As grandes redes de franquias de sucesso costumam ter algo em comum: sempre investem nos melhores recursos para otimizar a sua gestão e a de seus franqueados.

Isso acontece porque elas sabem que quando bem utilizadas algumas ferramentas de gestão podem ajudar a reduzir custos, elevar a lucratividade, aumentar a produtividade, manter a padronização das franquias e até a acelerar a expansão.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

A seguir, vamos ver alguns dos recursos mais importantes para quem quer profissionalizar a sua gestão e a de seus franqueados e transformar a sua rede em um sucesso.

Atendimento excelente

O atendimento é um ponto fundamental para o sucesso dos franqueados e, consequentemente, da franquia. Quando o contato com a franqueadora é muito custoso, demorado e ineficiente, a tendência é que o franqueado deixe de se comunicar com a rede para tirar dúvidas e solicitar apoio e passe a tomar suas próprias decisões, e isso prejudica seriamente a padronização.

Além disso, a falta de contato pode impedir que a franqueadora identifique pequenos desacertos na gestão da franquia que se tornam grandes problemas com o tempo.

O ideal é que o franqueado possa entrar em contato facilmente e seja sempre respondido o mais rápido possível. Também é interessante oferecer mais de um canal de atendimento, como telefone, e-mail, chat e contato via aplicativos de mensagens (como o WhatsApp). Aumentando o seu leque de canais de atendimento, a franqueadora demonstra que quer facilitar o contato e permite que o franqueado escolha qual a forma mais simples e conveniente de acionar a rede.

CRM

As franquias que estão em processo de expansão normalmente buscam novos franqueados, e os CRM são um dos melhores recursos nesse sentido.

O CRM é um conjunto de ferramentas que organiza e unifica as interações com possíveis clientes. Com ele, a franqueadora pode reunir em um só lugar todo o histórico de contatos e negociações com um futuro franqueado.

Por meio do CRM, as equipes de marketing e comercial podem entender melhor em que momento do funil de compras o contato está e trabalhar as técnicas de conversão da melhor maneira possível. O resultado é uma operação mais integrada, ágil e com aumento significativo de conversões.

Sistema de gestão financeira

Franquias de sucesso controlam muitos bem suas finanças porque sabem que o acompanhamento das entradas e saídas da rede é fundamental para reduzir despesas e elevar a rentabilidade do negócio.

Quando implementado dentro da franqueadora, um bom sistema de gestão financeira automatiza tarefas como os cálculos de taxas de propaganda, poupa o tempo da equipe e reduz drasticamente a incidência de erros.

Nas franquias, o sistema de gestão também ajuda os franqueados a entenderem melhor o ciclo financeiro do negócio e garante a precisão do fluxo de caixa e das contas a pagar e a receber.  Ele ainda pode ser integrado com o sistema de vendas, estoque e reposição, permitindo uma análise ainda mais acurada do desempenho da franquia.

Automatização de cobranças

A inadimplência é um dos grandes desafios das franquias, e muitas redes ainda lidam com essa questão cobrando e negociando diretamente com os franqueados. Essa prática, porém, demanda muito esforço e tempo da equipe que poderiam estar sendo aplicados em outras tarefas.

Nesse sentido, a automatização das cobranças é a melhor solução. Esse recurso é capaz de identificar quem são os franqueados que não efetuaram pagamentos e enviar automaticamente lembretes e faturas com valores corrigidos.

Dessa forma, é possível aumentar produtividade do departamento e a reduzir a inadimplência com uma linha de cobranças consistentes e totalmente personalizadas para o seu negócio.

Ferramentas de treinamento a distância

Conforme a franquia cresce é natural que as unidades se distanciem cada vez mais da matriz. Por conta disso, a realização de treinamentos e reciclagens presenciais tende a ficar mais difícil e cara.

Uma das melhores soluções é investir em recursos de ensino a distância. Com essas plataformas, a rede pode criar conteúdo online para os franqueados acessarem em seus computadores ou smartphones nos dias e horários mais convenientes. É possível produzir materiais em áudio, texto e vídeo e sobre os assuntos que a rede julgar necessários.

A maioria das plataformas de ensino a distância ainda permite que a franqueadora verifique se o franqueado está mesmo realizando os treinamentos e como anda o desempenho deles.

Central de compras

Ter um bom sistema de central de compras também é essencial para as redes que precisam repor mercadorias e insumos periodicamente. Esse tipo de ferramenta pode ser integrado ao estoque e notifica o franqueado sobre a necessidade de reposição.

Além disso, a central de compras auxilia na padronização das franquias, uma vez que, através dela, os franqueados comprarão sempre de fornecedores homologados e aprovados pela franqueadora.

Alcance o sucesso com o Solutto

O Solutto, fornecedor de softwares de gestão com mais de 12 anos de experiência, é líder em sistemas de franquias e disponibiliza recursos como CRM, central de compras, universidade corporativa, extranet, PDV para franquias de varejo, financeiro, faturamento e estoque!

Todos os sistemas são modulares, o que significa que a franqueadora pode escolher quais são ideais para sua operação, e podem ser totalmente personalizados para as suas necessidades.

Os módulos do Solutto ainda trazem benefícios para a franqueadora e para o franqueado. A rede profissionaliza sua gestão, pode expandir de forma mais segura e em alta performance e ganha mais ferramentas para atrair e converter franqueados. Já as franquias terão mais agilidade nos pontos de venda, alta na produtividade e uma gestão mais intuitiva e descomplicada.

DEIXE UMA RESPOSTA