É hora de ficar de olho nas tendências de franchising para 2019. Quem pensa em abrir uma franquia neste ano tem muito a ganhar conhecendo os tipos de franquias que prometem fazer sucesso. Já quem é franqueador também deve estar atento para fazer sua franquia continuar atrativa em 2019.

O Guia Franquias de Sucesso conversou com alguns especialistas do mercado de franquias e compilou algumas das principais tendências do franchising para 2019. Nesta matéria, você descobre quais são elas e como aproveitá-las para lucrar com seu próprio negócio.

De acordo com dados preliminares divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro fechou 2018 com um desempenho positivo. O setor registrou um faturamento 7% maior que o de 2017, somando mais de 174 bilhões de reais em receitas.

Além do aumento no faturamento, o franchising também viu os números de redes e unidades de franquias crescerem. O ano passado marcou um crescimento de 5% no número de unidades de franquias. Já o número de redes aumentou em 1%, voltando a crescer depois de apresentar uma queda de 6% em 2017.

“Em 2018, com toda a crise que enfrentamos no país, o setor de franchising cresceu. Esse excelente desempenho se deu em função da confiança do setor que está bem maduro. O Brasil tem inúmeras franqueadoras e muitas já bem consolidadas, o que traz ainda mais segurança ao investidor, que normalmente busca seu primeiro negócio, e com capital justo”, avalia Sidney Eduardo Kalaes, empresário com 25 anos de experiência no setor e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multisetoriais.

Para 2019, as expectativas da ABF também se mostram otimistas. A estimativa da Associação é que o mercado de franchising brasileiro cresça entre 8% e 10% em faturamento, aumentando o número de unidades de franquias de 5% a 6%. Além disso, o número de redes de franquias deve continuar a trajetória de crescimento, registrando um aumento de 1%. Já o volume de empregos gerados pelo setor deve subir 5%.

Tendências de franchising para 2019

tendências de franchising para 2019

Os bons números do setor de franquias animam empreendedores de todos os setores. Mas, se você quer aproveitar o momento para já começar um negócio com o pé direito deve ficar de olho nas tendências de franchising para 2019.

Conheça tendências apontadas por especialistas do mercado e navegue pelos links nos tópicos para conhecer redes de franquias que devem estar em alta neste ano.

Franquias de alimentação saudável

“A primeira oportunidade de negócio para 2019 continua sendo no ramo de alimentação saudável. As pessoas continuam buscando hábitos mais saudáveis e é um comportamento que só tende a crescer.” – Brunno Galvão, especialista em empreendedorismo e master coach

Não é de agora que as franquias de alimentação saudável vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado. Afinal, o Brasil já se posiciona no quinto lugar entre os países com os maiores mercados de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, segundo a Euromonitor International.

Para aproveitar a tendência abrindo um novo negócio, vale ficar de olho nas franquias que trazem cardápios com opções mais saudáveis. Redes especializadas em saladas, produtos naturais, fitness, suplementos, alimentos light, pratos veganos e vegetarianos estão em alta.

Quem já tem um negócio na área de alimentação também pode surfar nessa onda. Busque adicionar ao cardápio mais opções de alimentos para esse público. Também vale prestar mais atenção à forma de preparar os alimentos, adotando ingredientes frescos, orgânicos e naturais.

➥ Saiba mais sobre tendências de franquias de alimentação para 2019

Franquias de serviços

“Além dos serviços mais tradicionais, outros serviços têm despontado, como serviços de crédito, recursos de multas, serviços de energia alternativa e saúde veterinária.” – Fabio Stumpf, consultor de negócios e diretor-executivo da Solace Institute

As franquias de serviços estão constantemente na mira de quem vai abrir um negócio. Com diversas oportunidades de franquias baratas, esse setor também traz a possibilidade de trabalhar em casa e de conciliar a franquia com outras atividades profissionais.

Todos os nichos indicados como tendência de franchising para 2019 por Fabio Stumpf se enquadram no segmento de serviços e outros negócios, um dos que mais cresceu no primeiro semestre de 2018. Dados da ABF apontam que as redes dessa categoria aumentaram em quase 9% seu faturamento nesse período, apresentando ainda um crescimento de 3,5% no número de unidades.

➥ Saiba mais sobre tendências de franquias de serviços para 2019

Franquias de saúde, beleza e bem estar

“Os setores de serviços, como beleza, estética e saúde se apontam como os destaques para esse ano, pois habitualmente apresentam uma forma mais simples de gestão e dispensam a necessidade de estoques de produtos, controles de validade, etc.” – Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes

Ainda na área de serviços, as franquias de saúde, beleza e bem estar também prometem bons resultados neste ano. No primeiro semestre do ano passado, conforme relatório da ABF, o setor registrou o segundo maior faturamento do franchising, ficando atrás apenas das franquias de alimentação. Nesses seis primeiros meses de 2018, as receitas ultrapassaram a marca de 14 bilhões de reais.

Esse segmento apresenta inclusive opções de franquias baratas, com modelos de quiosque ou home based, com atendimento delivery. É possível trabalhar com serviços como design de sobrancelha, esmalteria, cuidador de pessoas, tratamentos estéticos, entre outros.

Ainda na mesma linha de tendências de franchising para 2019, conforme apontado por Kalaes, modelos de negócio simplificados e com gestão facilitada também são uma boa pedida. Aqui, vale apostar em inovações em metodologias e tecnologias para conseguir otimizar a rotina e, consequentemente, os resultados.

Interiorização do franchising

“Temos acompanhado modelos de negócio com menor investimento total, modelos mais enxutos, utilizando processos e tecnologia para otimizar recursos e pessoas. Parte dessa tendência, reforça a previsão da ABF de que o franchising avançaria para o interior dos estados.” – Milena Lidor, diretora geral da Franquear Consultoria e consultora de franchising

Falando de expansão, independente do segmento, as cidades pequenas vêm ganhando destaque. Se antes as redes buscavam abrir novas unidades apenas nas capitais e grandes metrópoles, hoje esse movimento está muito mais pulverizado e o interior dos estados se torna cada vez mais atrativo aos olhares de investidores. Isso deve continuar uma forte tendência de franchising para 2019.

Na 27ª edição da ABF Franchising Expo, a Associação apontou que o alcance do franchising já avançou muito pelo território nacional: 45% dos municípios brasileiros já contam com, pelo menos, uma unidade de franquia. A expectativa da instituição é de que as franquias cheguem a cobrir 100% do território a partir de um movimento intensificado de interiorização.

➥ Confira franquias que buscam expansão em cidades pequenas em 2019

Franquias baratas

“Com a economia começando a dar sinais de início de recuperação, os investidores devem ficar mais otimistas, porém ainda fazer investimentos menores. Por isso, acredito que o setor de microfranquias vá ter bastante destaque.” – Camila Pacheco, consultora empresarial e sócia da Blue Numbers Consultoria

A grande expectativa para 2019 é de que os cenários mais críticos na economia comecem a ficar para trás. Uma pesquisa do Sebrae apurou que 67% dos empreendedores entrevistados estão otimistas com as perspectivas de negócios neste ano.

Ainda assim, o momento ainda inspira certa cautela nos investidores. Portanto, como apontado por Camila Pacheco, as franquias baratas devem continuar sendo queridinhas nas tendências de franchising para 2019. Aqui, incluímos tanto os novos empreendedores, que buscam opções para se tornarem franqueados, quanto os franqueadores.

Para os candidatos a franqueados, não faltam opções de franquias de baixo investimento. Há redes que atuam em todos os segmentos do franchising, trabalhando com modelos de negócio diferentes (desde franquias home based até modelos de loja mais enxutos) e que apresentam investimentos de até 50 mil reais.

Já os franqueadores também têm se mostrado ligados nessa preferência dos investidores e novas redes aproveitam para lançar formatos de franquias mais baratas para continuar a expandir mesmo em meio à crise financeira.

➥ Confira opções de franquias baratas para 2019

Franquias home office

“Quem deseja investir no seu próprio negócio e quer trabalhar em casa, deve pesquisar os segmentos que aparecem como tendências para esse ano, como franquias nas áreas de seguros, turismo e intercâmbio, reforço escolar, criação de sites e soluções para mobile marketing e aplicativos. Outro nicho que segue em alta é o das agências de marketing digital e mídias sociais” – Monica Lobenschuss, fundadora da Social Lounge

Em concordância com a tendência de franquias baratas estão as franquias home office. Trabalhar em casa é o sonho de muitos brasileiros, e não só pelo baixo custo operacional que esse tipo de negócio possibilita.

O estudo “O futuro do trabalho”, realizado pelo Portal TD, Rock Content, Trello e Opinion Box, apurou que mais da metade dos profissionais acreditam que o trabalho remoto traz benefícios como aumento da qualidade de vida dos funcionários e aumento da produtividade no trabalho.

Nesse segmento, é possível encontrar oportunidades diversas entre as franquias de serviços, além de redes de varejo que trabalham com sistemas de venda direta e lojas virtuais.

Anotou as dicas de tendências de franchising para 2019? Então, é hora de colocar a mão na massa e pensar em como fazer o seu negócio decolar. Se você está em busca das melhores franquias para investir neste ano, confira nossa galeria com opções de franquias para 2019 (e mais tendências de mercado!).

DEIXE UMA RESPOSTA