Black Friday 2018: como as empresas podem aproveitar

0
1418
black friday franquias
black friday franquias

Confira se você está com a informação correta: a Black Friday 2018 está marcada para o dia 23 de novembro. E, como desde 2010, ano de seu lançamento no Brasil, a data vem sendo comemorada em vários setores do varejo, e-commerce e, claro, das franquias. Só para você ter uma ideia, de 2016 para 2017 o evento aumentou 14%, o que corresponde mais de 2,1 bilhões de reais para a economia. Número expressivo, certo?

Agora, é bom falar que o Black Friday é hoje um dos eventos mais importantes do ano para as marcas brasileiras. Como ele antecede em poucas semanas o Natal, muitos consumidores aproveitam para garantir os presentes de amigos e familiares, mas ainda assim muitos apenas querem aproveitar os preços de produtos com até 70% de desconto.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

No e-commerce, por exemplo, o crescimento do ano passado chegou a 13%. E para 2018 a grande expectativa é que haja um aumento de 16% nas vendas, o que significa quase 3 bilhões de reais. De olho nesse lucro, as franquias devem se preparar e fugir de problemas que, infelizmente, ainda acontecem todos os anos.

Os principais cuidados a tomar são:

Ofereça só o que puder vender

Se tem algo que faz com que você perca consumidores é prometer algo e não cumprir. Muitas lojas, de franquias ou não, chegam a oferecer milhares de produtos em ofertas incríveis, mas na hora do cliente as receber esse dia nunca chega.

O resultado? Uma espécie de overbooking das vendas que pode levar o nome da sua marca para a lista negra da Black Friday. Então, antes de fechar exatamente o que a sua franquia vai vender, confira se a quantidade realmente condiz com o que tem em estoque!

Entregue com a mesma rapidez de sempre

Você sabia que muitos clientes repetem a seguinte frase: “ah, mas eu comprei durante a Black Friday, então vai demorar bastante para receber meu produto”? Pois é! Isso é o que já ficou no imaginário das pessoas e pode contar negativamente para o seu negócio.

Sabemos que você receberá muitos pedidos, mas, é importante honrar com a mesma qualidade de sempre e entregar tudo até a data prometida. Quer uma dica? Se puder contar com a ajuda de uma equipe extra para surpreender o cliente e entregar a mercadoria em poucos dias, não hesite em contratar.

Afinal, ninguém quer perder pontos positivos com os clientes e pode ter certeza de que essa boa experiência vai gerar frutos para você, seja fidelizando o consumidor ou até mesmo sendo indicado para outras pessoas.

Lance promoções imperdíveis

A Black Friday existe para pegar aquele consumidor pelas mãos e encantá-lo com preços irrecusáveis. Tendo isso em mente, dê uma forcinha a mais para o seu negócio e crie combos e promoções que farão seus clientes, literalmente, comprarem assim que virem.

Para que isso dê certo, pense seriamente em ações de marketing pré-evento. Ou seja, comece a lançar pitadas do que vem pela frente, com algumas dicas para as pessoas se programarem e ficarem com aquela informação na cabeça. Use as redes sociais para isso, elas são ótimas aliadas em ocasiões como essas!

Tenha um canal de atendimento eficaz

Outro detalhe superimportante é a comunicação com o cliente. Durante a Black Friday, por exemplo, ele pode ter dúvidas ou reclamações e vai sentir a necessidade de falar com o atendimento da sua empresa. Portanto, se ele não conseguir contato, isso não será nada bom para os negócios.

O ideal é que você tenha um bom canal de atendimento ou, se possível, vários canais. E aqui vale de tudo: e-mail, telefone, chat, WhatsApp, Messenger e por aí vai. Deixe uma boa equipe de prontidão durante esses dias para que nenhum cliente se sinta menos importante ou desvalorizado.

Quanto mais atenção e acompanhamento você tiver nas suas vendas, mais chances sua franquia tem de conquistar o consumidor e ter um ótimo retorno para o caixa.

Por fim, não se esqueça de que a marca que você aposta pode ter programado algo especial para a data. Vale a pena conferir se eles têm algum suporte extra para a ocasião ou se até mesmo estão programando treinamentos para os franqueados. Estar preparado nunca é demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui