A seleção dos franqueados é um dos pontos mais importantes para uma expansão de sucesso.

Quando a escolha é bem feita, as chances das unidade prosperarem e a marca crescer são enormes. Mas quando a franqueadora escolhe mal seus franqueados, pode ter que lidar com múltiplos conflitos, problemas na administração e até colocar em jogo a reputação de sua rede e o futuro da expansão.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Veja, a seguir, algumas dicas para garantir que você acerte na hora de selecionar os franqueados para sua franquia.

Defina bons perfis

O primeiro passo para ter bons franqueados é definir muito bem os perfis. E sim, você pode estabelecer mais de um perfil ideal, caso seja necessário.

No caso de uma franquia de odontologia, por exemplo, é possível ter franqueados que são dentistas e outros que não trabalham com a profissão, mas se interessam pelo mercado.

O mais importante é que todas as variações de perfil de franqueado tenham pontos chave  que sejam coerentes com as suas estratégias e exigências do modelo de negócio. Alguns exemplos são: identificação com o setor, disponibilidade para se dedicar integralmente ao negócio e experiência em liderar times, por exemplo.

Além disso, se preocupe não só em enumerar qualificações profissionais, mas também características pessoais, orientações éticas e até mesmo experiências de vida que você espera que seus franqueados tenham. Humildade, vontade de aprender, disciplina e capacidade de superar desafios de forma criativa podem ser algumas dessas características.

Lembre-se ainda que, normalmente, o franqueado não está 100% pronto para o negócio. Suas habilidades vão ser desenvolvidas com a capacitação oferecida pela franqueadora e pelo próprio dia a dia do negócio.

Faça campanhas segmentadas

Um erro comum das franqueadoras é definir muito bem seu público-alvo, mas não conseguir alcançar essas pessoas quando criam campanhas de atração.

Quando a ação não é bem direcionada, ela impacta muitas pessoas que não têm real interesse em se tornar franqueadas de uma rede como a sua, e isso gera um custo alto e um retorno baixo.

Pensando nisso, na hora de divulgar sua rede para potenciais franqueados, tome o cuidado de segmentar muito bem suas campanhas, considerando local, interesses e demais características do seu candidato.

As ferramentas digitais – como redes sociais e portais sobre franchising – são excelentes nesse sentido, porque fornecem uma visão bastante detalhada de quem é o público e como alcançá-lo de maneira mais efetiva. Além disso, é muito mais fácil ajustar campanhas digitais e acompanhar os seus resultados.

Faça entrevistas inteligentes

As entrevistas com o franqueado são etapas importantes da comercialização de uma franquia. É importante que a franqueadora use esse momento de interação de uma forma inteligente e estratégica.

Para começar, é preciso definir uma pauta na entrevista, ou seja, um roteiro que detalhe os assuntos que são abordados. Alguns dos principais costumam ser os motivos pelos quais o candidato quer abrir uma franquia, quais são suas expectativas com o negócio e experiências anteriores.

Quando a entrevista é feita de uma forma analítica e inteligente, é possível definir ali mesmo se o franqueado vai realmente se dedicar ao negócio e a unidade tem chances de prosperar.

Se for necessário, a franqueadora pode agendar mais de uma entrevista. O importante é garantir que conhece o candidato bem o suficiente antes de fechar negócio.

Apresente o dia a dia de forma transparente

Para encontrar um bom franqueado para sua franquia também é fundamental ser transparente.

Mentir para o candidato e afirmar que o dia a dia é muito mais fácil do que realmente é, pode ajudar a vender franquias, mas vai atrair franqueados acomodados, despreparados e que dificilmente vão impulsionar o crescimento da marca.

Para que isso não aconteça, seja sempre honesto com os candidatos. Permita que eles visitem outras lojas, conversem com franqueados e apresente toda a operação de uma forma transparente.

Se mesmo sabendo que a jornada será difícil e que vai precisar trabalhar duro para crescer, o candidato ainda quiser abrir a franquia, as chances da unidade ter sucesso são enormes!

Conte com o Solutto na seleção dos seus franqueados

A Solutto, fornecedora de sistemas de gestão para franquias, tem módulos específicos para auxiliar sua expansão. Inclusive, na seleção de franqueados!

A plataforma integra diferentes estratégias de captação de leads – como redes sociais, portais de franquias e o site da marca – permitindo que toda a captação de interessados seja centralizada em um só lugar.

O módulo de expansão ainda conta com um CRM onde é possível organizar e acompanhar todo o histórico de interações com o cliente e gerenciar o ciclo de venda de uma forma mais coerente e efetiva.

Assim, sua rede tem mais chances de encontrar e converter os franqueados certos!

DEIXE UMA RESPOSTA