Cuidar da expansão de uma franquia não é uma tarefa simples. No processo, não basta apenas lançar mão de boas estratégias de divulgação e captação de leads, ou contar com uma equipe super qualificada para vender a sua marca – é preciso que tudo isso caminhe junto com a atração dos candidatos certos para que a expansão seja realmente efetiva.

Embora a geração de leads seja uma etapa crucial para uma expansão de sucesso, fazer isso “de qualquer jeito” pode acabar atrapalhando ao invés de ajudar, fazendo com que você perca tempo, energia e dinheiro com contatos que não vão ser convertidos em franqueados. Nesse ponto, a qualidade dos contatos é mais importante que a quantidade de leads gerados.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Imagine, por exemplo, um buffet especializado em casamentos que começa a captar leads em um site de eventos. Após alguns dias de campanha, a empresa conseguiu uma base com vários leads interessados em fornecedores de eventos; mas, isso não significa necessariamente que esses leads são clientes em potencial. Ao entrar em contato para fazer orçamentos, a empresa pode descobrir que muitos estão dos leads planejando festas de aniversários ou formaturas – eventos que o buffet não atende.

Com isso, alguém da equipe de vendas gastou um tempo desnecessário com pessoas que não iam fechar negócio com a empresa. Por outro lado, se a empresa capta leads em um site para noivas, ela vai receber contatos de pessoas que realmente podem contratar o buffet para o casamento.

Com franquia isso não é diferente. Ter uma gigantesca base de contatos não vai te ajudar a vender sua marca se esses leads estão interessados em outro tipo de negócio. As chances de que alguém que quer investir em uma franquia de serviço home based acabe comprando uma franquia de loja de shopping, por exemplo, são bem pequenas. Quanto mais próximo o interesse do lead estiver do seu negócio, maiores são as chances de conquistar um novo franqueado.

Pensando nisso, o Manual do Sucesso separou algumas dicas que podem contribuir para a atração dos candidatos certos para sua franquia. Olha só!

Definindo o candidato certo

Ok, você quer atrair o candidato certo para a sua franquia. Mas, quem é esse candidato? Definir qual é o perfil dos franqueados desejados para sua rede e o primeiro passo para começar a procurar por eles.

Coloque no papel as características e pré requisitos do candidato perfeito: idade, tipos de experiências profissionais, formação, hábitos e interesses. Com isso claro, fica mais fácil visualizar contextos e ações que podem ser úteis para atrair essas pessoas para o seu negócio.

Muita gente que quer investir em franquia já começa a pesquisar opções sabendo em que segmento prefere atuar – quem deseja trabalhar com beleza busca por redes que trabalham com cosméticos ou serviços de estética, quem quer estar no mercado de educação vai ficar de olho em franquias de escolas profissionais e de idiomas, e por aí vai. De forma semelhante, há quem comece essas pesquisas partindo de uma ideia de modelo ou faixa de investimento, buscando por franquias para trabalhar em casa, franquias até 100 mil reais, franquias para abrir em um quiosque e assim por diante.

Tendo isso em mente, é possível trabalhar com esses segmentos para atingir o público certo, fazendo com que candidatos que têm tudo a ver com o seu negócio (ou que, pelo menos, têm alguma chance de se interessar por ele) cheguem até você.

Revele as informações que importam

Para que o candidato certo para sua franquia chegue até você, ele precisa entender qual é a proposta do negócio. Algumas informações são super importantes para atrair o perfil de candidato ideal, pois podem ser decisivas para quem está pensando em investir.

Portanto, uma das primeiras coisas a fazer é organizar o site da sua franquia com as informações mais relevantes colocadas de forma clara. É como uma vitrine de loja: os produtos exibidos, as etiquetas com os preços e o visual geral fazem com que as pessoas entrem na loja ou não.

A faixa de investimento da franquia é uma dessas informações importantes. Muitas vezes, quando começam a pesquisar por franquias, as pessoas já têm uma ideia de quanto podem investir no negócio e esse é um ponto crucial para avançar ou não o interesse em uma rede. Se a sua franquia custa 200 mil reais, por exemplo, atrair alguém que tem capital disponível de 50 mil reais para investir não é muito efetivo.

As indicações de perfil do franqueado também são fundamentais, especialmente em franquias que buscam características específicas – como uma franquia de farmácia que exige que os franqueados sejam farmacêuticos formados, ou uma franquia de consultoria que pede por experiência empresarial.

Quanto mais informações um candidato conseguir reunir sobre a sua franquia, maior a probabilidade de que aqueles que chegam até você estejam mais preparados para fechar negócio.

Além disso, ao contrário do que alguns podem pensar, não disponibilizar informações como estratégia para que mais pessoas deixem seu nome e e-mail para saber mais não vai fazer com que você tenha mais contatos. De acordo com uma pesquisa do Hubspot, apenas 29% das pessoas querem falar com um vendedor para conseguir mais informações sobre um determinado produto, enquanto 62% preferem consultar uma ferramenta de busca. Portanto, é seu papel facilitar essas informações, sem esperar que as pessoas entrem em contato com a empresa para obter até os dados mais básicos.

Atenção ao formulário de interesse

Um candidato conferiu as informações sobre a sua franquia, ficou interessado em receber mais detalhes e foi se cadastrar para saber mais. O formulário de interesse é uma excelente maneira de continuar o processo de atração de um candidato certo.

O primeiro cuidado que você deve ter nesse sentido é com os dados que vai pedir no formulário. Independente da quantidade de informações que o candidato reuniu até aqui, pedir no formulário itens mais sensíveis, como números de documentos, pode acabar afastando o interessado.

Voltando para o exemplo da loja: imagine que você olhou a vitrine e se interessou pelo produto e achou o preço justo. Quando você resolve entrar para conferir de perto e vai passar pela porta, um vendedor aparece e exige que você entregue seu CPF para prosseguir. Nada bacana, certo? A sensação pode ser parecida no preenchimento de um cadastro para receber mais informações.

Segundo dados da BrightTALK, 79% dos especialistas de marketing B2B consideram que a quantidade ideal de campos em um formulário de cadastro online é de três a cinco campos, enquanto 16% acreditam que seis ou mais campos seja o ideal. Isso não é muito, mas é o suficiente para captar informações essenciais (como nome, e-mail e telefone) e ainda incluir alguma questão que te ajude a filtrar o perfil do candidato e entender quão perto ele está de tomar uma decisão. Entre essas questões, pode-se pedir a cidade em que o candidato deseja abrir uma unidade da franquia, quanto ele projeta investir no negócio e quando ele planeja fazer isso.

Equilibrando as informações, sem criar um formulário muito extenso e detalhado nessa fase do processo, você consegue atrair mais candidatos e não deixa de saber um pouco mais sobre eles. Dados mais aprofundados podem ser requisitados em momentos mais oportunos, conforme o candidato avança no processo de seleção.

Divulgue sua franquia nos lugares certos

Para atrair os candidatos certos, você precisa que sua franquia seja vista por essas pessoas. Tornar sua marca conhecida no mercado e fazer a divulgação nos lugares ideais são dois passos muito importantes no processo de atração de candidatos.

Aqui, vale marcar presença nas redes sociais relevantes para o público que você deseja atingir, participar de feiras e eventos de franchising, investir em campanhas de links patrocinados e em estratégias de SEO para otimizar seu posicionamento nos resultados orgânicos das buscas do Google – tudo que fizer sentido para atingir o seu perfil de candidato ideal.

Apostar na divulgação da sua franquia em um portal especializado é uma das melhores maneiras de atrair os candidatos certos. Além de falar com uma audiência mais qualificada, que já está no caminho para investir (o que não acontece em ambientes como o Facebook, por exemplo), a marca ganha mais credibilidade por aparecer em um contexto de pesquisa, junto a outras informações sobre o mercado.

Clique aqui e saiba mais sobre como tornar sua franquia conhecida no mercado.

Como o Guia Franquias de Sucesso pode te ajudar a atrair os candidatos certos

Com pouco mais de um ano de existência, o Guia Franquias de Sucesso tem mais de 1,5 mil conteúdos posicionados nos primeiros resultados do Google e recebe cerca de 100 mil visitantes todos os meses. Esse público todo está no portal procurando por mais informações para investir em franquia.

Anunciando sua franquia no Guia, você não só aparece para uma audiência qualificada, com interesse geral em franchising, mas também tem a oportunidade de se inserir em segmentos específicos para impactar diretamente os candidatos mais adequados para o seu negócio. Com planos que colocam as redes em e-books e galerias segmentadas por área de atuação, faixa de investimento e modelos de franquias, sua marca pode figurar em contextos relevantes e que já estão bem posicionados nas buscas.

Todo o conteúdo do Guia é produzido por profissionais de comunicação, o que garante um material de qualidade e com informações relevantes para que os potenciais candidatos consigam avançar em seu processo de pesquisa, chegando até as empresas mais conscientes e preparados para fechar negócio.

Um bom exemplo disso é a Cuidare, rede de franquias de cuidadores de pessoas. Em sete meses de parceria com o Guia Franquias de Sucesso, a marca já conseguiu comercializar 27 novas franquias e tem 15 outras unidades em negociação para abertura até o final de 2017. Tudo isso graças a atração dos candidatos certos: a Cuidare está inserida em listas de franquias relacionadas a seu segmento, em e-books específicos e em conteúdos direcionados especialmente a quem se interessa por esse tipo de negócio.

“Desde que fechamos com o Guia, a Cuidare conquistou fortalecimento de marca, presença maior na internet e credibilidade”, afirma Daniel Costa, responsável pela expansão da rede.

Também quer atrair candidatos mais qualificados para sua franquia? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para [email protected] e descubra como anunciar no Guia Franquias de Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA