Redes de franquias de sucesso normalmente apresentam uma característica em comum: elas estão sempre em busca de ferramentas, metodologias e estratégias que as ajudem a se manter competitivas e otimizar seus processos cada vez mais. Para isso, as franqueadoras não deixam de acompanhar as principais tendências de gestão do mercado.

Normalmente, as novas tendências chegam para modernizar e trazer benefícios para a gestão, como aumentar a produtividade, reduzir custos e acelerar a expansão da empresa.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

A seguir, vamos ver cinco tendências que podem trazer essas e outras vantagens para a sua franquia!

Transparência e colaboração

Já se foi o tempo em que os membros mais importantes de uma empresa eram inacessíveis.

Muitas empresas já perceberam que mostrar que os gestores são acessíveis e a companhia está disponível para ouvir deixa seus colaboradores e franqueados mais motivados e felizes em contribuir ativamente para o negócio.

A transparência é ainda um dos pilares do movimento Open Franchise, um modelo de gestão que vem ganhando bastante notoriedade no setor. O Open Franchise foca no poder da colaboração para reduzir conflitos e impulsionar a produtividade e o sucesso das redes. Nesse formato, as franqueadoras devem proporcionar uma gestão aberta, disponibilizar informações e ter uma comunicação transparente com os franqueados.

Times mais compactos

Outra tendência de gestão é criar modelos de operação mais enxutos, econômicos e sustentáveis a longo prazo. Com isso, cresce o número de redes de franquias com equipes menores e que operam com uma estrutura reduzida.

Ao invés de investir em grandes estruturas e muitos funcionários, as franqueadoras modernas podem preferir apostar em poucos profissionais altamente qualificados que trabalham de forma harmoniosa e em ferramentas que contam com tecnologia de ponta.

Automação de tarefas

Quando o objetivo de uma marca é aumentar sua produtividade, reduzir custos e manter o foco nas atividades que são realmente fundamentais, a automação de tarefas é uma das principais tendências.

Eliminando algumas obrigações da lista de tarefas da equipe, sua rede pode ter funcionários mais produtivos e focados em atividades mais importantes, menor incidência de erros humanos, maior agilidade nos processos e até operar com um time mais enxuto e econômico.

Centralização de ferramentas

Ter diversos softwares, planilhas e outros documentos para organizar sua gestão já não é mais o modelo ideal. Além de ser mais caro – principalmente pelo pagamento de várias licenças e contratação de profissionais certificados em operar os programas -, esse formato favorece os erros e a desorganização.

Para lidar com isso, muitas franqueadoras estão se voltando  para sistemas que centralizam ferramentas e plataformas em um único lugar. Essa estratégia ajuda a reduzir significativamente os custos, deixar os procedimentos mais dinâmicos e a equipe mais produtiva.

Acompanhamento humano

A digitalização é uma tendência, mas a tecnologia só funciona realmente quando há um sólido acompanhamento humano.

Poder contar com um consultor de campo que vai presencialmente ajudar um franqueado na resolução de um problema, ou mesmo de um gerente que está sempre disponível para sua equipe ainda continua sendo indispensável.

Aqui, as ferramentas tecnológicas funcionam como suporte e complemento, mas não substituem muitas das ações da gestão humana, que continua sendo fundamental para motivas e criar conexões com as pessoas.

A Solutto faz parte dessas tendências!

A Solutto, referência em sistemas de gestão para franquias, está sempre atenta a essas e outras tendências de mercado, e por isso traz o que há de mais novo e eficiente para os seus clientes.

Para começar, a Solutto conta com um formato de soluções modulares, o que permite que a sua rede possa usufruir das vantagens de uma gestão centralizada (contando com sistemas de tecnologia, finanças, treinamento e outros no mesmo lugar), mas também tenha flexibilidade para escolher quais módulos melhor se encaixam no seu modelo de gestão ideal.

Todos os sistemas da Solutto possuem funções que podem ser automatizadas, como o envio de mensagens de cobrança de royalties, matrículas automáticas nos cursos de sua universidade corporativa e até emissão automatizada de nota fiscal. Como resultado, seus franqueados e colaboradores deixam de perder tempo com tarefas mais burocráticas e podem se dedicar mais ao crescimento do negócio!

Gosta da ideia de profissionalizar e modernizar sua gestão de acordo com as últimas tendências do mercado? Então conheça a Solutto!

DEIXE UMA RESPOSTA