Focada no crescente mercado de serviços voltados à população de terceira idade, a Cuidare, rede de franquias de cuidadores de idosos, está em plena expansão. A marca oferece modelos enxutos de franquia, com investimento a partir de 25 mil reais.

Hoje, a Cuidare conta com unidades em 17 estados brasileiros. São 35 unidades em operação, com a unidade própria localizada em Natal. O foco da expansão são as regiões Sul e Sudeste.

Fundada em 2013, a marca está há menos de dois anos expandindo via franchising. A atuação no mercado de franquias foi motivada pela alta demanda pelo serviço de cuidadores de pessoas, especialmente de pessoas idosas.

Seguindo uma tendência global, a população idosa aumenta a cada dia no Brasil, gerando oportunidades para quem quer atuar no setor. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que este segmento corresponde a 12,5% da população.

Números do IBGE também apontam para o potencial do segmento: o Brasil tem 29,6 milhões de pessoas acima de 60 anos, sendo que, em quatro anos, a quantidade de idosos aumentou 18,8%. De acordo com o estudo, até 2050 a terceira idade representará 30% da população. Outra boa notícia para quem pretende investir no segmento, é que a preocupação com a saúde na velhice é prioridade para a maior parte dos brasileiros: 77% da população, segundo pesquisa da QualiBest em parceria com a Pfizer.

Além do atendimento a pessoas idosas, a Cuidare também oferece serviços a crianças e adultos, pessoas em situação de pós-operatório ou quaisquer outros casos que necessitem de cuidado domiciliar.

Perfil do franqueado

A Cuidare é uma opção de investimento interessante para os profissionais da saúde que desejam abrir uma microfranquia neste ramo, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e farmacêuticos, entre outros.

Mas, não é exigência ter formação nem experiência prévia no setor – a franqueadora também oferece espaço para candidatos com perfil empreendedor.

A marca oferece serviços de acompanhamento parcial (eventual) ou integral (mensal), dia, noite e em fins de semana. Os serviços incluem atividades de lazer, como caminhadas e acompanhamento a eventos e cuidados específicos, como banho, curativos, reabilitação, entre outros.

Taxas, suporte e treinamento

A Cuidare conta com três diferentes tipos de negócio: franquia para cidades com mais de 500 mil habitantes; unidade em cidades com o número de habitantes entre 500 mil e 100 mil; e, por fim, franquia para cidades com menos de 100 mil habitantes.

As taxas de franquia são, respectivamente de: 30 mil, 25 mil e 20 mil reais. Mas, promocionalmente (para as primeiras 50 unidades), a marca está oferecendo taxa de franquia de 25 mil reais também para cidades acima de 500 mil habitantes.

Os custos de início da operação variam conforme o tipo de unidade escolhida. O faturamento mensal de uma unidade pode chegar a 55 mil reais mensais no primeiro ano de atuação, com perspectiva de retorno do investimento entre 6 a 12 meses.

Os custos das unidades franqueadas são bastante enxutos, com exigência de capital de giro de apenas 1 a 2 mil reais por mês e royalties fixos (valor de 1 a 1,5 salários mínimos).

As despesas com funcionários – os cuidadores – só iniciam a partir do fechamento dos primeiros contratos e a cobrança de royalties só é feita a partir do quarto mês de operação.

Com quatro anos de atuação no mercado com unidade própria, a rede oferece todo o know-how do negócio ao franqueado por meio de um treinamento de três dias, que inclui vivência prática.

Atividades de um cuidador

Para ter sucesso no negócio, o franqueado precisa ter clareza das atividades e da rotina própria de um cuidador. Isso vai ajudar tanto na orientação de funcionários quanto no atendimento ao público, equilibrando expectativas.

Segundo Daniel Costa, diretor de expansão da franquia, é comum que haja conflito entre as atividades desenvolvidas pelo cuidador e as que envolvem afazeres domésticos ou responsabilidades técnicas ligadas à saúde.

Dessa forma, cuidados com a higiene e com a alimentação, acompanhamento em consultas médicas e auxílio na locomoção são atividades que fazem parte da rotina de um cuidador.

Quanto à administração de medicamentos, é preciso saber fazer a divisão do que pode ou não ser assumido pelo cuidador.

Administrar e controlar o uso de remédios de via oral, fraldas e curativos são funções que podem estar presentes no trabalho. Já a aplicação de medicamentos, via endovenosa, deve ser reservada a profissionais de Home Care; a Cuidare não desempenha procedimentos invasivos.

Casos de sucesso

De acordo com Daniel Costa, com apenas cinco clientes no primeiro ano já é possível que o franqueado tenha retorno do capital investido.

“Nosso franqueado de João Pessoa, por exemplo, fechou 24 contratos (clientes) nos 12 primeiros meses de operação, o que indica um público crescente para nossos serviços”, conta o diretor de expansão da franquia.

Outro exemplo de sucesso é o de Nathália Dias do Carmo. Insatisfeita com o salário que ganhava na rede pública de saúde, a enfermeira juntou algumas economias e apostou em uma microfranquia Cuidare. Segundo ela o retorno do investimento aconteceu em menos de seis meses.

Já para a franqueada Jéssica Ramalho o suporte operacional e o apoio na gestão e marketing oferecidos pela rede fizeram toda a diferença. “Acredito que foram esses itens que me ajudaram a ter sucesso em minha unidade em tão pouco tempo. Mesmo sendo da área de saúde, talvez eu não conseguisse iniciar minha empresa do zero sem este auxílio”, afirma.

Contato

Interessados em adquirir uma franquia Cuidare, podem entrar em contato com o diretor de expansão Daniel Costa pelo e-mail: expansao@cuidarebr.com.br ou pelos números (11) 94971- 9773 (whatsApp).

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao GUIA FRANQUIAS DE SUCESSO pela reportagem sobre a nossa franquia CUIDARE.
    Sou DANIEL COSTA – diretor de expansão da rede, fiquei feliz quando li sobre nosso negócio no site. Quem tiver dúvidas sobre a CUIDARE- CUIDADORES DE PESSOAS, Pode me chamar no whatsapp, e-mail ou telefone, que terei o prazer de falar sobre este modelo de negócio incrível.

    expansao@cuidarebr.com.br
    (11) 40955331 – fixo
    (11) 94971- 9773 (whatsapp)

  2. Boa tarde,
    Gostaria de saber mais sobre a franquia Cuidare, se viabilizar teria interesse para formatar em Curitiba.PR.
    Estou também baixando o whats, para falarmos.

  3. Tenho um ponto muito bom para abrir uma padaria e confeitaria sou o proprietário uma loja de 252m

DEIXE UMA RESPOSTA