O treinamento é um dos pilares do franchising. É através dele que a rede pode transmitir seu know-how e orientar o franqueado sobre as melhores práticas de gestão, atendimento e produção. Mas o que muitas redes se esquecem é que apenas o treinamento inicial não é suficiente para garantir um desempenho excelente.

Ainda que seja bastante completo, o treinamento inicial acontece em um momento em que o franqueado ainda está dando os primeiros passos na rede e não considera dúvidas e obstáculos que só acontecem com uma vivência prática.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Também, com o passar do tempo, é natural que o franqueado se esqueça de alguns aspectos que foram abordados quando ele comprou a unidade, ou sinta que já tem certa autonomia para operar de acordo com o que ele acha certo, e não o que a franqueadora orientou.

Além de tudo isso, qualquer empresa passa por transformações. E em uma delas, a franqueadora pode sentir que o treinamento empregado na fase inicial da expansão já não está mais alinhado com os objetivos e a postura atuais do negócio.

Em todas essas situações, aplicar apenas a capacitação inicial se prova ineficiente, e o melhor mesmo é aderir ao treinamento contínuo. Só uma reciclagem constante dos conhecimentos garante que o franqueado estará sempre alinhado aos padrões da rede e vai continuar aprendendo mesmo depois que o treinamento inicial terminar.

A boa notícia é que implementar o treinamento contínuo em uma rede de franquias é mais fácil do que parece!

Escolha a plataforma

Um bom primeiro passo é escolher por qual meio a franqueadora vai promover os treinamentos. Pensando que os conteúdos deverão se adequar à rotina de quem já gerencia um negócio e pode estar muito longe da matriz para fazer um curso presencial, o ensino a distância é uma ótima opção.

Através de plataformas digitais de ensino, a franqueadora pode criar e atualizar cursos que podem ser acessados quando ou onde o franqueado quiser, desde que tenha acesso à internet.

Planeje o conteúdo

Em seguida, é importante planejar e produzir o conteúdo dos treinamentos. O ideal é que eles sejam pensados para resgatar e aprofundar noções que já foram transmitidas na capacitação inicial.

Também é importante estruturar o conteúdo em formatos que sejam interessantes para o franqueado. Você pode usar vídeos, podcasts, fazer quizzes, competições… O importante é criar um treinamento com conteúdo rico, fácil de absorver e que realmente interesse a rede.

Crie uma cultura

O ideal não é forçar os franqueados a fazer os treinamentos, mas mostrar como os conteúdo preparados pela franqueadora podem ajudá-los a tornar a gestão mais eficiente e as unidades mais lucrativas.

Deixe claro que a intenção do treinamento contínuo é sempre ajudar e atualizar os donos das franquias, e não os deixar mais atribulados e preocupados.

Acompanhe e avalie

Também é importante monitorar e avaliar como os franqueados estão respondendo ao novo formato de capacitação. Isso vai ajudar a entender não só se eles estão absorvendo o conteúdo, mas também se o formato das aulas está adequado e se a ferramenta utilizada e responde às necessidades dos franqueados.

Apoie e dê feedback  

Além de instruir o franqueado e manter sua conduta sempre de acordo com os padrões da rede, o treinamento contínuo serve para verificar quais são os aspectos em que ele apresenta maiores dúvidas ou dificuldades.

Sabendo disso, o consultor de campo pode orientar o franqueado sobre como superar os desafios e criar um plano de ação para resolver pequenos problemas que estejam atrapalhando sua evolução.

Como promover treinamento contínuo com o Solutto

Se a sua rede de franquias quer proporcionar um treinamento contínuo para os franqueados, deve conhecer a Universidade Corporativa do Solutto.

A Universidade Corporativa é um módulo de ensino a distância que permite que a franqueadora crie conteúdos específicos para cada tipo de colaborador, de acordo com a necessidade deles.

Além de agregar vídeos, áudios e materiais em texto para deixar os cursos ainda mais completos, os clientes Solutto podem matricular automaticamente os franqueados e acompanhar o progresso deles de forma simples e fácil.

DEIXE UMA RESPOSTA