Nenhuma companhia gosta de operar no modelo de tentativa e erro, principalmente em um momento de crise – quando qualquer ação mal pensada pode ser fatal para o negócio. E, felizmente, na maioria das vezes, isso não é mais necessário.
Embora qualquer movimento estratégico tenha seus riscos, as empresas estão conseguindo tomar decisões cada vez mais assertivas e rápidas através de recursos tecnológicos como as ferramentas de Business Intelligence.
O Business Intelligence (BI) é baseado em um conjunto de práticas e instrumentos que auxilia empresas na coleta, organização e interpretação de dados.
Essas informações são estruturadas em relatórios e gráficos e permitem que os times de gestão possam basear seus próximos passos em dados confiáveis e de qualidade.
Os resultados para essa dinâmica são impressionantes: 56% das companhias que utilizam o BI tomam decisões mais rápidas e eficientes e 51% comprova que a análise de dados ajuda a aumentar o faturamento. Os dados são da Business 2 Community.
Interessado nestes resultados?
Então, continue lendo, porque vamos destacar alguns aspectos do franchising que podem ser otimizados através da aplicação de BI. Boa leitura!
Mais sucesso na expansão
A expansão de franquias é estruturada em definir características ideais para os franqueados, criar ações para captar interessados que tenham o perfil desejado e selecionar aqueles que melhor atendem os requisitos da companhia.
E todas essas etapas dependem de um bom estudo de informações.
Por isso, quando existem estratégias e ferramentas consistentes na análise de dados, fica muito mais simples entender e medir quais são as ações que funcionam melhor para a expansão e acertar na seleção dos candidatos.
Mapeamento de oportunidades
O BI também pode ser aplicado no estudo do mercado com foco em entender que tipos de oportunidades podem ser aproveitadas pela rede a curto e longo prazo.
No cenário atual, por exemplo, a pandemia fortaleceu tendências ligadas à transformação digital na gestão de franquias, além de ter impulsionado a procura por modelos de negócio mais enxutos, baratos e virtuais.
Acompanhando esses movimentos, as franqueadoras podem pensar na possibilidade de criar formatos de franquias que acompanham as tendências e modernizar seus protocolos atuais para atender as novas necessidades dos franqueados e consumidores.
Otimização de custos
Ainda de acordo com informações da Business 2 Community, 94% dos profissionais enxerga o BI como ponto fundamental do crescimento de suas empresas.
Isso faz muito sentido, uma vez que ter dados confiáveis pode ajudar as empresas e evitar decisões erradas e fazer maus investimentos, e isso reduz drasticamente os custos com prejuízos.
Outro ponto importante é que uma única ferramenta de BI pode substituir vários softwares de organização de dados, o que também contribui para a economia de recursos da franquia.
Identificação e correção de problemas
Quando a franqueadora acompanha de perto o desempenho de seus franqueados, ela também consegue identificar pequenos problemas que podem prejudicar a performance nas unidades.
Localizando falhas nos protocolos, atendimento ou na gestão das finanças o quanto antes, os franqueadores podem agir com mais rapidez e ajudar os franqueados a ajustar a operação antes que pequenos erros se tornem grandes problemas.
Melhor experiência para os consumidores
Entender o cliente final é mandatório para o sucesso de uma rede de franquias. Afinal, a satisfação do consumidor é o ponto de partida para todas as outras estratégias da companhia.
Com uma ferramenta de BI, é possível ter uma visão muito clara de quem é seu público consumidor e de como ele enxerga sua marca.
Usando essas informações, os franqueadores podem direcionar suas ações de posicionamento no mercado, desenvolver novos produtos e serviços e mudar a dinâmica de atendimento nas unidades com foco em atrair e fidelizar os clientes.
O fato é que p BI sempre ofereceu muitas vantagens para as redes de franquias, mas principalmente em um cenário ainda mais competitivo, como o atual, as franquias vão precisar de ferramentas que ofereçam redução de custos e maximizam os resultados. Aquelas que encontrarem esses instrumentos e souberem como aplicá-los para atualizar a gestão, certamente vai sair na frente.