As franquias de livraria e papelaria são uma boa oportunidade para quem sonha em trabalhar com cultura e educação.

As redes do setor trabalham com produtos de demanda frequente, como material escolar, além de livros e revistas para estudos e lazer. Para ampliar o mix de produtos, as franquias de livraria e papelaria também podem trabalhar com games, eletrônicos, CDs e DVDs.

Além de estarem ligadas ao varejo, as franquias de livraria promovem experiências que se conectam com o entretenimento. Eventos literários e clubes de leitura, por exemplo, atraem consumidores para a loja.

Mercado de franquias de livraria e papelaria

O mercado de livrarias vive momentos desafiadores no Brasil. Mesmo assim, o varejo de livros apresenta números positivos.

Em 2018, a venda de livros cresceu 1,3% em volume no país, chegando a 44,4 milhões de exemplares vendidos. Em faturamento a alta foi de 4,6%, movimentando R$ 1,8 bilhão. Os dados são da Nielsen Bookscan e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

A indústria gráfica brasileira movimentou R$ 46,7 bilhões em 2018, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf). São mais de 19 mil empresas gráficas em atividade no país, sendo a maioria delas (81,7%) microempresas.

Tendências de franquias de livraria e papelaria para 2020

De olho no mercado de franquias 2020, quem pensa em investir no mercado de livrarias e papelarias deve se atentar ao ponto comercial. Oportunidades para abrir uma franquia no aeroporto, por exemplo, são ótimas para aproveitar um público que está interessado em formas de passar o tempo.

A tecnologia é uma das grandes tendências do ano e redes que souberem surfar nessa onda tendem a se destacar. Fique de olho em redes de livrarias e papelarias que oferecem games e eletrônicos em seu mix de produtos.

Franquias de livraria que atuam em parceria com cafeterias dentro da loja também são boas apostas. Modelos de franquia store in store podem ser uma opção interessante inclusive para quem pensa em se tornar um multifranqueado, assumindo mais de uma unidade de franquia.

As franquias de gráfica também são uma proposta atrativa nesse mercado. Dentro da tendência de personalização, que cresce entre os consumidores, esse tipo de negócio é pautado em customização e ainda pode atender empresas na produção de materiais de marketing, brindes e papelaria institucional.

Vantagens

Por meio de franquia, é possível ter acesso a fornecedores homologados e melhores condições comerciais para a constituição do estoque.

Esse mercado também tem boas épocas sazonais de alta nas vendas. Períodos de volta às aulas e datas comemorativas, com o aumento da busca por presentes, são bons exemplos.

Desafios

Manter o negócio com vendas aquecidas durante o ano todo exige estratégias de marketing ativas. A concorrência com as lojas virtuais é alta e o franqueado deve estar preparado para buscar ações de atração constantemente.

Prestar um bom atendimento também é fundamental. No caso de franquias de livrarias, buscar funcionários que sejam leitores é indispensável para conseguir atender os clientes com dicas e recomendações de leitura.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Livraria e Papelaria certa?

Todas as Franquias de Livraria e Papelaria


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

44,4 MILHÕES

DE LIVROS VENDIDOS NO BRASIL EM 2018

num 34,6%

DE CRESCIMENTO NO FATURAMENTO DO MERCADO DE LIVROS EM 2018

num 219 MIL

EMPRESAS GRÁFICAS NO BRASIL