Como o cloud computing pode impactar sua franquia

0
1464
como o cloud computing pode impactar sua franquia
como o cloud computing pode impactar sua franquia

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. De tempos em tempos, o mercado é bombardeado com novas tecnologias que ajudam as empresas a terem mais produtividade e a enxugarem despesas. Uma delas é o cloud computing (ou computação na nuvem, em bom português). Segundo pesquisa da SiliconANGLE, portal de notícias de tecnologia, 82% das companhias reduzem custos operacionais de imediato assim que começam a usar a computação em nuvem.

Basicamente, podemos resumir essa tecnologia como um serviço de armazenamento remoto, que permite que todos os colaboradores de uma empresa tenham acesso a arquivos, infraestrutura e recursos por meio da internet. Na prática, isso significa que você pode acessar, por exemplo, o relatório financeiro da sua empresa de onde e quando você quiser.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Trata-se, portanto, de uma ótima solução para quem trabalha no setor de franquias. Com unidades espalhadas pelo país, consultores de campo em constante movimento e diversos fornecedores envolvidos, é mais do que necessário que todas as informações do negócio estejam consolidadas em um só espaço, e que todos tenham acesso.

De modo geral, essa centralização de dados significa mais mobilidade para a equipe, padronização de sistemas e serviços, visão macro do negócio, entre outras vantagens. Enfim, a computação na nuvem permite que o franqueador tenha mais foco e dedique mais tempo na gestão da rede do que em aspectos técnicos.

Na sequência, veja outros benefícios do cloud computing e como essa tecnologia pode impactar na gestão de sua franquia.

Segurança de dados

De acordo com o estudo EMC Global Data Protection Index 2016, a perda ou interrupção de dados por conta de apagões, roubos de computadores e falhas no sistema de hardware gera um custo para a empresa de, em média, 914 mil dólares.

A história pode ser diferente com o cloud computing. Quando os dados da empresa estão armazenados na computação na nuvem, eles não sofrem prejuízo em caso de ataques à rede de computadores e falhas da máquina. Como tudo está no ambiente online, podemos recuperar versões de arquivos anteriores e até mesmo excluídos.

Isso sem falar que, de modo geral, os serviços pagos de cloud computing contam com um sistema de segurança que protege os dados armazenados. As plataformas ainda passam por diversas atualizações automáticas para reforçar essa proteção.

Outro ponto que vale destacar é que é possível definir restrições de acesso para algumas informações mais sensíveis. Aqui, recomenda-se que os dados de faturamento de uma unidade não sejam visualizados por outros franqueados e vice-versa. Isso é fundamental para que colaboradores mal-intencionados não vazem informações sensíveis de sua companhia.

Acesso remoto

Como falamos acima, basta estar conectado à internet para ter acesso aos arquivos hospedados na computação na nuvem, inclusive por smartphones e tablets.

Então, quando você estiver em uma viagem a trabalho, por exemplo, você consegue resolver um problema e alterar arquivos remotamente. Não precisa esperar voltar ao escritório para isso. Ganha-se muito tempo.

Elasticidade: mais economia para seu bolso

Se você ainda está em dúvida entre implantar uma solução caseira e contratar um serviço de cloud computing, talvez esse tópico resolva seu problema. Uma grande vantagem da computação na nuvem está na elasticidade. Na prática, isso significa que os seus custos dependem da sua demanda.

Em um setor de franquias, o valor mensal da solução na nuvem pode variar conforme o número de unidades. Se você trabalha em um segmento sazonal, é possível contratar mais recursos para suportar esse período. Quando as coisas acalmarem, você pode mudar para um plano mais econômico.

Aqui, é fundamental enxergar o cloud computing como um investimento, não como um custo. Isso porque essa tecnologia trará retorno tanto na redução de despesas operacionais quanto no aumento de produtividade.

Sua gestão na nuvem com Solutto

Há mais de 15 anos no mercado de franchising, a Solutto oferece um sistema completo de gestão – tudo na nuvem – para franqueadores. Ao todo, são mais de 280 marcas de franquias atendidas e 5 mil usuários ativos na plataforma.

O software tem implantação modular e pode ser acessado online com agilidade, permitindo a busca rápida de informações cadastradas, compartilhamento de dados e comunicação interna entre a rede – incluindo acesso mobile. Além disso, cada usuário pode contar com um perfil personalizado, com os módulos pertinentes a cada função.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui