Como fazer contratações remotas

0
1075
como fazer contratacoes remotas
como fazer contratacoes remotas

Muitas companhias decidiram manter o trabalho em home office como forma de colaborar com o combate ao coronavírus e preservar a saúde de seus funcionários.

Mas, apesar de estar ligado com uma série de benefícios, principalmente em tempos de pandemia, o trabalho remoto também traz alguns desafios inesperados. E um deles é o processo de contratação à distância.

Além de um bom currículo, os gestores sabem que contratar um novo funcionário tem muito a ver com uma boa conversa, análise da comunicação corporal e um feeling de que aquele é o profissional certo para a vaga. Mas será que isso é possível pela internet?

Para muitos franqueadores e franqueados, o processo de recrutar e treinar colaboradores de forma totalmente remota é inédito, e isso acaba criando uma série de dúvidas.

Neste artigo, vamos explorar algumas formas fazer a seleção de candidatos pela internet e de criar uma integração eficiente para os novos contratados.

Adapte as etapas de contratação

Geralmente, a seleção de candidatos é composta por algumas fases, que envolvem entrevistas com diferentes setores, dinâmicas de grupo, avaliações e outros momentos que ajudam na escolha dos profissionais.

Na contratação remota, essas etapas ainda podem ser necessárias, mas terão que ser adaptadas para o digital.

Pensando nisso, uma boa forma de começar é entender quais são as ferramentas e os ajustes necessários para que a seleção possa acontecer de forma eficiente pela internet.

Investir em plataformas de videoconferência para fazer as entrevistas, ferramentas de avaliações online para as provas e assinatura eletrônica para o contrato de trabalho, por exemplo, podem ser adequações necessárias para viabilizar uma contratação online.

Crie vagas com boas descrições

A descrição da vaga é o primeiro ponto de contato entre a empresa e o candidato e, por isso, deve ser redigida com muita atenção.

Criar um texto claro, detalhado e transparente é fundamental para que não haja mal entendidos ou frustrações por parte do contratante, ou do candidato.

Além disso, descrições bem elaboradas evitam que o time de RH perca tempo analisando e selecionando candidatos que não estão realmente alinhados com as necessidades da vaga.

A vaga também precisa revelar a identidade e a cultura organizacional do empregador. Afinal, a identificação com o DNA e com o propósito da rede é essencial para encontrar talentos que criem uma trajetória de sucesso junto à sua marca.

Escolha as plataformas corretas

De nada adianta ter uma oportunidade excelente para atuar em sua franquia se os candidatos não ficarem sabendo delas, não é a mesmo?

Pensando nisso, é importante criar uma estratégia de divulgação das vagas nas plataformas que possam ajudá-lo a chegar até os candidatos que procura.

Atualmente, existem ótimas ferramentas no mercado, incluindo aquelas que são segmentadas para áreas como tecnologia, atendimento e comunicação, por exemplo.

Muitas delas já possuem suporte para a criação de avaliações e entrevistas online, e até permitem que você grave a conversa para analisa-la posteriormente – o que pode ajudar muito na tomada de decisões.

Analise os currículos com atenção

Principalmente em momento de crise, o mercado recebe profissionais incríveis que foram dispensados de suas ocupações anteriores e estão buscando novos empregos. Mas é preciso saber reconhecê-los.

Em um momento de tantas mudanças, é essencial prestar ainda mais atenção nas experiências, características e conhecimentos que o candidato pode agregar à sua operação.

Qualidades como habilidade para tomar decisões rápidas, autogestão, pontualidade na entrega de resultados, boa comunicação e experiência em trabalho home office, por exemplo, podem ser ainda mais preciosas agora.

Oriente os candidatos

As empresas não são as únicas a estrear no mundo das entrevistas pela internet. Para muitos profissionais, essa também será a primeira experiência em um processo seletivo totalmente digital.

Muitas vezes, a insegurança com relação à plataforma online, à estabilidade da internet ou até mesmo ao comportamento da família durante a entrevista deixa o candidato nervoso e isso prejudica o seu desempenho.

Tendo isso em mente, é importante que a equipe responsável pela seleção informe para os candidatos os detalhes das entrevistas e avaliações online, incluindo como utilizar as ferramentas que serão utilizadas e como se organizar para a conferência.

Estruture o onboarding

Selecionar um profissional pela internet para atuar na sua franquia é bastante desafiador, mas o processo não acaba aí. Também é essencial estruturar o onboarding do novo colaborador.

O primeiro passo para isso é verificar quais são os instrumentos que ele vai precisar e enviar um kit de boas-vindas para a sua casa.

Além de ferramentas de trabalho como notebook e celular corporativo, pode ser uma boa ideia incluir materiais com informações sobre a empresa e até alguns brindes que façam o funcionário se sentir acolhido, mesmo à distância.

Também é importante apresentá-lo ao restante da equipe, algo que pode ser feito por e-mail ou mesmo por videoconferência, dependendo das estratégias e preferências de cada gestor.

Por fim, cabe deixar pelo menos um líder responsável por acompanhar o recém-chegado em suas primeiras tarefas, esclarecendo dúvidas e auxiliando na comunicação com o restante da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui