Fazer pesquisas de qualidade é uma das formas mais simples e acuradas de identificar pontos que podem ser melhorados em uma empresa. E essa estratégia também funciona com as franquias.

Na verdade, os resultados podem ser ainda melhores com as franquias, uma vez que o fato de haver várias unidades espalhadas pode trazer ainda mais insights preciosos para franqueado e franqueadora.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Não acredita no poder desse recurso? Então, prepare para mudar de ideia! Vamos conhecer melhor as pesquisas de qualidade e descobrir como elas podem ser fundamentais para a expansão da sua rede de franquias.

Por que fazer pesquisas de qualidade

Muitas redes que têm resultados expressivos em faturamento e crescimento das franquias acreditam que já sabem o suficiente sobre seu mercado e seus clientes. Mas, nem sempre isso é verdade.

Embora as franqueadoras tenham adquirido muito conhecimento ao longo dos anos, o comportamento e as necessidades dos consumidores podem mudar muito rápido. Nada melhor do que identificar essas mudanças o quanto antes para se preparar e rever suas estratégias.

Ouvir as sugestões, críticas e elogios de quem consome seus produtos e serviços cria uma oportunidade para que as marcas vejam seus processos e produtos de uma forma diferente. Com isso, elas compreendem melhor a visão do público e podem fazer ajustes que trarão resultados ainda melhores.

Outro ponto importante é que os consumidores da sua marca podem também ser clientes eventuais dos seus concorrentes. Quando isso acontece, eles terão uma visão ainda mais clara dos seus pontos fortes e fracos.

Além de ajudar a identificar diferentes aspectos da franquia que podem ser melhorados, como limpeza, atendimento e agilidade, as pesquisas também podem atender a necessidades da franqueadora. É possível, por exemplo, criar um ranking de excelência entre as unidades franqueadas e organizá-las de acordo com os melhores resultados nas pesquisas de qualidade.

Como fazer boas pesquisas de qualidade 

Para obter resultados consistentes e que realmente ajudem seus franqueados e a própria rede e descobrir pontos que podem ser otimizados, é preciso garantir que as pesquisas sejam bem feitas.

Para isso, a criação das pesquisas de qualidade pode ser feita em três etapas:

O primeiro momento é o momento planejamento da pesquisa. Comece identificando qual o objeto principal da pesquisa. É o nível de atendimento? A limpeza? A agilidade dos funcionários? As embalagens dos produtos? A qualidade das mercadorias ou dos serviços? O pós-venda?

Determine também quem será o público. Você pode entregar a pesquisa a todos os clientes, apenas àqueles que consumirem um produto ou serviço específico, ou visitarem franquias de quiosque por exemplo.

A próxima etapa do planejamento da sua pesquisa de qualidade é formular as perguntas, que podem ser dissertativas ou optativas. Vale lembrar que o texto deve ser claro, direto e não muito longo, para não cansar o consumidor.

Por fim, escolha como cliente terá acesso à pesquisa. A rede pode disponibilizar formulários físicos que podem ser preenchidos na hora ou incluir a pesquisa no site e deixar um link para o acesso nas notas fiscais, por exemplo. Lembre-se que o ideal é que a pesquisa de qualidade seja simples de acessar e de responder.

Dicas para ter suas pesquisas de qualidade respondidas

De nada adianta criar ótimas pesquisas de qualidade se ninguém as responder, não é mesmo? Por isso, existem algumas técnicas que sua rede pode empregar para aumentar o volume de respostas recebidas.

  • Explicar a motivação da pesquisa: saber que poderá usufruir de um serviço ainda melhor se ajudar com uma pesquisa rápida pode motivar o consumidor a respondê-la.
  • Oferecer o preenchimento no fim do serviço: trazer um tablet com a pesquisa de satisfação ou o formulário no fim de um bom serviço pode gerar mais respostas do que você teria se pedisse que o consumidor entre no seu site quando chegar em casa.
  • Informar o tempo de pesquisa: as pessoas costumam ter receio em preencher pesquisas com medo delas serem muito extensas. Mas, se você informar o tempo estimado de preenchimento, isso poderá tranquilizá-las.
  • Criar um layout interessante: algo simples como um design interessante e estimulante pode fazer também pode fazer a diferença no volume de respostas recebidas.
  • Oferecer um brinde: conseguir algum tipo de brinde ou vantagem na próxima compra é um dos atributos que mais estimula o público a participar de pesquisas de qualidade.

Faça suas pesquisas de qualidade com o Solutto

Agora você já sabe porque fazer pesquisas é fundamental para qualquer rede que deseja ouvir o que o público tem a dizer sobre ela e quer usar essas informações para otimizar suas estratégias de venda e divulgação.

Mas, se existem várias ferramentas para fazer perguntas a um usuário, por que usar o Solutto? Bem porque os diferenciais do Solutto não param por aí.

O bom desempenho de uma pesquisa está atrelado a diversos fatores, e fazer perguntas é só um deles.

Para começar, é fundamental ter um ambiente seguro e bem estruturado para que os visitantes possam fazer as pesquisas, e o Solutto é especialista nisso.

Em seguida, é importante fazer com que o acesso e o preenchimento à pesquisa sejam simples e fáceis. E o Solutto resolve isso com um ambiente intuitivo e simples de acessar em smartphones e tablets, o que facilita a vida do consumidor.

Por último, uma boa pesquisa de satisfação deve gerar relatórios, estatísticas e indicadores. Afinal, é tudo isso que vai ajudar os gestores a entenderem quais fatores precisam ser otimizados. Ainda mais: são esses resultados compilados que mostraram onde estão os problemas (na franqueadora ou na franquia) e como eles serão ajustados. Aqui, o Solutto também se destaca.

As pesquisas de satisfação criadas na plataforma do Solutto se tornam relatórios completos com estatísticas e valores médios dos principais quesitos analisados. Dessa forma, as informações são organizadas, centralizadas e viram insights preciosos para franqueador e franqueadora.

Além disso, como o Solutto oferece outros módulos integrados, como o de CRM e o de consultoria de campo, é possível, por exemplo, relacionar o resultado de uma pesquisa ao histórico de um cliente fiel, ou mesmo usar os pontos levantados na pesquisa de qualidade como pauta das reuniões com o consultor.

DEIXE UMA RESPOSTA