Pequenas franquias: como começar a investir em tecnologia

0
1319
comecar investir em tecnologia
comecar investir em tecnologia

selopubliInvestir em recursos tecnológicos é fundamental para franqueadoras que querem expandir suas operações de forma sólida e ágil. E isso vale para redes de qualquer tamanho, inclusive para pequenas franquias.

Mesmo as marcas menores e que ainda não têm tanta expressividade no mercado podem se beneficiar muito da tecnologia. A boa notícia é que, para fazer isso, elas não precisam fazer grandes investimentos!

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

A seguir, veremos algumas dicas para a sua rede de franquias começar a investir em tecnologia.

Faça pesquisas e avalie o retorno

Quando o orçamento é limitado, torna-se ainda mais importante estudar muito bem o investimento e avaliar como ele dará retorno para a sua rede. Pensando nisso, o primeiro passo para investir em tecnologia é entender, profundamente, como ela pode ajudar o seu negócio.

Para isso, nada melhor do que buscar informações sobre os recursos que podem ser implementados na sua rede de franquias e como eles podem melhorar a sua gestão e a de seus franqueados.

Ter um sistema de gestão de compras, por exemplo, pode ajudar os franqueados a manter o estoque sempre atualizado e fazer com que comprem apenas de fornecedores homologados, o que é fundamental para a padronização, por exemplo.

Quando se analisa bem os efeitos que a implementação de novas tecnologias causará na sua franquia, fica mais simples entender que tipo de tecnologia você pode trazer para o negócio, e isso será muito importante para investir com segurança.

Avalie as prioridades

Identificou que existem vários pontos que poderiam ser otimizados através da tecnologia, mas a rede não tem orçamento para aplicar em todos eles? Comece pelo que é prioridade.

Localize os principais pontos fracos da sua gestão e invista em resolver, primeiro, questões estruturais e que são prioridade para a saúde do negócio.

Aqui é fundamental a análise do gestor do que precisa ser otimizado primeiro e de quais tipos de investimento são mais estratégicos para a franqueadora e seus franqueados no momento.

Conforme a empresa vai progredindo e as aplicações vão rendendo resultados, será possível apostar também em outras ferramentas.

Avalie o que é mais urgente na sua rede e invista primeiro.

Analise e reinvista

Depois de implementar as novas ferramentas tecnológicas na sua rede, é importante ficar de olho em como a equipe de gestão e os franqueados estão respondendo à novidade.

Aproveite para verificar quais são as principais dúvidas e obstáculos para as mudanças de recursos e processos e estude a possibilidade de fazer novos treinamentos e reciclagens para garantir que todos saberão usar as novas tecnologias.

Cabe ainda fazer análises periódicas para entender como as novas tecnologias estão impactando positivamente o desenvolvimento da franquia.

Comece a investir em tecnologia com Solutto

Especialista em soluções para o franchising, a Solutto tem propostas que atendem desde as pequenas franquias até as grandes redes.

A Solutto oferece softwares e recursos de tecnologia de ponta a preços flexíveis e implementados em poucas horas. Com isso, a empresa coloca a tecnologia ao alcance de franquias de todos os portes, tanto no quesito acessibilidade quanto com relação ao investimento.

Além disso, na Solutto escolher o que é prioridade e qual o momento certo de investir em cada recurso é ainda mais simples, já que as soluções são modulares e podem ser contratadas de acordo com a necessidade da sua rede.

Além dos módulos específicos para cada segmento de franquia – como clínicas e serviços – há ainda recursos para a expansão de franquias, consultoria de campo, gestão financeira, CRM, central de compras e muito mais.

Botão Franquia Empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui