Ao franquear uma marca, é preciso estabelecer bem todos os processos da nova rede, testá-los, e disponibilizá-los para as unidades. Todo esse conhecimento fica armazenado nos manuais, que servem como guias para as novas unidades da marca.
O manuais são ferramentas de trabalho das franquias, e devem estar presentes no cotidiano da operação. Para ser eficiente, o material precisa ser claro, didático e objetivo, com todas as informações que o franqueado vai precisar para tocar o negócio de maneira independente, mas sem ferir o padrão da marca. É importante seguir alguns passos, para que os manuais não fiquem escanteados pelos franqueados.
- Os manuais devem estar permanentemente atualizados. É muito comum a necessidade de fazer alterações em alguns aspectos. Por isso, divida os manuais por módulos, para facilitar as mudanças.
- Para facilitar o processo, é interessante apostar em manuais digitais e em uma plataforma para manter os arquivos acessíveis. Dessa maneira, os arquivos estarão sempre disponíveis para os franqueados e não ficam perdidos nas caixas de e-mail.
- Quanto mais acessível e didático o manual estiver, mais fácil é manter o padrão da franquia. Não deixe de documentar nenhum processo. Isso é importante, já que o conteúdo se perde se não for registrado.
- Os manuais informam sobre os limites de atuação e sobre as responsabilidades dos franqueados. Por isso, deixe claro até onde seu franqueado pode improvisar na gestão da sua unidade.
A partir de tudo isso, é importante se manter em constante comunicação com seus franqueados. São eles que estão no dia a dia da operação e vão poder sugerir melhorias nos processos da rede.
O manual é um documento da sua empresa. Essa documentação evita improvisação e garante que os franqueados vão ter acesso a técnicas que já foram testadas e comprovadas pela franqueadora. Com os manuais em mãos, os franqueados podem conferir informações sempre que tiverem dúvidas. E é importante revisar todos os manuais nos treinamentos, para que todos os conhecimentos fiquem claros e nenhum processo fique em aberto.
Na Central do Franqueado, nosso software para franquias possui um módulo específico para armazenamento de manuais e treinamentos. O módulo suporta diferentes formatos de arquivos.
Quando o franqueador faz o upload do material, pode escolher que o envio seja feito para todos os franqueados ou apenas para alguns. Além disso, sempre que houver alguma alteração na seção, todos os usuários interessados são notificados pela plataforma e pelo e-mail.
Boas dicas.
Obrigado pela partilha.
Que bom que você gostou, Alfredo. Esperamos que tenha sido útil para você. Obrigada pela vista!
Ola Bom DIa!
Eu poderia substituir esses manuais por vídeos explicativos, por exemplo?
Obrigado desde já!