No momento de planejar os próximos passos para o ano que se inicia muitas redes de franquias se preocupam em traçar estratégias bastante complexas e criar metas ainda mais ousadas. Elas não estão erradas, mas há um elemento que você não deve esquecer: a tecnologia.

Investir em tecnologia tem se mostrado fundamental para redes que desejam expandir suas atuações e se consolidar no mercado.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Prova disso é que a Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Confederação Nacional de Serviços (CNS) demonstrou que 88,5% das redes de franquias introduziram novas tecnologias nos últimos anos. Como resultado das inovações que implementaram, 56,7% melhorou a qualidade dos serviços prestados, 52,1% ampliou o mercado e 54,4% aumentou a capacidade de prestação de serviços.

Mas, se você ainda não está convencido a investir em tecnologia, não tem problema. A seguir, separamos cinco motivos para te convencer a fazer isso o quanto antes.

Auxilia na economia de recursos

Muitas redes de franquias deixam de incluir novos recursos tecnológicos em suas gestões porque os veem como uma despesa a mais. Porém, na verdade, quando você acrescenta as ferramentas certas elas se tornam investimentos que trazem retorno a curto e longo prazo.

Quanto você possui sistemas de gestão que automatizam tarefas, por exemplo, deixa de precisar de mão de obra para realizá-las. E com uma folha de pagamento mais enxuta, sua empresa será capaz de economizar e investir mais em novas estratégias que realmente sejam fundamentais para o desenvolvimento da rede.

Poupa seu tempo e aumenta a produtividade

A tecnologia também pode ajudar, e muito, a poupar seu tempo. Isso porque as redes que contam com sistemas eficientes conseguem realizar tarefas de forma mais rápida e prática, isso sem contar aquelas que já forma automatizadas.

Com isso, as atividades mais simples e burocráticas são realizadas mais rapidamente e o colaborador tem tempo para investir naquilo que realmente fará a diferença!

Elimina os erros

Erros na gestão podem acontecer em qualquer empresa, mas a maioria deles acontece quando as tarefas estão nas mãos de pessoas que têm muitas atividades para desempenhar e pouco tempo para focar em cada uma delas.

Com ajuda de sistemas que organizam as informações, as chances de erros humanos acontecerem diminuem drasticamente. As falhas de comunicação que podem acontecer entre um departamento e outro também devem ser eliminadas, uma vez que todas as áreas podem consultar os mesmos dados no mesmo lugar.

Acompanha os concorrentes

O franchising tem se tornado um mercado cada vez mais competitivo, e quem fica para trás na busca por inovação e melhorias em sua gestão corre sérios riscos de ser ultrapassado pelos concorrentes.

Ainda que você já tenha conquistado uma boa posição no setor, as tendências e as necessidades de franqueados e clientes mudam a cada ano, e demonstrar que sua rede está atenta a elas é fundamental para quem deseja crescer em 2019.

Ajuda a conquistar os franqueados

Quando um investidor está pensando em se tornar franqueado ele avalia diferentes aspectos de cada rede, e vários deles estão ligadas a tecnologia. O suporte e treinamento, por exemplo, são alguns dos mais importantes para os franqueados e podem ser otimizados com tecnologia.

Imagine que você conta com cursos e avaliações online que o franqueado possa fazer no tempo livre e tem vários canais de atendimento alinhados para que ele tire dúvidas e faça sugestões de uma maneira simples e rápida. Enquanto isso, seu concorrente só tem um canal telefônico para contato e envia os materiais de treinamento e reciclagem por correio. E se você mostrar para os franqueados que sua rede oferece sistemas que utilizam tecnologia de ponta para facilitar a gestão deles, enquanto a concorrência ainda lidar com planilhas arcaicas e registros em livros-caixa?  Qual dos dois modelos você acha que farão os olhos do investidor brilharem?

Invista em tecnologia com Solutto

A Solutto desenvolve ferramentas que utilizam tecnologia de ponta para auxiliar a rede a profissionalizar sua gestão e torna-la mais simples, prática e segura, além de contar com recursos que vão fazer os franqueados escolherem sua marca ao invés da concorrente.

Instrumentos como a universidade corporativa, a central de compras e a extranet são ótimas para mostrar para os franqueados que eles também vão contar com tecnologia de ponta para gerenciar suas unidades e se manter sempre atualizados.

DEIXE UMA RESPOSTA