Comunicação instantânea e mobile: como esses recursos impactam sua franquia

0
2493
comunicacao instantanea mobile solutto
comunicacao instantanea mobile solutto

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. Engana-se quem pensa que basta seguir as regras da rede de franquia para alcançar o sucesso no setor. Com o mercado muito dinâmico, é necessário adaptar-se às novas tendências. Nesse sentido, franqueadores e franqueados devem trocar informações constantemente. Em resumo, a comunicação transparente é um dos pilares de uma franquia de sucesso.

Aqui, não é segredo para ninguém que a internet funciona como uma mão na roda quando precisamos passar uma informação à frente. Graças aos aplicativos de troca de mensagens, a comunicação ficou praticamente instantânea.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Infelizmente, essa realidade nem sempre se aplica no mundo corporativo, sobretudo quando falamos de uma rede de franquias, na qual todas as unidades precisam estar em sintonia. Imagine criar promoção nacional, mas algumas unidades nem ficarem sabendo da campanha. Aí, pega mal para a imagem da marca, né?

Surge, então, a necessidade de contar com um sistema que centraliza todas as informações, de modo que franqueador e franqueados tenham fácil acesso. A situação melhora ainda mais quando é possível acessar as informações a partir de smartphones e tablets. É a democratização do conhecimento dentro da rede de franquias.

Entenda, a seguir, como implementar uma comunicação transparente na sua rede de franquias e qual é a importância do mobile nesse processo.

Criar um planejamento de comunicação

Todos que trabalham em uma rede de franquias devem conhecer cultura, valores e missão da empresa. Isso é o básico do básico. Nesse sentido, é fundamental criar uma estratégia de comunicação interna para que essa informação esteja disponível para todos os envolvidos no negócio.

Campanhas de marketing e ações promocionais também precisam estar centralizadas e acessíveis para todo mundo. É interessante disparar e-mails semanais para alertar eventuais campanhas e reforçar a cultura da empresa.

Treinamento a distância

Imagine a seguinte situação: uma rede de franquias que possui unidades espalhadas pelo Brasil inteiro pretende realizar treinamento com todos os franqueados e colaboradores, com o objetivo de padronizar o atendimento da marca. O problema é que fica inviável pagar para que todos se encontre em um lugar para realizar o workshop. Afinal de contas, passagem aérea e hospedagem são alguns dos custos envolvidos nessa situação.

A solução está em realizar o treinamento a distância. É vantagem para todo mundo. Os franqueados, por exemplo, têm mais tempo para acompanhar os vídeos e materiais online disponibilizados pela rede e, assim, adaptar-se ao padrão da marca. No outro lado da relação, o franqueador ganha com a economia de custos.

Bate-papo em tempo real

Pode acontecer de uma unidade enfrentar um momento complicado. Como se trata de um problema específico, a comunicação não precisa envolver as outras unidades. Por isso, é fundamental integrar uma ferramenta de bate-papo em tempo real no sistema da franquia.

No software Solutto, existe a possibilidade de enviar mensagens instantaneamente. Assim como acontece no WhatsApp, a ferramenta de chat possui o controle de recebimento: ela indica quando a mensagem foi enviada e lida pelo destinatário. Isso acaba com aquela desculpa do “e-mail caiu na caixa de spam”.

Por que ter um sistema responsivo?

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) afirma que o Brasil deve ter, até outubro deste ano, 208 milhões de smartphones ativos. Não é de se estranhar que, segundo dados do IBGE, 92% do acesso à internet acontece a partir desse dispositivo móvel.

Na prática, isso quer dizer que o sistema de comunicação entre marca e franqueados deve ser responsivo, ou seja, atender a todos os tamanhos de telas. Assim, todos os envolvidos conseguem acessar a informação independentemente do dispositivo utilizado.

Outra vantagem em contar com um sistema responsivo está na agilidade. Com a possibilidade de ler e enviar mensagens do celular, não é mais necessário chegar ao escritório e ligar o computador para resolver um problema. Ele pode ser solucionado enquanto você está caminhando pela rua.

Solutto garante comunicação rápida e eficiente

Com 15 anos no mercado de franchising e mais de 280 marcas atendidas, a Solutto oferece um sistema completo para empresas que pretendem expandir seus negócios e alinhar sua comunicação.

Responsivo, o software permite que o usuário disponibilize treinamentos a distância, agende o disparo de e-mails e SMS para lembretes, além de disponibilizar uma ferramenta de bate-papo em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui