Nova Lei de Franquias é sancionada

A Presidência da República sancionou a nova Lei de Franquias. A nova Lei 13.996/19 revoga a antiga legislação, editada em 1994.

A nova lei reforça questões importantes, como a ausência de vínculo empregatício entre franqueador e franqueado e as informações que devem estar obrigatoriamente contidas na Circular de Oferta da Franquia (COF).

Há também novidades, como regras acerca da sublocação de ponto comercial do franqueador para o franqueado. Agora, o franqueador pode sublocar o imóvel ao franqueado, por um valor maior do que o locou.

A lei foi sancionada com um veto presidencial. O texto prevê que empresas estatais possam adotar franquias, mas o artigo que especificava regras de licitações para o franchising em empresas públicas foi vetado.

O prazo para adequação das redes à nova lei é de 90 dias. Até março de 2020, as franqueadoras devem rever seus documentos – COF, pré-contrato e contrato de franquia – para se adequarem às novas regras.

Confira aqui a Lei 13.996/19 na íntegra.

Pink Lash cresce 400% em menos de um ano

franquia pink lash

A rede de franquias de beleza Pink Lash fechou 2019 comemorando bons resultados. Em menos de um ano, a marca registrou um crescimento de 400%.

O crescimento acelerado contribuiu para o interesse de celebridades para a marca. Hoje, famosos como Gracyanne Barbosa, Aline Mineiro, Fernanda Lacerda, Dani Russo e o goleiro Ewerton, do Palmeiras, são franqueados Pink Lash.

Outra estratégia da empresa é investir nas redes sociais. A Pink Lash trabalha em parceria com mais de 50 influenciadores e conta com mais de 330 mil seguidores em seu perfil oficial no Instagram.

Sorridents chega a 360 clínicas em 2019

franquia sorridents

A Sorridents também encerrou o ano de 2019 com saldo positivo. A rede de franquias odontológicas bateu a meta de 70 novas clínicas inauguradas em 2019, chegando ao número de 360 unidades.

Entre novembro e dezembro, a rede inaugurou quatro novas unidades em São Paulo. As clínicas estão localizadas nas regiões de Americana, Anhangabaú, Fontalis, Osasco e Santo André. Com a meta de expansão alcançada, a franquia odontológica fechou 2019 com faturamento de R$ 407 milhões.

O investimento em tecnologias é uma das estratégias que contribuiu para a expansão. A Sorridents investiu cerca de R$ 7 milhões em BI, inteligência artificial, marketing e avanços dos tratamentos odontológicos – como uma parceria com a marca Invisalign.

Para 2020, a Sorridents projeta a abertura de 144 novas unidades.

***

Quer mandar sua sugestão de pauta para a Semana no Franchising? Escreva para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA