Você já viu algo na internet que chamou sua atenção, acabou não comprando e depois esse produto apareceu “misteriosamente” no Facebook, como se estivesse te convidando para finalizar a compra? Isso não te deu mais vontade de comprar? 

Se a sua resposta foi “sim”, você já experimentou a ação do pixel do Facebook, um recurso da rede social mais popular do mundo e que pode ser fundamental para as estratégias de marketing digital da sua franquia.

O pixel é um trecho de código que pode ser incluído no seu site para “rastrear” o comportamento e os dados de quem já acessou suas páginas e tem uma conta na rede social mais famosa do mundo.

Na prática, funciona assim, o pixel do Facebook marca as pessoas que acessam o seu site, relaciona o acesso com um perfil na rede social e monitora o seu comportamento depois que elas saem da sua página. Dessa forma, ele consegue perceber se um usuário realizou a ação desejada, como um cadastro ou um download de material, por exemplo, ou não.  

Por exemplo, vamos imaginar que você esteja desenvolvendo uma ação de captação de novos franqueados. Para isso, você criou uma página de captura com um cadastro de nome, telefone e e-mail para receber um e-book sobre como se tornar um franqueado de sucesso.

Você então imagina que receberá no seu site dois tipos de visitantes. O grupo A vai entrar na página, preencher as informações solicitadas e fazer o download do material. Essas pessoas já terão alguns conhecimentos sobre a postura que você espera de um franqueado e podem passar a receber mais informações sobre a sua marca.

Porém, é bem provável que você tenha também visitantes que vão visualizar a página, passar algum tempo nela, mas não vão preencher o cadastro, esses integrarão o grupo B. Esse tipo de pessoa ainda está um pouco desconfiada, mas provavelmente também se interessa por franquias.

Com o pixel do Facebook como aliado, você poderá apresentar anúncios sobre outros materiais institucionais para quem já consumiu o conteúdo do seu e-book, por exemplo, e exibir publicidade que convite o grupo B para voltar à página e fazer o download.

Ou seja, o pixel do Facebook vai poder identificar o comportamento dos visitantes do seu site e refletir essas informações em campanhas mais assertivas e personalizadas, e isso fará toda a diferença no sucesso do marketing da sua franquia e de seus franqueados.

Por que usar o pixel do Facebook no seu marketing?

Todas as campanhas de marketing e divulgação são mais efetivas se você conhecer melhor os seus futuros clientes. Sabendo o que eles querem e como pensam, fica muito mais fácil criar estratégias que atendem essas necessidades e desejos, e é justamente isso que o pixel do Facebook faz: colhe informações para que você possa criar campanhas mais efetivas. E um bom gestor sabe que campanhas mais efetivas significam menos gastos com resultados melhores.

O exemplo que citamos no início é um tipo de remarketing, ou seja, um marketing feito para quem já demonstrou interesse em algo que você oferece, mas não chegou a fechar negócio. Ter a possibilidade de fazer remarketing é uma das principais vantagens de usar o pixel do Facebook porque você estará direcionando os seus esforços para pessoas que claramente se interessam pelo que você comercializa, e isso poupa tempo e orçamento.

Além disso, as informações colhidas pelo pixel vão te ajudar muito na hora de criar e segmentar, inclusive, campanhas em outras plataformas e redes sociais, já que os dados de perfil e comportamento do usuário podem ser bem semelhantes, mesmo estando em ambientes distintos. 

Como criar campanhas com o pixel do Facebook?

Para criar uma campanha usando o pixel do Facebook você deve, primeiro, instalar o pixel no seu site. Para isso, acesse o Gerenciador de Tarefas e clique em “Criar um Pixel”. Faça as configurações necessárias de acordo com os parâmetros da campanha e copie o código.

Depois basta colá-lo no código fonte do seu site. Se você tiver outro profissional ou empresa cuidando da administração do site, envie o código e peça para que ele seja incluído nas páginas.

A análise dos resultados e informações colhidas pelo pixel podem ser observadas no próprio Gerenciador de Tarefas.

Vale a pena lembrar que instalar o pixel é só o início do caminho, você precisa acompanhar sempre o desempenho das campanhas e pensar em formas de otimizá-las constantemente. Afinal, de nada adianta ter as informações e não fazer nada com elas, não é mesmo?

Use tecnologia de ponta e impulsione seus negócios com o Solutto

Você gosta da ideia de usar recursos tecnológicos, como o pixel do Facebook, na sua franquia? Então você precisa conhecer o Solutto.

O Solutto oferece soluções especializadas para diversos segmentos de franquias e conta módulos que se adequam as suas necessidades.

O módulo de CRM, por exemplo, permite que você compile, organize e veja de forma mais estratégia as informações dos seus clientes e gerencie os leads que podem se tornar futuros franqueados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA