No mercado desde 2012, a Sobrancelhas Design se especializou no nicho de cuidados com as sobrancelhas, e atuar com um mercado específico tem rendido ótimos frutos.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a marca figura entre as 50 maiores redes do franchising, disputando espaço com algumas das mais tradicionais companhias do país.

A rede ainda foi reconhecida por 4 anos consecutivos com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, e por 5 anos com o prêmio de Melhores Franquias do País pelo Serasa e Editora Globo.

Nessa edição do Franchise Insider, Alisson Ramalho, vice-presidente do Grupo Sobrancelhas Design, conta como o negócio prosperou através dos anos e quais são os segredos para ter uma operação que está presente em todos os estados brasileiros e atende mais de 4 milhões de clientes por ano.

O  caminho de uma das maiores franquias do Brasil

Cinco anos é um tempo relativamente curto no franchising, mas o Grupo Sobrancelhas Design conseguiu crescer muito nesse meio tempo e já tem a estrutura e o legado de empresas que têm décadas de história.

Alisson atribui esse sucesso ao cuidado no desenvolvimento do negócio e de sua expansão: “A formatação de um modelo de negócio estruturado e sustentável fez toda a diferença porque nos possibilitou uma ótima escalabilidade”, explica.

O executivo frisa ainda que a marca se preocupou em ter profissionais e parceiros de sucesso no franchising e que isso ajudou a criar um plano de expansão sólido e acelerado, que, inclusive, já incluía a abertura de unidades no exterior.

O próprio Alisson é um especialista no setor: tem 27 anos de atuação e experiência no franchising e mais de 60 especializações em negócios, varejo e franquias.

“Entendo que todo negócio deve estar baseado em times campeões e pessoas altamente preparadas”

A Sobrancelhas Design também sempre se preocupou em se posicionar como especialista em formação e atualização de profissionais da área da beleza, em especial do cuidado com as sobrancelhas. E, desde o começo, tem feito isso trazendo foco para os seus treinamentos.

“A capacitação sempre foi um pilar prioritário dentro do modelo de negócio, pois 65% do negócio é representado pelos serviços”, conta.

Para isso, a marca criou com um intenso programa de treinamentos e especializações e, neste ano, a Sobrancelhas Design reinaugurou o seu centro de treinamentos, onde as aulas são aplicadas.

De acordo com Alisson, depois da reformulação do CT, os programas de capacitação foram maximizados e foi criada uma estrutura mais arrojada, que inclui alojamento de alto padrão e área de lazer para os participantes.

O CT está localizado em Fortaleza, exigiu um investimento total de cerca de R$ 600 mil e tem 3500 m².

Os treinamentos do Grupo Sobrancelhas Design abrangem todos os cargos, incluindo franqueados, gerentes, designers e outros profissionais que atuam nas franquias.
O CT realiza cerca de quarenta treinamentos por ano e  já formou três mil pessoas que atuam em áreas como liderança, atendimento, negócios, vendas e no design de sobrancelhas.
Além das capacitações in loco, no centro de treinamento, também são realizadas aulas online. Há ainda uma unidade móvel itinerante que oferece treinamentos pontuais em diversas cidades.

E não é só no Brasil em que a rede de franquias de beleza e estética faz sucesso.

Alisson explica que uma expansão internacional sempre esteve nos planos da Sobrancelhas Design e que, felizmente, não houve necessidade de fazer adaptações no formato para operar no exterior.

“O modelo de negócio se adaptou muito bem a culturas diferentes mantendo o mesmo modus operandi. Em outros países também são fornecidos o mesmo mix de serviços e produtos que no Brasil”, explica o executivo.

Atualmente a companhia tem mais de 30 franquias em plena atividade na América Central, Europa, América Latina e EUA, e cresceu mais de 80% no mercado Internacional.

“A SD estará presente em todo o mundo e será um grande case de capilaridade global do varejo Brasil”

Inovações no mercado de sobrancelhas

Mesmo em plena ascensão e inserida em um mercado que faturou mais de R$ 31 bilhões em 2018, a Sobrancelhas Design continua inovando.

Além dos serviços que já oferecia, a rede passou a comercializar também uma linha de maquiagem e produtos de beleza com mais de 100 itens para sobrancelhas, olhos, rosto e boca. Paletas de sombras, contorno, corretivo, blush e pinceis para maquiagem são alguns dos itens da linha SP Make•Up.

“Os produtos nasceram da necessidade de aprimorar o propósito da marca que está no tratamento e recuperação das sobrancelhas de forma natural”, diz Alisson, Ele também aproveita para pontuar que a maioria dos itens da SD Make•Up é produzida no mercado internacional com os maiores e melhores fornecedores do setor de beleza.

Além de comprar os produtos da rede, o consumidor pode testá-los e ter aulas de automaquiagem pessoal e profissional no Beauty Corner, um mini camarim implementado nas unidades.

A rede também está relançando em novembro uma nova versão de seu aplicativo, que já está ativo há 3 anos e permite agendar os atendimentos.

Segundo Alisson, a nova versão do app terá mais interação e novidades. Ele destaca a implementação de um novo programa fidelidade onde as clientes poderão trocar pontos por produtos e serviços da rede e uma linha do tempo para acompanhar o progresso de seu tratamento.

Trajetória e dicas

Graduado em administração, Alisson é especialista em varejo e franchising e se considera apaixonado por vendas e por pessoas. Em sua trajetória profissional, o executivo já passou por marcas como O Boticário, Microlins, Instituto Embelleze e Grupo Prepara.

O sócio e vice-presidente da Sobrancelhas Design conta que sempre teve interesse pelo setor de saúde, beleza e bem-estar, e o mercado de sobrancelhas chamou sua atenção: “Após análises mercadológicas, enxerguei uma grande carência no ramo de sobrancelhas. Isso, somado à minha experiência e trajetória de sucesso no setor, me fez ver uma oportunidade de profissionalizar o segmento”.

Alisson também conta que a sua esposa, Liziane Lopes, foi fundamental no processo. Segundo ele, foi Liziane que o fez olhar para o segmento e motivou os estudos e aprofundamento no setor.

Atualmente, junto ao seu sócio, Marcos Barriviera, CEO do grupo, responde por todas as estratégias do negócio e de sua gestão da rede. “Participo de tudo diretamente porque sou apaixonado pelo nosso negócio e marca, participo de todas as reuniões de comitê e atendo todos investidores internacionais”, conta.

“É preciso continuar desenvolvendo habilidades e inteligência relacional, pois franchising é puro relacionamento”

De acordo com o executivo, o maior desafio é continuar inovando, investindo e formando equipes, além de ampliar a liderança de mercado.

Para os profissionais que também atuam no franchising ele recomenda atualização e capacitação constante.

“Participem de grupos de mentorias inteligentes e estejam muito próximos da ABF, que é a guardiã do sistema de franquias no Brasil. Mantenham o padrão e profissionalismo, pois onde há padrão, há melhoria”, finaliza.

Hoje, a Sobrancelhas Design tem 512 contratos comercializadas no mundo e planejam 80 novas unidades para 2020. Como meta, a marca planeja 800 unidades mundo até 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA