Como o CNA abraçou o trabalho híbrido e um novo modelo de gestão

0
1070
Maicon  gerente executivo de Recursos Humanos do CNA
Maicon gerente executivo de Recursos Humanos do CNA

Desde 2019, o CNA estava em um processo de transformação, buscando um estrutura mais horizontal, sem departamentos e com uma jornada de trabalho flexível e digital.

A pandemia, em 2020, acelerou os planos da rede de educação e, a partir de março, todos os setores deixaram o escritório para trabalhar em casa.

Maicon Scopel, gerente executivo de recursos humanos do CNA, relembra o momento: “foi uma reinvenção para o CNA, que possuía trabalho 100% presencial. Tivemos que nos adaptar em reuniões virtuais, criar fóruns de capacitação e desenvolvimento, com ciclos de treinamentos, adequar as condições físicas de trabalho remoto, com disponibilização de cadeiras, apoios de pés entre outros itens”.

Ouvindo os funcionários, o CNA descobriu que o home office tinha muitos benefícios, principalmente os ligados à qualidade de vida, mas que também seria interessante recuperar os momentos de interação presencial.

Com isso, o trabalho híbrido, no qual os colaboradores podem trabalhar onde desejam em dois dias da semana, indo para o escritório nos outros três, se tornou a saída ideal: “entendemos que dosar dias de trabalho no escritório e dias de trabalho remoto, seria uma ferramenta de engajamento positivo para empresa e para as pessoas”, explica Maicon.

De acordo com o executivo, para quem já está atuando no modelo híbrido, há um consenso da importância de ter dias de trabalho em modelo presencial, para gerar um maior entrosamento nos projetos.

“Há uma percepção que o modelo é ideal, para ajudar em maior equilíbrio da vida pessoal e profissional”, afirma.

Para ele, as vantagens também são muitas: proximidade da família, independência, redução de estresse, alimentação mais saudável, maior liberdade profissional, redução de custos para a empresa (com transporte, aluguel e facilities em geral), colaboradores mais motivados, entre outras.

Os desafios do trabalho híbrido

Maicon entende que o maior desafio que permeia uma rotina híbrida de trabalho é a tecnologia.

Ele explica que é importante ter ferramentas que ajudem o trabalhador a atuar de forma consistente, com segurança e boa comunicação, independente de onde está.

Para isso, entre outras ações, o CNA vem trabalhando na implantação de um aplicativo para gestão de pessoas, incluindo o controle de jornada à distância. O app, que permitirá acesso dos colaboradores e gestores, deve ajudar a ter um equilíbrio nas horas trabalhadas.

Nova gestão, nova casa

A nova jornada de trabalho veio acompanhada de uma outra mudança significativa: o CNA deixou uma sede de 10 andares para um único andar, praticamente sem salas fechadas, no coração da Avenida Paulista, em São Paulo.

Com foco em proporcionar um ambiente mais colaborativo e de integração entre diferentes profissionais e setores, o novo local não tem mesa fixa, mas conta com espaços colaborativos com mesões e bancadas altas para as pessoas se reunirem.

Maicon conta que o local foi pensado de forma estratégica, com a premissa de tornar tangível a nova mentalidade do CNA e incentivar a criatividade.

Ele também enfatiza que os dias nos escritório devem proporcionar uma experiência ainda melhor para o trabalhador. Isso, revela, é uma importante forma de manter foco na cultura da empresa e promover o engajamento.

“Colaboradores satisfeitos e realizados são fundamentais para o sucesso de uma rede de franquias. O trabalho híbrido é bom para os negócios”, arremata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui