Boa parte das empresas que apostam no franchising começa a expansão de franquias em ritmo acelerado, com metas ousadas e táticas de crescimento agressivas. Mas, com o tempo, algumas estratégias vão se provando ineficazes a longo prazo e a expansão começa a “perder o fôlego”.

É só então que as franqueadoras percebem que não basta desenhar táticas que garantam um crescimento rápido, mas é preciso assegurar, também, uma expansão de franquias consistente e sustentável.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

A seguir, veremos algumas dicas para criar um ciclo de expansão de franquias funcional e que possibilite o sucesso da sua rede de franquias também a médio e longo prazo.

Diversifique os pontos de captação

Quando surge uma marca nova no franchising é comum que ela atraia inúmeros interessados em conhecer seu negócio, seus produtos e as vantagens que oferece. Mas, depois de algum tempo, a rede deixa de ser uma novidade no mercado e pode não atrair mais investidores com tanta facilidade.

Nesse momento, é fundamental que a franqueadora diversifique os seus pontos de captação e crie estratégias para continuar interessante para os candidatos.

Apostar na divulgação em portais de franchising, criar campanhas nas redes sociais, participar de eventos e inserir novos produtos e serviços são algumas boas estratégias nesse sentido.

Faça um marketing consistente

A captação é o ponto inicial para a conversão, mas só ela não garante uma expansão sustentável para a franqueadora. É por isso que um marketing bem estruturado deve pensar em todas as fases da negociação e precisa trabalhar alinhado com o time comercial.

Isso significa que a atuação do marketing não deve ser apenas fazer promoções e condições especiais para conseguir picos de vendas de franquias algumas vezes por ano, mas sim usar ferramentas para manter um relacionamento saudável com o candidato desde que ele se inscreve para receber as primeiras informações sobre a rede até o fechamento do contrato.

Nesse sentido, a utilização de instrumentos como CRM e trilhas de nutrição de e-mail marketing, por exemplo, tornam-se poderosos meios para manter o candidato engajado e aumentar as chances dele se tornar um franqueado.

Automatize tarefas

Outra ação essencial para uma expansão sustentável das franquias é automatizar algumas tarefas.

Conforme a rede cresce, surge a necessidade de priorizar certas ações e é importante automatizar ou terceirizar as atividades que não podem ser deixadas de lado, mas não podem mais ocupar o tempo dos seus profissionais.

Fazer o cálculo e a cobrança de royalties, mandar mensagens parabenizando o franqueado pelo aniversário e emitir boletos e notas fiscais são algumas ações que podem ser automatizadas para aumentar a produtividade da equipe e permitir que os seus colaboradores se foquem naquilo que é prioridade no momento.

Invista continuamente em treinamento

Franqueadoras que prezam por uma expansão de franquias funcional não estão preocupadas apenas em aumentar rapidamente o número de unidades, mas em ter franquias bem-sucedidas e franqueados com ótimos resultados. Afinal, não adianta abrir muitas unidades se os seus antigos franqueados estão fechando as portas no mesmo ritmo.

Uma das melhores formas de dar subsídios para que os franqueados se mantenham atualizados e aptos a liderar as franquias é otimizar continuamente seus treinamentos.

Quanto melhor for a qualidade das capacitações que a franqueadora oferece, menor a incidência de erros na gestão e maior são as chances de sucesso nas franquias.

E mais: naturalmente, franqueados satisfeitos tendem a fazer propaganda “boca a boca” sobre o negócio e podem até abrir outras unidades da franquia. Com isso, ainda que indiretamente, o sucesso e a contentamento dos franqueados também impulsiona a expansão.

Use um sistema de gestão

Todas as dicas pontuadas até agora podem ser implementadas mais facilmente se sua franquia tiver um bom sistema de gestão, como o Solutto.

Essas ferramentas ajudam a organizar, centralizar e profissionalizar as atividades que compõe a gestão das franquias, garantindo uma expansão muito mais segura e funcional.

Além de recursos como a universidade corporativa, o CRM, central de compras e extranet, o Solutto possui um módulo que apoia todo o processo de expansão de franquias, incluindo a captação, seleção, negociação e conversão de novos franqueados.

DEIXE UMA RESPOSTA