Se antes as empresas só conseguiam capacitar os seus colaboradores com treinamentos presenciais, com o avanço da tecnologia hoje é possível superar qualquer distância.

No caso das redes de franquias, formadas por franqueados que, por sua vez, possuem seus colaboradores e estão em unidades espalhadas em diversas regiões do país, quebrar barreiras geográficas significa economia.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Entenda como os treinamentos realizados por meio do ensino a distância (EAD) podem trazer uma série de vantagens para toda a rede e facilitar, ainda, a transmissão de know-how da franqueadora para todos os envolvidos.

Treinamento e desenvolvimento de franquias: por que vale a pena?

Considerado como uma das essências do franchising, é o treinamento de franqueados e onboarding que facilita a transferência de know-how da franqueadora e a padronização dos processos operacionais.

Pode ser feito de modo presencial ou online. Mas, geralmente, a segunda opção é a mais vantajosa por oferecer menores custos para a franquia.

Quais são as vantagens de oferecer treinamentos EAD para a sua rede de franquias?

Além da economia de custos, que permite que treinamentos com ferramentas EAD sejam até 70% mais baratos que métodos tradicionais, outra importante vantagem das plataformas de ensino a distância é a escalabilidade.

Isto é, várias unidades da franquia podem receber o mesmo treinamento e, assim, se capacitar cada vez mais para cumprir os objetivos estabelecidos. Os treinamentos também funcionam como uma oportunidade valiosa para receber feedbacks e identificar possíveis gaps de comunicação com as unidades.

Como podemos ver, investir na comunicação em rede favorece, inclusive, a expansão do negócio. Uma vez que treinamentos EAD transcendem qualquer distância continental.

Como o ensino a distância pode facilitar a transmissão de know-how para os franqueados

Poder compartilhar treinamentos de modo escalável e, ainda, dar a oportunidade para que todo o time possa rever os conteúdos quando e onde quiser é uma forma de facilitar a transmissão de know-how do franqueador para os franqueados.

Logo após a realização dos treinamentos de EAD, os franqueados podem colocar os ensinamentos que acabaram de adquirir em prática, melhorando cada vez mais o desempenho de sua unidade.

Em plataformas de ensino a distância como a Central do Franqueado, por exemplo, é possível abrir discussões revelantes e trocar ideias. O treinamento pode ser acompanhado de manuais da marca e o franqueador pode, ainda, fazer upload de arquivos e inserir vídeos do Youtube em suas apresentações e materiais de apoio.

Dica: use os treinamentos EAD para manter a atualização de todo o time sempre em dia

É importante destacar, no entanto, que sempre que houver qualquer atualização de estratégia, posicionamento, produtos ou serviços, as devidas atualizações devem ser comunicadas para todas as partes.

E é aí que os treinamentos EAD podem facilitar o compartilhamento de novidades, gerando uma rápida absorção para os franqueados e demais colaboradores. Uma forma de trazer mais motivação para a equipe, promover maior engajamento com a sua filosofia de marca e, consequentemente, incentivar o sucesso de todas as unidades de negócio.

E você, ficou com alguma dúvida sobre a importância de realizar treinamentos EAD sempre que possível junto aos seus franqueados? Deixe aqui nos comentários que faremos o possível para responder!

COMPARTILHE
Artigo anterior17 franquias baratas para conhecer na ABF Expo
Próximo artigoFeira de franquias da ABF começa amanhã, em São Paulo
A Central do Franqueado é uma solução inovadora para facilitar a gestão, o suporte e a comunicação de redes de franquia. Para isso, a plataforma conta com as funcionalidades essenciais para acompanhar as unidades franqueadas.O sistema é dividido em quatro módulos que atendem perfeitamente as demandas de gerenciamento de conteúdos, manuais, treinamentos, comunicados, compras e suporte. A Central do Franqueado é uma plataforma online - sem necessidade de instalação.

DEIXE UMA RESPOSTA