5 desafios na gestão de franquias e como enfrentá-los

0
1715
erros na gestão de franquias
erros na gestão de franquias

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.Começar no ramo de franquias com o treinamento, suporte e renome de uma marca já consolidada no mercado, pode ser mais fácil do que se aventurar no ramo dos negócios e planejar um empreendimento sozinho. Ainda assim, mesmo com todos os auxílios que as franqueadoras oferecem aos franqueados, gerenciar uma franquia também tem os seus desafios, e há erros comuns que podem atrapalhar o sucesso do negócio.

Para resolver diversas tarefas de gerenciamento, sem pesar no orçamento da empresa, há uma solução bastante eficaz no mercado: o Business Process Outsourcing. Mais conhecido como BPO, o sistema é, basicamente, a prática de terceirizar processos de um negócio.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

O BPO é direcionado para pequenas e médias empresas e promete solucionar diversos problemas de gerenciamento do negócio ao passar para profissionais especializados, tarefas de back office, como gestão financeira, recrutamento, seleção de funcionários e contabilidade fiscal. Com isso, o sistema consegue otimizar a rotina de trabalho do empreendedor.

A seguir você confere alguns dos principais problemas que afetam o sucesso das franquias e descobre como o BPO pode ajudar a solucioná-los, possibilitando que seu negócio deslanche.

O franqueado se perde nas tarefas administrativas

Administrar um negócio requer muita organização e planejamento. Ser seu próprio chefe, exige do franqueado ainda mais disciplina – especialmente quando se trabalha sozinho ou com uma equipe de funcionários enxuta. Perder-se em meio a tarefas de administração do negócio é bastante comum e, embora manter essa parte organizada seja imprescindível para o bom desenvolvimento da franquia, o franqueado não pode deixar de lado atividades vitais, como prospectar clientes e fechar novos negócios.

Com o BPO, esse problema é resolvido de forma simples e barata, sem exigir a contratação de novos funcionários, trabalho redobrado e horas extras. A plataforma de serviços compartilhados ajuda a eliminar da rotina do franqueado as tarefas administrativas, abrindo espaço para que ele se dedique ao que realmente importa.

O mesmo funcionário realiza várias funções na empresa

Ao investir em um serviço de BPO, é possível acabar com o acúmulo de funções dentro de um negócio e com a grande carga de trabalho. O serviço fica responsável por parte da gestão do negócio, administrando áreas como recursos humanos, contabilidade e gestão de contratos, além de cuidar das contas que precisam ser pagas e as que precisam ser faturadas.

Assim, é possível acabar com a necessidade de colaboradores com múltiplas funções, garantindo um serviço mais especializado e de qualidade.

O gerenciamento financeiro está confuso

É muito comum acontecer de o investidor se lançar no mercado de franquias e, ao realizar as tarefas de gerenciamento financeiro, se perder no controle de pontos importantes – especialmente entre empreendedores de primeira viagem. A gestão financeira de um negócio precisa de constante controle, que envolve folha de pagamento de funcionários, contas a pagar e a receber, cobranças administrativa e judicial, fechamento de caixa, gestão de documentos, royalties e taxa de propaganda.

Com o BPO, o setor financeiro do negócio é contemplado pelos serviços oferecidos. Todas as rotinas de administração de recebíveis e pagamentos a fornecedores ou ao franqueador, acontecem por meio de um fluxo de informações e autorizações. A tecnologia garante pontualidade e precisão na gestão do fluxo de caixa, gestão de documentos financeiros, emissão de relatórios e análise de indicadores de desempenho.

Tecnologia é um problema constante

Além de desenvolver habilidades necessárias para administração e gestão do negócio, estar à frente de uma franquia exige que o empreendedor tenha conhecimentos em tecnologia. Apostar na plataforma certa, que seja prática e capaz de potencializar o gerenciamento da franquia, é um dos segredos para o sucesso de um negócio.

Nesse sentido, os sistemas de BPO podem oferecer gestão de tecnologia de informação de forma eficiente e constante. Com isso, é possível garantir, por exemplo, indicadores de TI apurados, manutenções preventivas e gestão de projetos.

Cuidar da equipe de funcionários é uma dor de cabeça

A terceirização de processos de um BPO dispensa a contratação de uma equipe numerosa – o empreendedor precisará apenas de uma equipe enxuta para a rotina do negócio. Assim, não é necessário a contratação de funcionários para estruturar departamentos de RH ou de controladoria.

Além disso, o centro de compartilhamento de serviços permite a gestão de benefícios, folha de pagamento e administração de pontos dos funcionários ativos, o que ajuda a otimizar a gestão da equipe no dia a dia do trabalho.

Via Indicadores: uma solução na gestão de franquias

A Via Indicadores é uma solução em BPO para micro, pequenas e médias empresas. Criada em 2012 com a proposta de identificar problemas e necessidades dos negócios, a empresa em como objetivo proporcionar aos empreendedores ganho de escala e aumento de produtividade.

O BPO da Via oferece aos clientes serviços especializados em varejo, além de experiência em atendimento a rede de franquias. O sistema de compartilhamento de serviços da marca é focado em otimização de resultados. Entre as soluções oferecidas estão gestão de recursos humanos, gestão financeira, controladoria, TI e facilities – que englobam gestão de contratos de empresas, apoio administrativo e manutenções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui