Uma das ações mais importantes que devem ser desempenhadas pelas franquias que desejam prosperar em 2019 é fazer um bom planejamento estratégico. Além de fazer um balanço sobre o ano que passou e traçar os novos objetivos para os próximos meses, uma das formas mais assertivas de fazer um bom planejamento é conhecer as tendências para o franchising em 2019.

Para te ajudar a criar um planejamento que esteja realmente de acordo com as previsões para 2019, separamos as principais projeções para o mercado de franquias a seguir.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Criação de novos formatos de negócio

O franchising brasileiro tem a capacidade de se adaptar de acordo com as mudanças na economia e novas tendências de consumo, e essa é uma das maiores causas do crescimento contínuo do mercado.

Um clássico exemplo disso foi a popularização de microfranquias e modelos home office. Esses modelos acompanharam a guinada no empreendedorismo, causada pelo forte desemprego no país e na necessidade de conseguir uma renda extra trabalhando em casa ou em espaço reduzido.

Com isso, em 2016 a ABF apurou que das 557 redes que já ofereciam esse modelo de negócio, 79,8% atuavam exclusivamente com microfranquias. Entre as marcas que ainda não trabalhavam com essa opção 36% já estava planejando implementar formatos reduzidos nos próximos anos.

Em 2019, essa tendência deve seguir e devemos ver cada vez mais modelos de negócio em espaços reduzidos, como quiosques, trailers e containers, já que eles tem um custo menor e trazem mais flexibilidade para os franqueados.

Maior interatividade com os franqueados

Hoje, muitas franqueadoras já perceberam que os franqueados não são apenas pessoas que reproduzem protocolos criados na matriz, mas quando há uma boa comunicação podem, também, oferecer dicas e propor inovações fundamentais para o crescimento da rede.

De acordo com a Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em conjunto com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), em 2016 41,4% das redes de franquias coletaram de 11 a 50 novas ideias. 57,8% dessas sugestões vieram de franqueados e 42,4% de parceiros, fornecedores e clientes.

Uma das tendências para o franchising em 2019 é que as franqueadoras continuem captando novas ideias de seus colaboradores, sobretudo com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como as pesquisas de qualidade online.

Maior internacionalização

As franquias brasileiras também estão, cada vez mais, buscando novos mercados fora do país. Segundo dados da ABF,  142 redes abriram unidades no exterior e 18 marcas já distribuem e exportam produtos em mercados estrangeiros.

Em 2017, 68% das empresas que internacionalizaram suas operações ainda estavam em um estágio de envolvimento experimental com o mercado externo, atuando em apenas um ou dois países. Mas, em 2019, a expectativa é que essas marcas se fortaleçam no exterior e novas redes abram operações fora do Brasil.

Consolidação de nichos e segmentos

Um dos grandes diferenciais do franchising brasileiro é que realmente há espaço para todo mundo. Além dos resultados gerais sempre surpreenderem os especialistas, todos os setores e nichos do franchising sempre apresentam variações positivas em seus faturamentos.

Em 2017 os segmentos de saúde, beleza e bem estar (12,1%), hotelaria e turismo (9,7%) e serviços e outros negócios (9,2%) se destacaram como os mais promissores, mas todos os mercados cresceram.

Nos próximos meses a tendência para franchising é que os números de cada segmento melhorem ainda mais, principalmente os das áreas que tiveram melhor desempenho em 2017.

Investimento em tecnologia

A pesquisa de inovação da ABF apurou que 88,5% das redes de franquias investiram na aquisição de novas tecnologias e 90,3% em novos softwares, especificamente. Como resultado 50,7% das marcas experimentaram uma ampliação significativa de seus mercados, 43,1% aumentaram a rentabilidade, 29,5% reduziram os custos de trabalho, entre outros benefícios.

Com esses números bastante significativos e com a forte concorrência vivida hoje pelas franquias, elas devem buscar novas tecnologias para otimizar sua performance com uma gestão eficiente e oferecer novos recursos.

Inove com Solutto em 2019 

Atento às tendências para o franchising, a Solutto, especialista em sistemas de gestão para franquias, vem criando soluções que permitem que as redes de franquias expandam seus negócios de forma sólida, profissional e contínua.

Com módulos ligados à administração, gestão financeira, expansão, treinamento e muito mais, a Solutto permite que as marcas conquistem operações mais ágeis, eficientes e produtivas.

DEIXE UMA RESPOSTA