A propaganda é a alma do negócio, já diz a famosa frase popular. Mas, para o negócio funcionar, é preciso acertar nas estratégias de divulgação. Para as redes de franquias essa também é uma realidade – afinal, falhas no processo de divulgação podem impactar diretamente na expansão da marca.

A divulgação da franquia é uma ação indispensável para tornar a marca conhecida no mercado, tanto para que novos clientes e consumidores sejam apresentados aos produtos e serviços da rede, quanto para atrair candidatos e conquistar novos franqueados. Com isso em mente, dedicar parte do seu tempo e recursos em boas estratégias de divulgação é crucial para o sucesso da sua rede de franquias.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Pensando nisso, separamos alguns erros que devem ser evitados durante o processo de divulgação da sua franquia para que você consiga delinear uma estratégia eficaz.

Ignorar ações de SEO

Como as pessoas chegam até a sua marca? É muito provável que a principal resposta para essa pergunta seja através de buscas no Google.

Segundo dados da Google, 71% das pessoas pesquisando por assuntos ligados a B2B começam suas pesquisas procurando por um termo genérico. Além disso, o gigante das buscas apurou também que esses usuários geralmente fazem, me média, 12 pesquisas antes de partirem para o site de uma marca.

Tudo isso evidencia a importância de fazer com que a sua marca esteja bem posicionada nos resultados do Google. Afinal, os primeiros resultados são os que mais atraem a atenção e mais têm chance de receber um clique de quem está pesquisando. Portanto, independente de quão poderosas sejam as suas outras ações de divulgação, é indispensável investir em ações de SEO (search engine optimization, ou seja, otimização de sites para buscadores).

Ainda que seja possível (e muito atrativo) investir unicamente em anúncios patrocinados no Google Adwords, técnicas de SEO fazem com que seu site conquiste um bom posicionamento no Google de forma orgânica, sem que seja preciso pagar para estar no primeiro lugar.

Assim, vale otimizar o seu site para buscar um bom ranking em palavras-chave que são importantes para o seu negócio. Por exemplo, se você tem uma rede de hamburguerias, termos como “franquias de alimentação”, “franquias de hamburgueria” e “franquias de lanchonete” são super estratégicos para aparecer para pessoas que podem se interessar pela sua marca.

Chegar aos primeiros lugares de resultados do Google não é fácil e exige um longo trabalho com conteúdo, link building e construção de uma boa experiência para os usuários. Isso leva tempo.

Quem deseja chegar ao topo dos resultados orgânicos de forma mais rápida, pode buscar parcerias com quem já conquistou essas posições. Portais especializados em franquias que aparecem no topo das buscas são uma excelente alternativa para dar mais visibilidade para sua marca.

Dificultar o acesso a informações importantes

Ok, você conseguiu levar um visitante até o site da sua franquia. O que é que ele vai encontrar na página? Fique atento: dificultar o acesso a informações importantes pode te fazer perder muitas oportunidades de negócios!

Muitos sites de franquia não informam, por exemplo, qual é o investimento inicial. Essa é uma informação imprescindível para quem está pesquisando por opções de negócios para investir. Se a pessoa não sabe quanto custa a sua franquia, como ela pode saber se realmente tem condições de abrir uma unidade?

“Esconder” esse tipo de dado acaba não só afastando pessoas que poderiam ser boas candidatas como também encher a sua base de cadastros que não têm o perfil adequado para se tornar um franqueado. Quanto mais informações você disponibiliza para quem acessa o site, mais chances tem de que leads qualificados entrem em contato com você.

Além de disponibilizar as informações mais importantes sobre a franquia (como faixa de investimento, modelos de negócio e projeções de retorno, por exemplo), é preciso fazer com que tudo isso seja fácil de se encontrar. Pense na navegação do usuário e crie um site com dados bem visíveis, sem que seja necessário dispensar muito tempo na busca por esses conteúdos – afinal de contas, é bem provável que o visitante desista e feche o site se não encontrar o que procura com facilidade.

Ter uma única forma de geração de leads

Digamos que você tenha criado uma estratégia de divulgação que envolve diversos canais diferentes – portais de franquias, anúncios patrocinados no Google, redes sociais. Se tudo isso está levando os visitantes para um único ponto de cadastro, saiba que você está perdendo muitos leads em potencial.

Por melhor e mais funcional que seja o formulário de cadastro disponível no site da sua franquia, ele não pode ser a sua única forma de geração de leads. Isso porque nem todo mundo que teve contato com a sua marca vai percorrer todo o caminho para chegar até esse formulário. Assim, é preciso possibilitar que esses interessados tenham outras formas de se cadastrarem para receber mais informações ou um contato da sua equipe de expansão.

Uma boa alternativa nesse caso é apostar em formulários nos canais em que você divulga a franquia, ao invés de simplesmente redirecionar todos os usuários para o seu site. Busque forma de captar leads diretamente nos locais em que essas pessoas tomaram conhecimento da sua marca, seja no Facebook ou nos portais especializados.

O Guia Franquias de Sucesso é uma excelente opção para potencializar a captação de leads para a sua franquia. Com uma estratégia bem estruturada para anunciantes, o Guia trabalha com diversas formas de atrair candidatos para conteúdos específicos sobre as marcas anunciantes e seus segmentos de atuação.

Clique aqui e cadastre-se para saber como o Guia Franquias de Sucesso pode ajudar a impulsionar os negócios da sua franquia.

Além disso, vale pensar em formas de otimizar a captação de leads dentro do seu próprio site. Ativar pop-ups de saída e botões bem chamativos que façam com que o formulário seja visível em diversos momentos da navegação pode ajudar bastante nos resultados de conversão da sua página.

Não ter uma estratégia para trabalhar com os leads

Sua base está cheia de novos leads? Parabéns! Mas, a divulgação da sua franquia não termina por aí. Agora, é hora de colocar em prática uma nova etapa de ações de comunicação para converter esses leads em franqueados.

Não ter estratégias para trabalhar com os leads pode colocar a perder todos os seus esforços em divulgação até aqui, além de fazer com que a sua equipe de expansão perca tempo e energia em leads que ainda não estão prontos para fechar negócio com você.

A primeira atitude a fazer nesse sentido é segmentar a sua base de contatos. A segmentação (seja por faixa de investimento, localidade ou origem do lead) vai deixar muito mais claro quem são as pessoas da sua base, separando-as em grupos que possibilitam que você trabalhe com uma comunicação apropriada para cada tipo de pessoa.

É a segmentação que permite, por exemplo, que a sua equipe enxergue de forma bastante prática quem são os leads mais promissores da sua base e, assim, é bem mais fácil partir para uma ação de vendas mais agressiva. O outro lado também é válido: sabendo quais são os leads em grupos menos promissores (que não têm o capital necessário, por exemplo), você não perde tempo direcionando ações que não vão render bons resultados.

Levando isso em conta, criar estratégias de nutrição de leads também é indispensável. A nutrição vai ajudar não só a se comunicar da forma certa com cada grupo de contatos, mas também a converter mais leads, qualificando-os e apresentando mais informações e conteúdos relevantes.

Não monitorar resultados

Monitorar os resultados das ações de divulgação da sua franquia é uma etapa do processo que jamais deve ser esquecida.

É por meio do monitoramento de resultados que você vai conseguir ter clareza de quais são as estratégias que realmente estão funcionando, o que torna possível que você invista seus recursos no que vale a pena para o seu negócio.

Aqui, vale ficar de olho em métricas e indicadores como taxa de conversão, número de visitas, taxa de abertura de e-mails, engajamento dos contatos, e, especialmente, no ROI – taxa de retorno de investimento, que mostra se o seu orçamento está sendo bem aproveitado em cada ação de divulgação.

O ideal é fazer esse monitoramento de resultados de forma frequente. Portanto, tire um tempo na sua rotina mensal para checar como estão os indicadores das suas campanhas de divulgação e use esses relatórios para planejar as próximas ações.

DEIXE UMA RESPOSTA