10 razões para sua rede de franquias investir em tecnologia em 2020

0
48
franquias investir em tecnologia principal

Uma franquia de sucesso está sempre em busca de ferramentas que a ajude a impulsionar seu processo de expansão e a consolidar sua presença no mercado. A tecnologia pode ser fundamental para isso em 2020.

De acordo com a consultoria Gartner, os investimentos em tecnologia devem chegar a US$ 3,8 trilhões até o fim de 2019, o que representa um aumento de 3,2% com relação ao ano anterior. Esse crescimento progressivo deve continuar ao longo dos próximos anos e se concretizar como um dos pilares de uma expansão organizacional saudável.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

As empresas têm investido cada vez mais em tecnologia porque sabem que esse é um tipo de aporte que rende muitas vantagens competitivas para um negócio.

Se você ainda não entende bem quais são essas vantagens e está em dúvida se investe ou não em novas tecnologias em 2020, continue lendo! A seguir, apresentamos 10 benefícios em apostar em tecnologia na sua rede de franquias em 2020.

Diminuir a incidência de erros

A automação é uma das tendências mais presentes na tecnologia e deve se manter bastante presente em 2020.

Através de recursos de automação de tarefas e até de inteligência artificial, a tendência é que os sistemas executem tarefas e resolvam problemas que antes eram feitos pelos humanos.

Com isso, deve haver uma significativa redução de erros (como falhas em cálculos, digitação e atraso no envio de documentos, por exemplo), o que também poupa tempo e dinheiro das empresas.

Elevar a produtividade

Empregar softwares e outras ferramentas que são baseadas em automação também evita que a equipe tenha que fazer atividades repetitivas, mecânicas e cansativas, que tomam tempo e desestimulam o profissional.

Retirando esse tipo de tarefa do fluxo de trabalho, é possível criar uma equipe mais ágil, focada e produtiva. E isso é muito importante para o expansão de uma rede de franquias.

Reduzir os custos

Embora investir em tecnologia possa demandar um aporte financeiro inicial, a longo prazo você deve reduzir custos com outros recursos que serão substituídos por ferramentas mais avançadas.

Na ponta do lápis implementar uma nova tecnologia ou sistema que agiliza e automatiza processos pode ser muito mais econômico do que manter um grande time de funcionários, ou pagar hora extra para os colaboradores que precisam de mais tempo para fazer as atividades.

Desenvolver habilidades na sua rede

Como franqueador você deve saber que manter um treinamento contínuo e atualizar frequentemente seus franqueados é fundamental para garantir a padronização e qualidade das unidades. E, principalmente, em redes de grande porte ou com unidades espalhadas por todo o país, tecnologias como o ensino a distância são fundamentais.

Com um sistema de EAD, por exemplo, é possível treinar franqueados e equipes em qualquer lugar do mundo e garantir um desenvolvimento constante da rede. A franqueadora também pode monitorar o desempenho de cada um e antever possíveis dificuldades e problemas.

Recursos como a gamificação e realidade virtual também podem ajudar na absorção do conteúdo e a manter seus franqueados sempre atualizados e melhor capacitados para operar a franquia.

Ter uma expansão mais focada

Não conhecer bem seus franqueados e consumidores ou ter dificuldade em encontrá-los é um dos principais contratempos de uma expansão. Mas a boa notícia é que a tecnologia também pode ajudar.

Elementos como Big Data (área que estuda como levantar, tratar e usar informações) e a geolocalização ajudam as franqueadoras a entender melhor as principais características e comportamentos de seus franqueados e clientes, assim como as praças ideais para expandir.

Em posse de dados como poder aquisitivo, hábitos de compra, principais problemas e expectativas, é possível criar uma expansão muito mais acurada e com um retorno mais satisfatório.

Melhorar a mobilidade e acessibilidade

Boa parte das ferramentas de gestão empresarial podem ser usadas em diferentes dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. Com isso, esses sistemas promovem mais mobilidade e flexibilidade no trabalho.

Isso significa que é possível resolver problemas pontuais em qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo que você não disponha de um computador ou não esteja no escritório.

Atrair novos franqueados

Na hora de escolher uma franquia para investir, os candidatos também buscam marcas que oferecem as melhores ferramentas para trabalhar.

Se você disponibiliza recursos tecnológicos avançados – como bons sistemas de gestão, plataformas de atendimento e instrumentos de marketing – demonstra que sua rede é inovadora, moderna e investe em estrutura pensando em como melhorar o desempenho e o dia a dia de seus franqueados, tem mais chances de conquistá-los.

Encantar o consumidor

A tecnologia também pode ser utilizada como fator de encantamento e fidelização do consumidor.

Ferramentas como telas interativas, inteligência artificial e realidade aumentada tem sido usadas por diversas redes de franquias para chamar a atenção do público.

Melhorar a segurança

Nos próximos anos, será fundamental estar alinhado com iniciativas de proteção de dados, como a LGPD, tanto para evitar problemas legais, quanto para reduzir as chances de ter informações vazadas ou mal utilizadas.

Pensando nisso, manter a sua franquia atualizada com relação às novidades no setor de segurança digital também significa manter a confiança dos seus consumidores e evitar problemas legais no futuro.

Acompanhar tendências

Todas essas vantagens têm feito as redes de franquias aderirem ao uso de tecnologia nos negócios nos últimos anos, e a tendência é que isso se intensifique em 2020.

Pensando nisso, investir em recursos tecnológicos também significa não ficar para trás e tornar a sua rede de franquias mais competitiva e relevante.

Implemente novas tecnologias com Solutto

A Solutto é a principal fornecedora de sistemas de gestão para franquias e incorpora tecnologia nos softwares que implementa para seus clientes.

Usando instrumentos como machine learning e cloud computing, a Solutto oferece uma plataforma completa para que franqueadoras e franqueados administrem seus negócios com mais agilidade, economia e praticidade.

Assim, através dos sistemas da Solutto, sua franquia pode aproveitar essas e outras vantagens do uso da tecnologia em 2020!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui