Se você tem a ideia de investir em uma franquia de perfumes, tem motivos para seguir em frente: o mercado brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é um dos maiores do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Em 2014, o crescimento nominal do setor foi de 11%, alcançando a marca de 101,7 bilhões de reais de faturamento, segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
➥ Busca franquias na área de beleza? Confira nosso guia de franquias de estética (com valores de investimento)
Só esses dados já seriam suficientes para entender que este é um mercado que, mesmo na crise econômica, não para de crescer.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
“O mercado brasileiro de beleza e cosmético (o que inclui o mercado de perfumes) é um dos maiores do mundo, sendo um dos segmentos que menos sofreu quedas de vendas com a crise. É da natureza do brasileiro a vaidade, sempre recorrendo aos cuidados pessoais com a beleza e a estética, inclusive no que diz respeito a permanecer cheiroso com o uso de perfumes. Isso é o que faz sustentar este mercado”, explica Luis Henrique Stockler, sócio-presidente da ba}STOCKLER.
Por conta disso, o tamanho de mercado é um dos principais atrativos para quem pensa em investir neste segmento, uma vez que ele abrange quase todas as faixas sociais com marcas para todos os estilos e bolsos. Apesar de o perfume em si ser muito taxado, o mercado de colônias, que tem uma taxação mais baixa, ajuda a estimular a venda e o consumo nas classes populares mesmo em momentos de crise.
Mesmo assim, é preciso ficar atento. Essas altas taxas para perfumes, principalmente importados, fazem com que o empresário precise sacrificar suas margens a fim de conquistar mais consumidores, uma dificuldade desse mercado promissor.
“Também há a dificuldade de trabalhar com as marcas mais conhecidas, uma vez que estão nas mãos de poucas empresas distribuidoras. Para sobreviver é preciso ter capilaridade de pontos de vendas, escala, grande poder de distribuição, muitas lojas, representantes e revendedores”, alerta Luis.
Apesar disso, o mercado de perfumes tem investimento acessível, pois possui formatos de negócios para todos os tipos de investidor. Há redes voltadas desde a venda porta a porta, passando por quiosque e até no formato de grandes lojas, com diferentes valores para iniciar um empreendimento neste setor.
Ficou interessado? Então confira a seguir algumas opções de franquias de perfumes. Os dados de investimento são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou fornecidos pelas próprias empresas.
Gostaria de ter a quem disse berenice, como posso fazer para ter a franquia.
Oi, Elizabete. Temos um material falando mais sobre essa franquia, olha só: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquia-quem-disse-berenice-como-abrir-e-quanto-custa/
Olá, como faço para saber sobre a franquia do Boticário?
Oi, Francieli. Você encontra mais informações no site da marca: https://www.boticario.com.br/franquias/interesse-franquias