Na hora de implementar um ERP em sua companhia, é comum que os franqueadores fiquem receosos em relação aos desafios que devem enfrentar no período inicial.
A verdade é que essa mudança pode realmente ter alguns obstáculos, afinal é um novo processo para a companhia, seus colaboradores e franqueados.
Entretanto, os ganhos de produtividade, conhecimento e competitividade que o ERP pode trazer para a franqueadora fazem essa decisão valer a pena!
Pensando nisso, elencamos alguns das possíveis questões que a sua rede pode enfrentar durante a implementação de um ERP e as soluções para superá-los.
Seleção do sistema de gestão
Ao decidir incorporar um sistema ERP à sua rede, a primeira dificuldade que as franquias costumam enfrentar é a escolha do fornecedor.
É importante que o parceiro atenda a rede em todas as suas frentes, conheça as particularidades do seu segmento e esteja apto a fazer personalizações, caso elas sejam necessárias em algum momento.
Justamente por conta disso, o franqueador deverá dedicar tempo à essa busca, entender quais são as vantagens e soluções que cada sistema apresenta para a sua rede e verificar se ele é adaptado para o mercado de franchising.
Custo e orçamento
Outro ponto ao implementar um ERP na sua companhia é a busca pelo equilíbrio entre os custos e orçamento da rede.
O mais indicado como solução é que as franqueadoras realizem uma boa análise de custo-benefício e estabeleçam um orçamento que esteja de acordo com os valores praticados no mercado.
Treinamento para os colaboradores
Dependendo do ERP escolhido, a complexidade e a dificuldade nos treinamentos para os colaboradores representam outro desafio durante a implantação.
Nesse contexto, é aconselhável que a franqueadora apresente primeiro as vantagens que o software deve proporcionar, principalmente no que diz respeito à economia de tempo, produtividade e qualidade de tempo empregado nas tarefas.
Também é importante escolher um ERP que tenha um bom treinamento, uma interface intuitiva para facilitar o processo de transição entre os sistemas e suporte de qualidade para atender os usuários no dia a dia.
Integração e migração de dados
A integração e migração de dados também pode ser um tanto desafiadora inicialmente. Normalmente, as franqueadoras precisam integrar o ERP com sistemas já em uso, como PDV e CRM.
Nesse caso, a melhor solução é planejar cuidadosamente a integração e testar rigorosamente as interfaces para evitar a perda ou duplicidade de informações.
Lembre-se de ter sempre um backup atualizado para o caso de algum processo não funcionar corretamente e precisar ser refeito.
Conheça o Solutto, ERP mais indicado para as franqueadoras
Como você pôde notar, iniciar a implementação de um ERP pode ser desafiador à primeira vista, mas também é um caminho para elevar os resultados e colocar sua marca em um novo patamar de expansão.
Nesse sentido, ao contar com um sistema como o Solutto, que é um dos mais conhecidos para o sistema de franquias, as companhias podem simplificar a administração e acelerar o seu crescimento. Para isso, o sistema oferece uma série de módulos, com recursos que visam atender todas as necessidades do franchising.