Há quem diga que empreender é um talento nato, que se nasce com ele, mas já dizia a famosa frase de Thomas Edison: a genialidade é composta de 1% de talento e 99% de esforço. Uma ótima saída para garantir maior conhecimento é procurar por cursos especialmente criados para empreendedores.

Disponíveis para pessoas de todas as escolaridades e níveis financeiros, as opções de cursos variam desde cursos livres até graduações e MBAs, abordando áreas e temas que auxiliam desde o planejamento até a rotina do negócio.

Sérgio Dias, sócio-diretor da SDIAS Consultoria, afirma que os cursos são especialmente produtivos para quem deseja começar um negócio.

“Qualquer curso ou capacitação é producente, principalmente para quem está iniciando um negócio e precisa de informação e conhecimento sobre o mercado, modelos de negócio e gestão do empreendimento”, avalia o especialista.

Para obter sucesso em um empreendimento, é extremamente necessário que o empreendedor possua a maior quantidade possível de conhecimento sobre a área que está entrando e absorva o máximo possível de know how.

Escolhendo seu curso

O primeiro passo para escolher um curso é definir o seu objetivo. Novos cursos de empreendedorismo e franchising surgem a cada dia, mas é importante escolher qual tipo de conhecimento se está buscando.

Sérgio explica que nos cursos superiores e pós-graduações esses ensinamentos são abrangentes e de certa forma acadêmicos. Já nos cursos livres e de extensão, os assuntos são tratados com mais especificidade e foco.

Para o consultor, um curso de empreendedorismo ou de franchising com qualidade deve ter uma grade de conteúdo adequada ao tema e focada na capacitação do participante para o modelo de negócio. Além disso é necessário que seja ministrado por profissionais experientes, atuantes e conhecedores do setor. Facilitadores sem a devida experiência prática muitas vezes deixam de passar aos participantes desses cursos as informações não acadêmicas, que somente são conhecidas e vivenciadas pela prática no setor.

É preciso também cuidado e paciência na hora de escolher um curso a ser feito. Sérgio aconselha que, antes da matrícula, seja feita uma boa pesquisa sobre a qualidade e eficácia do curso.

“Primeiramente, avalie a entidade que oferece e patrocina o curso. Analise o conteúdo e o facilitador que irá conduzir as aulas. Finalmente, busque informações com pessoas que tenham participado do curso em edições anteriores e veja suas recomendações e críticas”, aconselha o consultor.

A escolha do curso também deve levar em consideração o investimento necessário e como tal dinheiro investido retornará como conhecimento. As opções disponíveis são variadas, e por isso é extremamente necessário que exista um foco na hora da escolha e da realização do curso, colocando tudo na ponta do lápis.

A seguir, você confire algumas das opções disponíveis de cursos sobre empreendedorismo ou franchising.

MBA em Gestão de Franquias

O MBA em Gestão de Franquias é fruto de uma parceria entre a PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Esse é o primeiro e único MBA de gestão de franquias de todo o Brasil, com o objetivo de promover estudos aprofundados da gestão de negócios alinhado às especificidades do setor de franquias.

O MBA é destinado a todos os profissionais que estão no setor de franchising, desde franqueadores a franqueados, prestadores de serviço e consultores. Com 500 horas/aula, o curso conta com carga horária presencial, a distância e trabalho de conclusão de curso.

Para candidatar-se, é necessário possuir diploma de formação superior reconhecido pelo MEC, e é desejável que o candidato possua cinco anos de experiência profissional relevante. Para saber mais, acesse site oficial do MBA.

ABF Educação

A ABF Educação é o portal de cursos da Associação Brasileira de Franchising, com cursos que variam desde o mais básico, para quem está pensando em entrar no mundo das franquias, até para quem deseja se especializar e aperfeiçoar seus conhecimentos.

A instituição conta com cursos com as mais diversas cargas horárias, com opções de cursos presenciais e a distância. Confira mais informações e os cursos disponíveis no portal oficial da ABF Educação.

Graduação Tecnológica em Gestão de Franquias

Criado através de uma parceria da ABF Rio com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), o curso superior em franchising vai conferir grau de tecnólogo aos alunos.

A duração da graduação é de dois anos e o foco está tanto em pessoas que já trabalham na área de franquias e desejam um diploma superior quanto em quem quer reunir mais conhecimento sobre o assunto. O objetivo é formar profissionais capacitados a desenvolver atividades em franchising e aprofundar conhecimentos em gestão de negócios.

Lançado no Rio de Janeiro, na 11ª Expo Franchising de 2017, a primeira turma está prevista para o primeiro semestre de 2018. Acesse o site da UVA para mais informações sobre o curso.

Cursos da Endeavor

Com cursos gratuitos sobre diversos assuntos importantes para a carreira de empreendedores de todos os níveis, a Endeavor é procurada por diversos públicos que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre negócios.

Além dos tradicionais cursos online, com cargas horárias variáveis, a Endeavor também oferece minicursos por e-mail, opção prática para quem não possui muito tempo livre.

Mesmo não oferecendo certificado de conclusão, os cursos da Endeavor oferecem uma capacitação interessante para quem deseja empreender. Conheça as opções disponíveis na plataforma oficial da Endeavor.

Cursos da Anpei

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) conta com uma divisão de cursos chamada EDUCANPEI. Com cursos presenciais em diversas regiões do Sudeste brasileiro, a fundação também disponibiliza seus cursos na modalidade in company, ou seja, dentro de uma empresa específica.

Conheça os cursos e as modalidades no portal da EDUCANPEI.

Cursos do Sebrae

O portal online do Sebrae conta com uma grande diversidade de cursos diferentes, presenciais, online, gratuitos e pagos. É possível, inclusive, criar uma busca de cursos baseado no momento em que você está: querendo abrir um negócio ou já com seu negócio próprio.

Com objetivos e cargas horárias variadas, você pode conferir os cursos online no portal EAD do SEBRAE e os presenciais procurando pelo SEBRAE do seu Estado.

Cursos do Senac

Com cursos em todos os níveis, desde livres, extensões até os técnicos, graduações e pós-graduações, o SENAC oferece opções para todos os tipos de empreendedores.

O investimento é acessível e as opções mais interessantes para os empreendedores estão na área de comércio e gestão. Caso você se interesse por cursos presenciais, procure o SENAC do seu Estado.

Cursos online ou cursos presenciais?

Muitas pessoas ficam em dúvida se devem se inscrever em cursos de franchising e empreendimento na modalidade presencial ou à distância. As duas opções são válidas e contam com suas vantagens e desvantagens; por essa razão, depende de você analisar quais são as suas necessidades e qual tipo de curso se adapta melhor ao seu estilo de vida e objetivos.

Sérgio afirma que os cursos online possuem como maior vantagem a flexibilidade de horários e locais em que é possível desenvolvê-los. Essa modalidade é muito procurada por pessoas com poucos horários disponíveis ou que moram em regiões sem muitas opções por perto, situações em que a possibilidade de estudar pela internet é mais viável.

Porém, nos cursos online, é necessário possuir muita disciplina e organização para dar conta dos estudos e das outras obrigações. Por não possuir um horário fixo, é preciso se policiar para que não haja problemas.

Além disso, cursos online podem dificultar na hora de tirar dúvidas pontuais, por não possuir algum instrutor ou professor presente no momento da aula. A dica é anotar todas as dúvidas para não esquecer e procurar pelas respostas, e planejar anteriormente em quais horários você realizará o curso.

As vantagens dos cursos presenciais também são muitas. Por possuir um horário marcado e local fixo, os cursos presenciais acabam se introduzindo mais facilmente na rotina, devido a essa obrigação de se locomover de uma determinada forma.

Além disso, os cursos realizados presencialmente são oportunidades ótimas de criar networking com outros empreendedores da sua região. Por ter um professor ou instrutor no local, a retirada de dúvidas é mais instantânea e certeira, garantindo que você realmente aprenda o que está sendo ensinado.

Mesmo assim, existem também as desvantagens dessa modalidade: principalmente ao falarmos de cursos livres, imprevistos que te impossibilitem de frequentar o curso podem fazer com que você fique com um conhecimento defasado, inclusive simbolizando um prejuízo financeiro do investimento feito.

Uma boa dica é conversar com empreendedores que você já conhece e com um perfil mais parecido com o seu, com o qual você se identifique. Pergunte quais cursos a pessoa fez ou já ouviu falar bem sobre, pois assim você já terá ao menos uma opinião de confiança.

A maioria das empresas e instituições que cedem cursos pagos também dão a opção de aulas experimentais ou material gratuitos para que o interessado possa conhecer um pouco mais sobre o curso e verificar se aquilo é o que está procurando. Não sinta vergonha de pedir o máximo de informações possíveis, afinal, é o seu dinheiro que está sendo investido.

Fazer cursos específicos sobre empreendedorismo ou franchising é uma das melhores formas de aprender coisas novas e lapidar seu capital intelectual, abrindo novas possibilidades para a sua carreira. Independentemente de qual for a opção escolhida por você, o importante é garantir renovação de conhecimento e estar aberto a novas possibilidades para seu negócio, além de estar pronto para se esforçar.

DEIXE UMA RESPOSTA