funcionários.

É indispensável saber captar clientes nesse ramo, principalmente porque não se trata de uma compra por impulso. É preciso convencer o consumidor de que você tem a melhor solução para o problema.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Construção e Imóveis certa?

Todas as Franquias de Construção e Imóveis


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

2%

DE CRESCIMENTO DO PIB DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2019

num 29,5 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE CASA E CONSTRUÇÃO

num 38,6%

DE CRESCIMENTO EM FATURAMENTO EM 2018

 

Google+