Muitas redes de franquias já perceberam que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na gestão de franquias. Não é por acaso que 88,5% das marcas investiram na aquisição de novas tecnologias entre 2014 e 2016, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Confederação Nacional de Serviços (CNS).

Mas você sabia que a tecnologia pode ajudar até mesmo na implementação de novas unidades?

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

A seguir, elencamos alguns motivos e formas de usar recursos tecnológicos e digitais para facilitar e agilizar o processo de abertura de franquias e impulsionar sua expansão.

Auxílio na escolha do ponto comercial

A escolha do ponto comercial é um dos passos iniciais da implantação de uma nova franquia. Geralmente, esse momento envolve pesquisa, negociação e aprovação do espaço, e isso costuma demorar algum tempo. Mas a tecnologia pode ajudar.

Já existem ferramentas de geolocalização que identificam pontos comerciais que atendem parâmetros definidos pelo franqueado e pelo franqueador, como características da região, faixa de preço do aluguel e tamanho mínimo do espaço.

Ter esse mapeamento pronto e atualizado constantemente agiliza o processo de implantação da franquia e garante uma maior assertividade na escolha do ponto comercial.

Treinamento mais completo

Nem sempre o treinamento inicial é o suficiente para sanar todas as dúvidas do franqueado. É aí que está a importância de manter um treinamento contínuo, principalmente nos primeiros meses após a implantação do negócio.

Como muitas franquias não ficam próximas da matriz, uma boa solução é apostar nos treinamentos a distância. Com eles, o franqueado estará sempre aperfeiçoando sua gestão e tem mais chances de ter uma franquia saudável e bem-sucedida desde o início.

Contato e confiança

Além de oferecer um treinamento que permita o aprimoramento constante do franqueado, também é importante que ele sinta que tem um canal de contato rápido com a franqueadora.

Hoje, os principais canais de contato são digitais, como WhatsApp, redes sociais, chat online e e-mail. Ter um sistema que centralize e organize esses contatos para que os consultores interajam com o novo franqueado faz a diferença no relacionamento e no sucesso da franquia.

Dados mais confiáveis

Logo no começo da operação, é natural que o franqueado se sinta um pouco inseguro sobre a apuração e interpretação das suas métricas. Nesse sentido, ter um sistema que controle e apresente relatórios sobre o fluxo de caixa, os níveis de estoques e outros indicadores é fundamental.

Com auxílio dessas ferramentas, há uma redução drástica na incidência de erros e tanto o franqueado quanto a franqueadora conseguem ter uma visão mais apurada da situação da nova franquia.

Automatiza tarefas

Quanto menos tarefas burocráticas e repetitivas o franqueado e sua equipe tiverem que fazer, mais tempo eles terão para as atividades que realmente exigem atenção e dedicação. A tecnologia também pode ajudar nesse sentido.

Softwares e sistemas de gestão mais arrojadas conseguem automatizar tarefas, evitando que os profissionais precisem gastar tempo e recursos com elas. O resultado disso é uma operação mais objetiva, econômica e produtiva.

Consultoria de campo mais acurada

A consultoria de campo é fundamental para monitorar o desempenho de uma franquia, principalmente no início da operação. Mesmo que consultor faça uma visita presencial ao franqueado, a tecnologia também pode ajudar.

Depois do contato com o franqueado, o consultor pode digitalizar o plano traçado com ele e monitorar, à distância, como a franquia está respondendo às orientações que foram transmitidas.

Com isso, o processo de consultoria se torna muito mais próximo do franqueado, mesmo que a análise seja feita através do sistema.

Invista em tecnologia com o Solutto

O Solutto é pioneiro no fornecimento de sistemas de gestão para franquias e ajuda a profissionalizar a administração da franqueadora e das franquias.

Baseado em ferramentas de tecnologia de ponta, os sistemas do Solutto automatizam tarefas, reduzem custos e tornam os processos de gestão mais ágeis, simples e eficientes. Além disso, as soluções são totalmente modulares e podem ser personalizadas de acordo com as particularidades e objetivos de cada rede.

DEIXE UMA RESPOSTA