De olho no crescimento de brasileiros interessados em garantir experiência fora do país, a Viva Intercâmbio é uma opção interessante para quem busca por franquias de turismo. A rede é especialista em programas de cursos de idiomas voltados para estudos e trabalho, college, au pair, high school, graduação e pós-graduação no exterior.

Fundada em 2009 em Belém do Pará, a Viva Intercâmbio surgiu no mercado com o intuito de proporcionar aos estudantes do estado melhores oportunidades de vivência no exterior, atrelados à experiência de estudos ou trabalho. Desde a criação, a marca já possibilitou a ida de mais de 5 mil intercambistas para o exterior, para vivenciarem desde programas de verão até cursos de graduação e pós-graduação em universidades estrangeiras.

O mercado de viagens e, principalmente, de roteiros voltados para estudos e trabalho no exterior, passa por intenso crescimento no Brasil. Para se ter uma ideia deste “boom”, de acordo com a Associação Nacional de Agências de Intercâmbio (Belta), em 2003 cerca de 34 mil pessoas foram para o exterior em busca de intercâmbio estudantil ou profissional. Já em 2015, o número de viajantes subiu para 220 mil.

Ainda de acordo com a Belta, entre os anos de 2015 e 2017, o número de intercambistas entre 18 e 21 anos dobrou: de 40,2 mil para 90,9 mil. A Associação também demonstra que a maioria dos estudantes que foram para fora do Brasil, foram em busca de curso de idiomas (46,4%), enquanto 12,1% foram com o objetivo de cursar a graduação. A Belta ainda informa que a maior procura da maioria dos viajantes (30,5%) é por cursos de curta duração.

Diferenciais Viva Intercâmbio

Desde 2009, a Viva Intercâmbio segue investindo em ampla estrutura de suas unidades franqueadas – atualmente, são seis franquias em operação. Presente nas regiões Norte e Sudeste, a Viva apresenta capacidade de atendimento em todo o país, com potencial de ampla abrangência e consolidação da marca.

Os consultores da Viva possuem a vivência do intercâmbio e mais de dez anos de experiência no mercado, o que permite que os serviços da marca sejam oferecidos com mais propriedade e segurança.

Além dos serviços oferecidos pelas unidades físicas, a empresa produz conteúdo para mídias sociais, potencializando a presença da marca em outros setores do mercado e atraindo clientes. Os conteúdos são voltados para informação e entretenimento, com dados mais aprofundados sobre programas de intercâmbio existentes no país, com opções de países e cidades em que a Viva possui parcerias.

Modelos de negócio

A Viva Intercâmbio é uma franquia barata de turismo. Com investimento a partir de 45 mil reais, a marca oferece o modelo de franquia de loja, que deve possuir dimensões a partir de 30 metros quadrados.

Os franqueados ainda podem contar com a possibilidade de iniciar a operação da franquia no modelo home office, mediante aprovação para a região em que será instalada.

A Viva conta com parcerias com diversas escolas e organizações internacionais, o que garante que a marca tenha imagem consolidada internacionalmente e confiança no mercado de intercâmbio.

A franqueadora não cobra royalties, o que proporciona um retorno financeiro mais rápido e satisfatório. Com prazo de retorno de 12 a 18 meses, a franquia tem faturamento médio mensal de 100 mil reais e lucratividade de 20% a 40%.

Suporte e treinamento

Aos franqueados, a Viva Intercâmbio oferece suporte completo em todas as fases de implantação da loja. O empreendedor ainda conta com treinamentos em gestão de produtos, gestão financeira e vendas.

O treinamento inicial acontece de forma presencial. O coordenador da franqueadora visita as unidades antes da abertura e realiza treinamento intensivo com franqueado e equipe, com introdução aos produtos, setores administrativo, financeiro e comercial. Depois, os treinamentos acontecem no esquema de reciclagem, de forma periódica e virtual, além da participação em eventos com parceiros da marca.

A Viva organiza ainda eventos da marca para aprimoramento dos serviços e funções com parceiros internacionais. O franqueados contam também com a Famtrip, viagens de reconhecimento de países e escolas para imersão nas culturas internacionais.

A marca busca por novos franqueados nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, com perfil dinâmico e idade entre 27 a 45 anos.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre esta franquia.

COMPARTILHE
Artigo anteriorUPTIME: franquia de idiomas com alta lucratividade
Próximo artigoAcquazero lança modelo de máster franquia
Luísa Campos
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Escolheu essa profissão pela paixão por escrever. Agora, descobriu que pode se reinventar e continuar contando histórias de sucesso em negócios, tecnologia e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA