O marketing de conteúdo pode ser um aliado e tanto para redes de franquias. Com estratégias efetivas e acessíveis, é possível utilizar conteúdo para alavancar o crescimento de uma marca, trazendo mais franqueados.

De acordo com dados da Marketo, 93% das empresas B2B consideram que o marketing de conteúdo gera mais leads do que estratégias tradicionais de marketing. No universo do franchising, essa também pode ser uma realidade.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Enquanto feiras e eventos de franquias, por exemplo, são oportunidades pontuais para se conectar com potenciais franqueados, as estratégias de conteúdo são aplicáveis durante todo o ano, gerando um volume constante de novos candidatos.

Além disso, esse tipo de ação também ajuda na consolidação da marca, visto que contribui para a visibilidade e para a percepção de que sua rede tem, de fato, conhecimento de mercado. O conteúdo vai mais longe que uma simples ação de link patrocinado e vai construindo resultados a longo prazo.

Atraindo mais interessados

O conteúdo pode ser um grande aliado na hora de despertar o interesse de investidores em potencial para sua franquia – e, consequentemente, quanto mais interessados, mais chances você tem de fechar negócios.

Um dos caminhos para isso é por meio de estratégias de SEO, sigla que vem de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução). Lançando mão de técnicas de SEO é possível melhorar o posicionamento do seu site em buscadores como o Google, tornando-o visível para quem está pesquisando sobre franquias. Os resultados são promissores: uma pesquisa da Ascend2 apurou que 72% dos profissionais de marketing consideram criação de conteúdo a estratégia mais efetiva de SEO. Aqui, páginas ricas em conteúdo ou um blog da sua marca podem fazer toda a diferença.

Você também pode buscar esses interessados produzindo conteúdos especiais e disponibilizando-os para download. É uma boa forma de gerar mais leads para a sua base de contatos, uma vez que você oferece algo “em troca” das informações do cadastrado.

Além de uma produção de conteúdo própria, há também a possibilidade de firmar parcerias para atrair candidatos com conteúdo. Aqui, vale investir em anúncios em portais especializados em franquias e no trabalho de uma assessoria de imprensa, que pode te ajudar a aparecer em publicações que já têm um público cativo e bom posicionamento em buscas.

Candidatos mais qualificados

Investir em conteúdo não te ajuda a atrair qualquer candidato. Uma das grandes vantagens do conteúdo é que essa é uma oportunidade de atrair pessoas que têm mais a ver com o seu negócio.

Com conteúdos claros e objetivos sobre a franquia, os candidatos já preenchem o formulário de interesse sabendo pelo menos o básico. Isso quer dizer que, tecnicamente, as pessoas que decidem se cadastrar têm disponibilidade de capital conforme o investimento informado, se identificam com a marca e estão realmente dispostos a se tornar franqueados.

Em resumo, o conteúdo te ajuda a conquistar leads mais qualificados para a base. Isso vai impactar diretamente o trabalho da sua equipe de vendas: com candidatos mais adequados ao perfil da rede, os vendedores podem ser mais assertivos nos contatos, aumentando a produtividade e a taxa de conversão.

Preparando leads para fechar negócio

Mesmo apostando em conteúdo para gerar leads mais qualificados, nem todos os contatos que chegam até você estão prontos para tomar uma decisão. Se esse for o caso, o conteúdo também é uma das melhores formas de preparar o lead para fechar negócio.

Para qualificar os leads a nutrição por ciclos de e-mails é uma ótima pedida: além de te ajudar a aproximar o candidato da decisão pelo negócio, essa é uma ação que pode ser automatizada, deixando sua equipe de vendas livre para os contatos que já estão “no ponto”.

É aí que entra o conteúdo. De acordo com dados da Demand Gen Report, 47% dos compradores conferem de três a cinco conteúdos antes de se engajarem com um representante de vendas. Enviando materiais que contribuam para esclarecer dúvidas e enriquecer o conhecimento dos leads tanto em relação ao seu negócio quanto ao mercado em que você atua, é possível deixar o candidato mais seguro e a “preparar o terreno” para um contato mais direto.

Como o Guia Franquias de Sucesso usa conteúdo para impulsionar redes

Convencido de que o conteúdo ajuda a trazer mais franqueados para a sua rede de franquias? Então, o Guia Franquias de Sucesso pode ser o seu próximo passo na implantação dessa estratégia.

Fundado por jornalistas com passagem pelas redações de Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Valor Econômico, o Guia valoriza o conteúdo. Com publicações novas todos os dias, as matérias do portal são produzidas por profissionais da área da comunicação – incluindo os conteúdos de anunciantes. Anunciando no Guia você não precisa se preocupar com criação: a partir das informações enviadas pela franquia, nossa equipe produz todos os materiais para gerar mais leads qualificados para sua rede.

Além disso, você pode aparecer também em conteúdos que já estão bem posicionados nos buscadores e recebem visitantes interessados em franquias todos os meses. Atualmente, o Guia recebe cerca de 150 mil visitantes e gera aproximadamente 8 mil novos leads a cada mês.

Quer saber mais sobre como anunciar conosco? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para [email protected] e descubra como anunciar no Guia!

DEIXE UMA RESPOSTA