Quem pensa em investir no setor de beleza encontra nas franquias de cosméticos e perfumes uma boa alternativa. Com um mercado movimentado, o segmento tem boas oportunidades de franquias lucrativas.

As opções para abrir uma franquia de cosméticos são diversas. Algumas das maiores marcas do mercado atuam com sistema de franquias: O Boticário, Hinode, Quem Disse Berenice e Mahogany são bons exemplos.

Os investidores encontram modelos de negócios diversos. Há inclusive opções de franquias baratas, em formato de quiosque ou home based com vendas diretas.

Mercado de franquias de cosméticos e perfumes

O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo, de acordo com dados da Euromonitor.

Em 2019, o setor de cosméticos e higiene pessoal deve fechar com alta de 4,1% nas vendas e faturamento de R$ 50,43 bilhões. A projeção é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec).

A Abihpec aponta ainda para a entrada de novos produtos no mercado. Foram 7,4 mil produtos lançados em 2018, o que destaca o alto potencial da indústria e, também, do varejo de cosméticos.

Já no franchising, as franquias de cosméticos e perfumes fazem parte de um dos segmentos com melhor desempenho. Em 2018, o setor de saúde, beleza e bem-estar faturou R$ 31,9 bilhões. O crescimento foi de 6,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Tendências em franquias de cosméticos e perfumes para 2020

O mercado de beleza está constantemente em busca de novidades. Quem investe em franquias de cosméticos deve estar atento às tendências desse universo para atender às demandas de consumidores.

Na hora de procurar a melhor franquia para investir, atente-se a negócios que devem fazer sucesso no mercado de franquias em 2020:

Franquias de cosméticos naturais: produtos naturais e veganos estão em alta. Fique de olho em marcas que promovem práticas sustentáveis, ingredientes naturais e não testam em animais.

Franquias de maquiagem: franquias de quiosque ou de lojas especializadas em maquiagem devem continuar fazendo sucesso. Aposte em marcas que aliam os produtos a um atendimento personalizado, para conquistar os clientes.

Franquias de perfumaria: mesmo sendo um negócio mais tradicional, as perfumarias prometem atrair consumidores. As franquias de perfumes importados são algumas das mais procuradas.

Independente do nicho, trabalhando com franquias de cosméticos e perfumes é preciso garantir um bom mix de produtos, com lançamentos e novidades frequentes.

Vantagens

Por trabalharem com produtos de uso rotineiro, as franquias de cosméticos têm alto potencial de recompra e fidelização de clientes, garantindo uma demanda constante durante todo o ano.

Além disso, trabalhar diretamente com as marcas que são fornecedoras dos produtos pode trazer vantagens na hora de constituir o estoque do negócio.

Desafios

A concorrência nesse setor é alta. É preciso atentar-se na escolha da franquia para pontos como ações de marketing realizadas pela marca, novidades e lançamentos de produtos.

Atendimento de qualidade também é um diferencial para manter os clientes fiéis. Vendedores bem treinados, atendimento personalizado e serviços de beleza combinados à venda de produtos ajudam na fidelização.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Cosméticos e Perfume certa?

Todas as Franquias de Cosméticos e Perfume


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

MAIOR CONSUMIDOR DE PRODUTOS DE BELEZA E HIGIENE DO MUNDO

num 226 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE BELEZA E SAÚDE

num 36,3%

DE CRESCIMENTO EM FATURAMENTO EM 2018

 

Google+