Coronavírus: o que muda no franchising nas próximas semanas

0
1412
corona franchising
corona franchising

O Coronavírus (COVID-19) está alterando drasticamente as dinâmicas de vários setores da economia e a rotina dos brasileiros, inclusive dos profissionais e empresas ligadas ao franchising.

Muitas entidades que fazem parte do mercado de franquias e negócios já estão se pronunciando sobre a pandemia, seja para reafirmar o compromisso de continuar operando com as devidas medidas de higiene, ou para anunciar cancelamento e mudanças em suas ações.

Para que você se mantenha atualizado, listamos quais as mudanças podemos esperar do setor de franquias nas próximas semanas, de acordo com pronunciamento oficial das entidades.

Este post poderá ser atualizado conforme outras instituições se posicionam sobre a crise do Coronavírus.

ABF – comitê de crises, suspensão de eventos e home office em SP

Por meio de seu presidente, André Friedheim, e de um comunicado oficial, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou a criação de um comitê de crises composto por conselheiros, membros da diretoria e líderes das comissões.

De acordo com Friedheim, a ABF vai negociar valores mais atrativos com shoppings e buscar alternativas de financiamento e crédito com bancos para reduzir os prejuízos econômicos acarretados pela crise.

A instituição também suspendeu todos os encontros presenciais programados para as próximas semanas, incluindo o Jantar de Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência da ABF, reuniões regionais e o Programa de Capacitação em Franchising.

A partir de 16 de março os colaboradores que atuam na sede da ABF em São Paulo trabalharão em home-office por tempo indeterminado. Apenas a recepção continuará realizando atendimento presencial e os canais de comunicação continuarão ativos.

Para confirmar se o evento que você pretendia participar foi cancelado ou não, entre em contato com a ABF pelo telefone (11) 3020-8800.

ABF anuncia parceria com Santander para concessão de linhas de crédito para franquias

A ABF firmou uma parceria com o banco Santander em 20 de março para facilitar a concessão de linhas de crédito para as franquias que forem financeiramente prejudicadas pelo COVID-19.

O Santander se comprometeu a prorrogar as operações de crédito adimplentes por 60 dias e oferece capital de giro com carência de até 06 meses e prazo total de até 48 meses.

Abrasce – orientações para lojistas e funcionários de shoppings

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) informou que está acompanhando os desdobramentos do avanço do Coronavírus no país e tem tomado as medidas necessárias para que o segmento de shoppings mantenha as boas práticas e assuma uma posição de transparência.

As sugestões envolvem a elaboração de cartilhas com orientações e esclarecimentos para os frequentadores dos shoppings, disponibilização de álcool em gel, intensificação da rotina de limpeza, escalas de funcionários considerando trabalho remoto, antecipação de férias, desativação de bebedouros e cancelamento de eventos de grande porte.

A Abrasce também frisou que os shoppings devem cumprir prontamente qualquer determinação judicial ou governamental que os obrigue a fechar cinemas e outras dependências, como já aconteceu no Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Shoppings da Grande São Paulo: de acordo com anúncio do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, os shoppings da Grande São Paulo serão fechados a partir de 23 de março. A medida deve durar até 30 de abril.

Eventos do franchising

Eventos de franchising e negócios programados para março e abril podem adiar suas ações em virtude do Corona. A tendência é que as organizações remarcaram os encontros para o segundo semestre de 2020.

Até o momento, os eventos de franquias que sofreram alterações em decorrência da pandemia são:

ABF Expo Franchising: a edição de 2020 da feira de franquias da ABF foi postergada para 30 de setembro a 02 de outubro.

Multi-Unit Franchising Conference 2020: programado para acontecer entre 13 a 17 de abril em Las Vegas, o encontro receberia uma delegação brasileira organizada pela ABF, mas foi postergado para os dias 31 de agosto a 03 de setembro de 2020.

Mais informações: https://www.multiunitfranchisingconference.com/

Franchise4U: a organização anunciou que vai postergar suas próximas 7 edições, que seriam realizadas em Goiânia, Curitiba, Florianópolis, Campinas, Belo Horizonte, Sergipe e Vitória. O calendário original segue a partir da feira de Campo Grande, que está marcada para o dia 2 de julho de 2020.

Mais informações: https://www.franchise4u.com.br 

Atividades de franquias

Algumas redes de franquias também têm ajustado suas rotinas para diminuir as chances de contágio em suas operações.

As seguintes redes já declaram alterações em suas unidades:

Ecoville: a rede especializada em produtos de limpeza doou 10 mil frascos de álcool em gel em Joinville, cidade sede da empresa. Do total, 3 mil frascos foram destinados à Secretária Municipal da Saúde e serão encaminhados ao Hospital São José. O restante foi distribuído à população carente da cidade.

McDonald’s: a partir de 23 de março a rede de lanchonetes passa a priorizar o atendimento por delivery e drive-thru. Além disso, a Arco Dorados, operadora do McDonald’s no Brasil está abrindo turmas de formação gratuita e online voltadas a profissionais que atuam no setor de alimentação.

Burger King: a partir de 23/03 a cadeira de restaurantes suspende o atendimento nos salões. As franquias operam apenas com delivery e drive-thru. A companhia também se comprometeu a destinar parte de sua receita para o SUS.

Times Idiomas: a rede de escolas de inglês passou a oferecer cursos 100% online. Os alunos podem reagendar suas aulas por WhatsApp. As matrículas também estão sendo feitas pela internet.

Barbearia Vip: a franqueadora congelou todas as cobranças junto aos franqueados, como taxa de marketing e royalties a partir de 15 de março e está auxiliando os franqueados nas negociações de serviços que ficaram sem uso com o fechamento das unidades.

Arranjos Express: a rede afirmou que está negociando descontos para seus franqueados com as administradoras dos shoppings onde a maioria das unidades da marca atuam.

OAKBERRY: a partir de 19 de março, a rede de franquias de açaí vai enviar um smoothie gratuitamente aos clientes que optarem pedirem Bowls Works e The OAK pelo delivery. Os profissionais de saúde receberam um Energy Tea sem custo.

JAH: a rede de açaí e sorvetes comunicou os seus franqueados que vai suspender a cobrança de taxa de marketing, por tempo indeterminado.

Sterna Café: a franqueadora vai isentar os royalties das vendas realizadas por delivery. De acordo com a assessoria da marca, a ação visa estimular o serviço e criar oportunidade para a unidade que ainda não trabalha com a modalidade de entrega, aderir e não sofrer grande impacto durante a pandemia.

Mestre-Cervejeiro.com: rede anunciou o cancelamento da inauguração de uma de suas franquias, que seria aberta ao público em São Bernardo do Campo no dia 19 de março.

Maria Brasileira: além de enviar uma cartilha para que os franqueados possam treinar suas equipes, a franqueadora está enviando um kit de proteção com luvas, máscara e álcool gel para os colabores. Os clientes das franquias também receberão álcool em gel.

O Boticário: suspendeu temporariamente o uso de testes e serviços de maquiagem em suas lojas.

Subway: removeu as cestas de sanduíches e bandejas de refeição usadas nos restaurantes, além de facilitar os pedidos via delivery.

Chilli Beans: adiou o cruzeiro Chilli MOB Cruise, promovido pela franquia. A companhia deve realizar uma nova edição apenas em 2021.

Spoleto: anunciou que vai ampliar sua atuação por meio de plataformas de delivery e também por WhatsApp e telefone, dependendo da localização do consumidor.

Este post foi atualizado pela última vez em 25 de março de 2020 às 11:39. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui