Não restam dúvidas de que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, já são os meios preferidos de comunicação dos brasileiros. Segundo a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o país já tem mais smartphones e dispositivos portáteis do que pessoas.

De acordo com o relatório, só em 2017, foram vendidos 48 milhões de smartphones e 3,2 milhões de celulares mais simples. Os números provam que, independente da preferência ou das condições financeiras, ter um canal de comunicação mobile é fundamental para os brasileiros.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Paralelo ao crescimento dos celulares e smartphones, o volume de usuários de aplicativos e de outros recursos de comunicação mobile também tem crescido. O WhatsApp, por exemplo, principal app de mensagens instantâneas, já conta com mais de 1 bilhão de usuários em 180 países do mundo, segundo dados do próprio app. Só no Brasil são 120 milhões de pessoas usando o serviço.

Para manter uma comunicação eficiente com seus franqueados e clientes, é fundamental que as redes de franquias estejam atentas a essas tendências.

Hoje, os brasileiros já estão tão acostumados a usar seus dispositivos móveis para se comunicar com seus amigos e família, e parece natural que os mesmos recursos sejam empregados, também, nos negócios.

Além de facilitar a vida do franqueados e de seus clientes e mostrar que sua rede de franquias está acompanhando as principais tendências do mercado, investir no mobile também significa garantir uma comunicação mais ágil e acessível.

As redes de franquias sabem que se o contato entre a marca e os franqueados é eficiente as chances de as unidades franqueadas alcançarem o sucesso é ainda melhor. Afinal, com uma comunicação clara e eficaz é possível que os franqueados tirem dúvidas, façam sugestões e apontamentos importantes para que a rede cresça e recebam lembretes sobre cursos, reciclagens, feiras e até sobre pagamentos em atraso, se for o caso.

A seguir, vamos ver o passo a passo para utilizar a comunicação mobile na sua rede de franquias de forma a melhorar o contato com os franqueados e clientes.

Traçar os objetivos

Antes de investir na comunicação mobile é preciso que a rede saiba como vai usar os recursos digitais. Se a intenção for receber contatos de franqueados, de prospects e também de clientes, por exemplo, o ideal é ter canais diferentes para cada público.

Outro ponto importante é definir se a comunicação será em uma via ou em duas. Sua rede pode usar um canal de atendimento por Whatsapp apenas para atender dúvidas de franqueados, por exemplo, e ter um sistema de disparo de SMS para lembrar os colaboradores que estão inadimplentes. Ou escolher receber e enviar informações apenas por um meio.

Escolher os canais

Hoje existem vários canais para se comunicar com os franqueados e clientes e é importante escolher quais os mais coerentes para sua rede.

Você pode fazer essa escolha levantando os recursos mais utilizados pelos seus franqueados – e pode descobrir isso fazendo uma pesquisa bem simples – e também optando por aqueles que tenham recursos condizentes com os objetivos traçados.

Explorar os recursos

Cada vez mais as empresas utilizam aplicativos e ferramentas mobile de forma corporativa, e muitos softwares têm criado funcionalidades específicas para elas.

O WhatsApp, por exemplo, lançou uma versão batizada de WhatsApp Business, que traz estatísticas, históricos e outros recursos que ajudam bastante as empresas que usam o app para se relacionar e fechar negócios.

Fazer a organização interna

Se existem mais formas de se comunicar com sua empresa será necessário aumentar a estrutura de atendimento. Aqui, cabe observar o tipo de estratégia que funciona melhor para o seu negócio e está alinhado com as metas definidas na primeira etapa.

Há a possibilidade de aumentar o seu time de atendimento, terceirizá-lo ou até automatizar algumas tarefas – com o envio de cobrança e lembretes de reuniões, por exemplo. O importante é que os canais mobile não existam apenas por existir, mas que haja um sistema de atendimento rápido e eficiente para eles.

Como o Solutto pode ajudar a sua franquia

Melhorar as estratégias de comunicação é só uma das várias tarefas que compõem a gestão de uma rede de franquias. Com um volume tão grande de atividades administrativas para desempenhar, muitas vezes as redes não conseguem acompanhar as tendências e investir nas estratégias que realmente podem alavancar seus resultados.

Se esse é o caso da sua marca, você precisa conhecer o Solutto. Com módulos de gestão especializados em franquias, o Solutto oferece soluções que automatizam o envio de mensagens para os franqueados e as trilhas de nutrição de e-mail marketing. Com isso o contato entre franqueadora e franqueado se mantem constante.

DEIXE UMA RESPOSTA