Expandir seus negócios é um dos maiores objetivos das franquias, mas, ao mesmo tempo, um dos principais desafios.

Encontrar os franqueados certos, conseguir uma abertura para apresentar a sua proposta e fechar negócio são tarefas que fazem parte do ciclo de expansão, mas que também demandam muito trabalho, tempo e dedicação. A boa notícia é que elas podem ser simplificadas e otimizada com a ajuda da tecnologia.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Existem estratégias e instrumentos tecnológicos que podem ser utilizados em todas as fases de uma expansão e que ainda podem contribuir para acelerar os resultados, aumentar o número de interessados e até ajudar a franqueadora a economizar!

Veremos, a seguir, as quatro principais fases de um ciclo de expansão e como a tecnologia pode ser usada em cada uma delas para potencializar os seus resultados.

Captação

Um ciclo de expansão normalmente começa com a captação de interessados, que chamamos de leads. O foco nessa etapa inicial é localizar pessoas que possam ter o desejo de adquirir uma franquia como a sua e conseguir um contato delas, geralmente um e-mail ou telefone. Para isso, a tecnologia é o recurso certo.

Boa parte dos leads são coletados através da oferta de materiais digitais (que exigem o cadastro de dados para serem baixados), formulários em redes sociais e sistemas de newsletter presentes no site da franqueadora.

Com a ajuda de um bom sistema de CRM, esses dados serão colhidos, organizados e inseridos em uma lista – seu ponto de partida para expansão.

Seleção e nutrição

Com a lista de possíveis interessados na sua franquia, a próxima etapa é selecionar aqueles que realmente têm perfil para ser franqueados. Afinal, pode ser que alguém que entrou na sua lista de leads por ter baixado um e-book sobre franquias do seu segmento já tenha fechado negócio com outra marca, ou não tenha o valor mínimo para investir no seu negócio.

Depois de passar essa “peneira” inicial, seguimos para o momento de nutrição, onde você poderá estabelecer um contato frequente com os leads e alimentá-los com conteúdo.

O conteúdo será a ponte entre a franqueadora e o destinatário, então é importante que seja amigável, profissional e traga informações que informem e eduquem quem lê.

Esses contatos costumam ser feitos, principalmente, através do envio de mensagens de e-mail e SMS e você pode incluir neles textos, links, imagens, vídeos… Tudo que possa ser interessante e ajuda o leitor a conhecer, se relacionar e confiar na sua marca.

Negociação e fechamento

Conforme o contato recebe conteúdo informativo, interessante e atrativo, fica muito mais fácil conseguir uma brecha para falar de negócios. Esse é o momento certo para que o lead receba um contato do seu time comercial.

Tendo acesso ao progresso do lead, sabendo o quanto ele já consumiu de conteúdo e quais aspectos da franquia mais o interessam, os seus vendedores poderão entrar em contato para uma negociação ativa.

No próprio sistema no qual se faz o controle do conteúdo e das reações do lead, o time comercial poderá atualizar o andamento da negociação: entrega da COF, seleção de ponto comercial e a assinatura do contrato.

Análise

Por fim, a etapa de análise é o momento de reunir os dados mais importantes e estudar como eles podem ser melhorados. Essa fase é imprescindível para que se entenda quais os pontos a serem corrigidos e quais devem ser mantidos e otimizados.

Dados como taxa de sucesso dos vendedores, conteúdo mais e menos consumidos, e-mails com maior taxa de abertura e tempo entre o primeiro contato e a assinatura do contato são métricas que podem ser obtidas em seu painel de gestão e são ótimas para criar estratégias de otimização.

Conheça o Solutto

Gostou da ideia de ter uma plataforma tecnológica que te ajuda a captar, nutrir e fechar negócios com clientes? Então você precisa conhecer o Solutto, que faz tudo isso e muito mais pelo seu negócio!

O  Solutto é a melhor opção para quem busca um sistema que auxilie no expansão e trabalhe com tecnologia de ponta!

O módulo específico para expansão de franquias conta com recursos que integram e auxiliam, integram e organizam os leads provenientes de diversos canais, permite a criação de trilhas de nutrição que ajudam o prospect a caminhar na jornada de compra, tem painéis para acompanhamento dos resultados e muito mais! Tudo para que a sua expansão seja mais rápida, segura e bem consolidada!

DEIXE UMA RESPOSTA